No início de 2020, a ideia de uma pandemia ainda parecia distante das nossas realidades. Ela pegou a todos de surpresa e exigiu que o empresário reinventasse suas estratégias do dia para a noite.
Por mais que nos planejemos, há sempre — em maior ou menor escala — elementos externos que escapam do nosso controle e que exigem do empreendedor ótico resiliência, velocidade na tomada de decisões e criatividade para traçar estratégias e superar as adversidades.
Diante de situações como essa, é fundamental analisarmos o mercado em que estamos inseridos, mapeando os principais desafios e oportunidades que surgem dentro deste cenário. Assim, é possível delinear soluções efetivas para garantir a sustentabilidade da sua ótica mesmo com o contexto de incertezas.
Como otimizar o Markup da sua ótica?
O Markup, de modo bastante objetivo, é um índice utilizado para a formação do preço de venda de um produto e que deve levar em conta, dentre outros pontos, o custo de unidade daquele mesmo produto, despesas gerais, impostos, encargos, além, claro, da margem de lucro. É ele que vai te orientar e garantir que o preço final será suficiente para cobrir todos os seus custos e ainda gerar uma margem de lucro satisfatória.
Uma pesquisa feita pelo Google aponta que 70% dos entrevistados tiveram sua renda prejudicada por conta da crise do novo coronavírus, de modo que a população passa a ser mais seletiva em relação aos seus gastos, priorizando a questão da necessidade.
Em um exercício de comparação, trazendo estes indicadores para o mercado ótico, temos um cliente que, antes, estava disposto a pagar R$ 2 mil no conjunto de gastos relacionados à compra de óculos. Agora, esse potencial é reduzido para R$ 1,5 mil. Além disso, trata-se de um consumidor que precisa de opções de comodidade e segurança, por conta da preocupação atual com a saúde e uma derrubada, cada vez mais nítida, das fronteiras entre o varejo físico e o varejo digital.
Com essas informações em mente, talvez você se pergunte: como eu consigo melhorar a margem de venda da minha ótica diante de um cliente disposto a pagar menos?
Com o objetivo de te auxiliar neste sentido, a CECOP desenvolveu um e-book exclusivo com soluções para enfrentar os desafios do mercado ótico, além de um inovador modelo de vendas que vai ampliar seus resultados financeiros. Para fazer o download gratuito, clique aqui.
Criamos um projeto ousado e global, em uma parceria entre nove países. Colocamos toda nossa energia, conhecimento e networking para tirar ideias do papel e movê-las para as mãos dos empreendedores óticos do Brasil e do mundo afora, levando em conta um cenário desafiador e oferecendo uma série de diferenciais focados em rentabilidade, competitividade e distribuição de lentes oftálmicas.
Conheça as Lentes ZOOM
De acordo com estudos da CECOP, as lentes oftálmicas representam cerca de 60% a 70% do faturamento das óticas. Neste sentido, é fundamental para a sua expansão ser estratégico e concentrar seus esforços na venda de produtos que geram maior rentabilidade para o seu negócio. Dessa forma, você garante resultados mesmo em um momento de retração no fluxo de consumidores no varejo físico.
As Lentes ZOOM Creative Vision têm como objetivo central a superação dos desafios do seu empreendimento. Elas nasceram a partir dos princípios da diversidade e pluralidade de visões, construindo um ecossistema colaborativo que atende os diferentes anseios e públicos das óticas.
Através de uma parceria com a maior rede de laboratórios independentes do Brasil, a ELO, disponibilizamos lentes acessíveis aos seus clientes, sempre levando em conta suas necessidades de saúde visual, personalização, estilo e conforto. Nossos produtos giram em torno de um modelo inteligente de Markup, permitindo que você amplie sua receita e gere resultados financeiros positivos.
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