Dificilmente hoje em dia você se depara com alguém que não utiliza redes sociais para entretenimento, informação e até mesmo para comprar algum produto ou serviço. Na Internet, principalmente, somos bombardeados por diversas formas de comunicação como anúncios, publicidade envolvendo ou não influenciadores digitais, flyers e muito mais.
Sendo assim, fazer parte do ecossistema digital e estar presente no dia a dia dos seus atuais ou possíveis clientes é vital para a visibilidade e para o crescimento da sua ótica. Isso irá conferir relevância, reconhecimento e manterá o seu negócio na lembrança das pessoas, que ao precisar de seu produto ou serviço, automaticamente associarão a solução a você.
Portanto, se você ainda não investe na estratégia de comunicação da sua ótica independente, ou deseja melhorar o planejamento que já aplica, temos dicas preciosas para te ajudar nesta tarefa. Acompanhe a leitura e saiba mais!
Determine o seu público-alvo
O primeiro e importantíssimo passo para elaborar a comunicação da sua loja é estabelecer o público para as suas ações. A partir deste funil de vendas você terá um norte sobre os perfis de clientes predominantes, o tipo de tratamento mais correto para cada um, a criação da sua identidade visual, o enfoque específico que dará para as suas páginas e muito mais.
Comece categorizando por grupos. Selecione critérios como idade, sexo, classe social e frequência com o que trocam de óculos e visitam o seu estabelecimento, por exemplo. Um planejamento ainda mais significativo que o do público-alvo e que pode ser realizado posteriormente é a definição de persona da ótica.
Defina os canais de comunicação e de divulgação
A premissa básica a ser seguida é alcançar todos os lugares que o seu consumidor estiver. Logo, estabeleça os canais e meios pelos quais você pretende atingi-lo com a finalidade de ser visto e manter-se próximo dele.
Para isso, você precisará conhecer tão bem os seus atuais ou potenciais clientes a ponto de saber ou prever qual o principal canal que consomem informações. Os meios tradicionais como a televisão e o rádio são alternativas um pouco mais caras, porém as redes sociais como Facebook, WhatsApp, YouTube e Instagram, por exemplo, são ótimas maneiras de divulgar flyers, promoções e anúncios. Desenvolva um conteúdo criativo e saiba como deve ser a abordagem em cada uma delas.
Atente-se para a comunicação interna
Uma equipe integrada e a par de todas as regras de conduta e atendimento é primordial para que tudo ocorra da melhor maneira em sua loja. Mantenha todos engajados sobre seus propósitos, valores e sua missão, pois são os seus colaboradores que representarão e transmitirão a cultura organizacional da sua empresa.
Por isso é extremamente importante que você gestor ou empreendedor ótico considere com atenção e saiba como envolver seus funcionários a vivenciarem no cotidiano os objetivos da loja, e que a troca de feedbacks entre todos seja constante.
Certifique-se de que todos trabalham uniformizados, possuam uma postura adequada conforme os padrões previamente estabelecidos, sejam qualificados e reconheçam as necessidades e produtos do mercado ótico. Com uma boa equipe, as possibilidades de fidelizar os consumidores e efetuar um maior número de vendas serão muito maiores.
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Nós acreditamos que a tecnologia está aqui para ser nossa mais importante aliada no mundo dos negócios, por isso investir nela é fundamental para que você se fortaleça dentro de um mercado cada vez mais competitivo.
Através do Programa CECOP Digital Solutions, conectamos sua marca a uma consultoria de marketing e vendas especializada, o que permite olhar para tudo que envolve a sua ótica, a fim de melhorar aspectos como: diagnóstico digital, perfil de clientes, atendimento, infraestrutura, canais e pontos de contato, presença online, posicionamento social, e muito mais.
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