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As principais tendências para o varejo ótico em 2022

Nos últimos dois anos passamos por mudanças tanto em âmbito profissional quanto no pessoal, que fizeram com que a resiliência fosse a palavra-chave para nos mantermos operando diante de tantas dificuldades.

Felizmente um novo ano surge e com ele novos desafios, novas apostas e a perspectiva de que ele será melhor do que os anteriores. A inovação e evolução constante devem ser os norteadores para um 2022 de sucesso para a sua ótica, mas além disso, há também outras tendências que o nosso segmento está apontando como decisivas.

O ideal é permanecer reinventando a maneira de oferecer produtos e serviços para não fecharmos as portas, afinal de contas, ainda vivemos um momento de instabilidade econômica. Os e-commerces, o take away e as vitrines virtuais são algumas das principais direções que varejo ótico brasileiro seguirá.

Para auxiliar a sua ótica a acompanhar os rumos que 2022 nos trará, listamos algumas tendências que poderão fazer parte do cotidiano profissional de óticos independentes.

Óculos impressos em 3D

A impressora 3D já é uma realidade na indústria mundial e as vantagens deste meio de produção já chegaram ao Brasil graças a CECOP e a parceria com a Wiit Design Studio. Além de ser um processo totalmente limpo, enxuto e sustentável, ele também oferece custo-benefício ao empreendedor ótico, qualidade e durabilidade do produto ao consumidor e também a modernidade que todo mundo busca.

O ZOOM Unik 3D é uma das apostas mais recentes da CECOP para trazer diversidade ao seu portfólio de produtos e rentabilidade para a sua ótica independente. As armações exclusivas para a nossa comunidade colaborativa proporcionam mais escolhas para os seus clientes, uma tecnologia pioneira em sua ótica, um mostruário fixo sem precisar manter um estoque e produção sob responsabilidade da nossa parceira Wiit Design Studio.

Você já pensou no impacto que vai causar em seu consumidor ao falar que ele pode ter óculos feitos em uma impressora 3D? Ele vai adorar a tecnologia e com certeza vai querer adquirir um. Se você tem alguma dúvida sobre o projeto ou deseja conhecer mais sobre essa inovação, clique aqui e confira o CECOP Talks que dedicamos especialmente para o tema!

 

Estratégias Omnichannel

Omnichannel é uma tendência que consiste em usar simultaneamente diversos meios que permitam conectar diferentes canais de comunicação, com o intuito de alcançar o maior número de clientes, de múltiplas formas e estreitar a relação entre o universo virtual e o real, otimizando a experiência do cliente.

Ela surgiu da necessidade das pessoas consumirem de uma maneira mais completa, com menos barreiras e de modo simplificado. Um exemplo disso é criar um aplicativo para a sua ótica que possibilite diversas ferramentas aos usuários, como procurar algum produto específico, consultar estoque/disponibilidade/preço, realizar pedidos, disponibilizar cupons de desconto, agendar entregas ou retiradas e muito mais.

 

Prateleira Infinita

A Prateleira Infinita também é um conceito omnichannel em que o varejista une o estoque da sua loja física com o da loja virtual com o objetivo de não deixar de vender por falta de produtos e, consequentemente, não frustrar as expectativas do consumidor, afinal, não ter o produto que o cliente deseja em sua ótica é uma situação ruim tanto para ele quanto para você.

Vamos supor que a pessoa vá até a sua loja em busca de uma marca, modelo ou cor de óculos específica. Com a Prateleira Infinita, por mais que você não tenha o produto fisicamente no local, o vendedor poderá consultar a disponibilidade no estoque da loja virtual e efetuar a venda sob encomenda.

Esse modelo de negócios além de proporcionar a garantia de consumo, combate a ruptura do estoque, aumenta as opções e variedade de produtos, otimiza a logística e confere um diferencial expressivo no seu faturamento e na reputação do seu negócio.

 

Vendas Multicanais

Além da tradicional venda na loja, o novo varejo ótico passou a adotar vendas virtuais feitas por WhatsApp, sites ou até mesmo por meio das redes sociais. Para isso, todas as informações que o cliente necessita devem estar explicitas, como os produtos disponíveis na loja física, os preços, o sistema de envio e as condições de pagamento.

Esta estratégia, além conferir maior comodidade, rapidez e praticidade ao consumidor, pode ampliar o alcance do seu negócio para além do seu bairro, cidade ou estado, tornando assim, uma vantagem competitiva para a sua ótica e segura para o seu cliente.

 

Retirada na Loja ou Take Away

Caso o cliente opte por retirar a compra diretamente no seu estabelecimento ou você não tenha condições e infraestrutura para oferecer a entrega dos produtos, uma das alternativas é viabilizar o take away.

Para que tudo ocorra da melhor maneira possível, você também precisará conceder o catálogo de produtos para fazer a negociação online. Após o fechamento do pedido, basta informar ao consumidor a partir de quando ele poderá retirar o item adquirido.

 

Experiência do Cliente ou Customer Experience

O cliente deve ser o foco de todas as ações. Um bom atendimento é a principal premissa para o sucesso de qualquer negócio. No ambiente digital os esforços devem ser ainda mais concentrados, pois você deve garantir uma jornada de compra prática, eficaz e satisfatória, do começo ao pós-venda. Para isso, tenha um site atualizado, ágil, bem organizado e estruturado.

Ter o consumidor no centro ou como peça mais importante tem o poder de impulsionar a sua ótica, afinal, um cliente satisfeito é a garantia de vendas futuras e de propaganda gratuita em suas redes ou grupos sociais. Por isso, fortaleça suas estratégias de relacionamento, pois o cuidado mostra o quanto você se importa, e isso é um diferencial e tanto.

 

Esteja sempre atualizado com a ajuda da CECOP

Já que você está ciente de que a modernização e a adaptação aos meios digitais são algumas das atitudes que te farão sair na frente na disputa por mercado e clientes, colocando em prática o conceito de Business Agility, em que nos aprofundamos em um dos nossos materiais gratuitos, que tal contar com o apoio da maior comunidade colaborativa de óticas independentes do mundo para isso?

Temos mais de 1.200 óticas associadas no Brasil e mais de 7.500 no mundo, disponibilizamos acesso a ferramentas tecnológicas e startups focadas na inovação do varejo, inúmeros produtos e serviços automatizados, fornecedores e parceiros nacionais e internacionais que garantem a qualidade e a variedade de produtos que você e o seu público precisa.

Gostou das dicas? Que tal colocá-las em prática com os benefícios de participar da nossa comunidade? Entre em contato conosco e saiba mais!

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