Saiba como desenvolver um funil de vendas para sua ótica
Em um mesmo dia, o empreendedor ótico lida com diversas situações em relação ao consumidor, desde aquele que passa reto pelo estabelecimento, passando pelo que entra na loja, mas ainda se mostra um pouco indeciso, até aquele que de fato realiza a compra.
O funil de vendas tem como objetivo delinear a trajetória percorrida pelo cliente. Dessa forma, é possível estabelecer quais estratégias devem ser elaboradas para cada momento de uma forma mais eficiente e direcionada.
Essa estratégia é dividida em três etapas. Entre um estágio e outro, algumas pessoas acabam ficando para trás — daí o nome “funil” —, seja porque ainda não se sentem prontas para adquirir o produto, ou porque não se encaixa no público-alvo da sua ótica.
Neste artigo, confira quais são as vantagens dessa prática e como implantá-la no seu negócio.
Etapas do funil
Topo do funil
Essa etapa é voltada para a atração do máximo possível de pessoas, com ações abrangentes que atinjam e despertem o interesse de um público diverso. Este é o momento da prospecção, em que você pode detectar potenciais clientes dentro de um grande volume de consumidores.
No topo do funil, práticas como uma vitrine bem elaborada e chamativa, ou a escolha do ponto de venda em um local movimentado são mais que bem-vindas. No caso do e-commerce, é possível trabalhar com conteúdo e publicidade para redes sociais, por exemplo.
Meio do funil
Aqui, encontram-se as pessoas que já demonstraram certo interesse na sua ótica e estão considerando a compra. Elas ainda podem demonstrar certa relutância e ter dúvidas sobre qual loja, marca ou produto escolher. Por isso, é preciso colocar um esforço para conduzir o cliente para o estágio seguinte e convencê-lo a fechar a venda.
Mostre a ele como sua ótica pode atender às suas necessidades
Práticas de Customer Experience são um dos pontos centrais no meio do funil. Uma equipe de vendas bem treinada e informações claras para o consumidor são essenciais para que ele se sinta seguro de prosseguir com a compra.
Fundo do funil
Essa é a fase mais almejada pelos empresários, afinal, é onde acontece a efetivação da compra, e o consumidor se transforma em seu cliente. No entanto, podemos perceber que todas as partes desse “funil” estão interligadas, ou seja, é preciso se atentar em todas as etapas.
Se o topo e o meio forem bem trabalhados, a taxa de conversão — a relação entre quem entrou em contato com sua ótica e quem realmente comprou algum produto — tem o potencial de ser bastante alta.
No fundo do funil, é preciso garantir que tudo aquilo que foi prometido seja entregue com excelência, para que, em um futuro próximo, ela a pessoa possa se tornar um cliente fiel da sua ótica.
Quais são as vantagens do funil de vendas?
O segredo para o sucesso de qualquer negócio é planejamento e estratégia. Ao implementar um funil de vendas no seu negócio, há um crescimento natural, já que ele fornece diversos insights valiosos.
Uma vantagem dessa prática é ter informações claras sobre a sua ótica: você sabe quem é o seu consumidor e como ele se comporta, quantas pessoas estão em cada etapa, quais ações estão se mostrando eficientes e quais precisam ser aprimoradas. Assim, é possível otimizar os seus processos e ter um melhor aproveitamento de oportunidades.
Além disso, sua equipe também estará mais preparada, pois, ao ter em mente como funciona o processo de vendas, ela saberá o momento certo e de que forma abordar o consumidor, gerando ainda maior produtividade e eficiência.
Como adotar um funil de vendas no seu negócio?
Conheça o seu cliente
Antes de tomar qualquer medida concreta, é preciso pensar em quem é o seu consumidor:
- qual é a sua idade, gênero, onde ele mora?
- qual é a principal mídia que ele consome?
- quanto ele costuma gastar com produtos e serviços óticos?
- de que forma ele costuma fazer compras?
- quais são suas principais demandas?
Crie estratégias de conversão para cada etapa
O funil existe justamente para que você tenha uma visão mais segmentada e possa analisar de perto cada momento do cliente e, assim, desenvolver ações certeiras para conduzi-lo ao próximo estágio.
Tendo em mente quem é o seu público-alvo, é possível direcionar suas estratégias a quem você mais deseja alcançar, moldando-as de acordo com as necessidades e interesses desse cliente ideal.
Monitore o seu desempenho
O funil de vendas exige um processo contínuo de aprimoramento. É importante sempre analisar se suas ações estão gerando resultados. Caso os efeitos não sejam os esperados, é possível descobrir em qual etapa do funil ocorre uma maior evasão de consumidores e, assim, elaborar soluções para este problema.
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