[LIVE] Responsabilidade Social & Covid-19
Na live de ontem sobre Responsabilidade Social & Covid-19, promovida pela CECOP e mediada pelo nosso Country Manager, Rafael Rodrigues, contamos com a participação de Rafael Botelho, New Ventures do Instituto Ver & Viver. Nesta conversa, abordamos a importância deste tema e os desafios para as empresas, em especial, neste período.
Caso você não tenha conseguido acompanhar ao vivo, reunimos aqui os principais destaques.
Responsabilidade Social x Filantropia
Pode parecer a mesma coisa, mas não é. Botelho explicou as diferenças entre uma empresa socialmente responsável e empresas com ações de filantropia. Responsabilidade Social é fazer o que é certo, da maneira certa, considerando os impactos positivos e negativos da empresa. Nessa jornada, algumas empresas acabam identificando uma dor da sociedade que pode ser solucionada por meio de um novo produto ou serviço, ou seja, uma nova oportunidade de negócio.
Como e por onde começar
Responsabilidade social é planejamento e, segundo Botelho, “é paixão”. Ele comentou a importância de trabalhar ao entorno de onde você está e o propósito que sua marca precisa ter. A premissa básica é de que as empresas fazem parte de um ecossistema. Assumir que ela sofre influência e é influenciada pelo seu contexto é relevante em qualquer situação, e especialmente importante em épocas de crise.
Não reconhecer, entender e considerar os aspectos contextuais, positivos ou negativos na tomada de decisão, pode ser arriscado. Isso coloca em perspectiva o momento atual da pandemia. Por que as empresas de todos os setores estão tentando inovar socialmente? Pois, a longo prazo, é uma questão de sobrevivência.
Responsabilidade Social: o Brasil no cenário mundial
O Brasil não ocupa uma posição de destaque no cenário mundial em relação a doações, assim como de voluntariado. Segundo Botelho, o Brasil é muito carente de boas iniciativas e, principalmente, de transparência no processo de doação. Hoje, estamos compreendendo o real valor de que “juntos somos mais fortes”. O mesmo está acontecendo no ambiente de negócios, por exemplo, com alguns concorrentes se juntando para, em parceria, pensarem soluções e auxiliar as suas cadeias de valor.
Mercado Ótico e a Responsabilidade Social
O Instituto Ver & Viver (IVV) é uma associação sem fins lucrativos, que tem como mantenedores as empresas do Grupo Essilor, presente em mais de 120 países, cuja missão é proporcionar às pessoas melhor qualidade de vida através da visão.
No Brasil, o Instituto é responsável pela implantação e operacionalização do projeto 2.5 New Vision Generation. O IVV pode ajudar o empresário do mercado ótico a trazer para seu negócio a responsabilidade social e também ações de filantropia. Conheça mais acessando aqui o site da entidade.
Abaixo, assista a íntegra da live de terça-feira, 19 de maio.
Seguindo os esforços conjuntos de toda a Comunidade CECOP para mitigar o impacto do novo coronavírus, que causa a Covid-19, estamos trazendo uma série de conteúdos com profissionais, especialistas, gestores e diretores para abordar ações em prol das óticas independentes, além de dicas e orientações nas mais diversas áreas para colaborar com a superação dos desafios neste período.
Temos um encontro marcado todas as terças-feiras. Durante este mês de maio, participe das lives online gratuitas no nosso Instagram @cecopbrasil
Se você perdeu algum conteúdo, aproveite e inscreva-se agora mesmo em nosso canal no YouTube para acompanhar toda a nossa programação.