A experiência Phygital para transformar a sua ótica
De fato, a tecnologia é elemento central da transformação digital, que trouxe às nossas vidas mudanças expressivas em como nos comunicamos, relacionamos, interagimos e, claro, consumimos.
Com as primeiras novidades tecnológicas e as rupturas em hábitos e comportamentos voltados às necessidades do ser humano, o digital foi visto e projetado como modelo disruptivo que sustentaria e conduziria tudo ao nosso redor. Mas não foi bem assim, pelo menos podemos garantir quando o assunto é comércio, vendas e consumo.
Só para se ter uma ideia, segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 97% dos consumidores entrevistados buscam informações na internet antes de comprar em lojas físicas.
Na contramão desse perfil estão 84% que preferem fazer o inverso, isto é, pesquisar presencialmente na loja física para depois comprar online, o que pode ser explicado pela opinião deles quando falamos de experiência de compra: 51% acreditam que os estabelecimentos comerciais oferecem melhor demonstração do produto.
É em situações assim que empreendedor do varejo, por exemplo, pode ter a certeza de uma realidade: seu negócio físico e virtual pode e deve andar de ‘mãos dadas’ e bem alinhado. Esta estratégia tem nome e os especialistas definem como Phygital, que você vai conhecer agora!
O termo, que vem da junção das expressões Physical (físico em inglês) com o Digital, é a união de duas vertentes de negócio: sua loja física com ela também no ambiente digital (e-commerce, marketplace e loja virtual), onde cada uma existe para complementar o outra. Sendo mais objetivo, é você, empresário, saber que seu estabelecimento comercial precisa do digital para sobreviver e que sua marca no ambiente virtual acrescentará muito à sua loja física.
Nesta união, o conceito tem como premissa promover experiência diferenciada ao cliente, tornando esse momento cada vez mais ágil, dinâmico e interativo. Quer um exemplo? A gente tem! Pense que sua ótica pudesse oferecer o QR Code (código usado para acesso rápido a sites, vídeos etc.) colado em alguns pontos a definir do seu estabelecimento. Com ele, seria possível permitir ao cliente interação usando o próprio smartphone para ter acesso à sua loja online e redes sociais, oferecendo promoções, descontos e muito mais! Não é superinteressante?
Este é somente um pequeno exemplo de experiência phygital que sua marca pode promover. Portanto, introduzir o conceito – que não está restrito apenas a um tipo de tecnologia, pois envolve outras como Inteligência Artificial (AI), Realidade Aumentada, IoT (Internet das Coisas) entre outras -, é posicionar sua empresa à frente da concorrência, torná-la competitiva e fortalecê-la diante dos mais variados momentos de crise econômica, como a que estamos vivendo do novo coronavírus (Covid-19).
Dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em parceria com o Movimento Compre & Confie, apontou aumento de 28% no faturamento do varejo online em fevereiro e março deste ano comparado ao mesmo período do ano passado. É por isso que, em momentos de pandemia e fechamento do comércio não essencial – crise com a qual o mundo todo está vivendo -, ter estes dois mundos do seu negócio unidos e alinhados pode fazer a diferença e trazer bons resultados.
Bom, agora que você já conheceu um pouco sobre o mix Phygital, e que esta estratégia deve ser implementada na sua empresa, queremos convidá-lo para se aprofundar mais no assunto e saber como colocar em prática. Baixe gratuitamente o mais novo e-book da CECOP sobre Experiência Phygital: o presente e o futuro das óticas independentes. Clique abaixo:
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