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[CECOP Talks] Óculos impressos em 3D serão ofertados em novo projeto da CECOP

Fernanda Brocatto, CEO da Wiit Design Studio, atua no ramo ótico há mais de 15 anos. À frente de uma empresa inovadora voltada à produção de óculos impressos em 3D no Brasil, a executiva contou com exclusividade ao CECOP Talks como funcionará o novo projeto direcionado às Óticas ZOOM e às óticas independentes. Na entrevista, Fernanda comentou que “com os estoques sob nossa responsabilidade, conseguimos fabricar diferentes tipos de modelos que o lojista escolheu. Outro ponto importante diz respeito ao próprio consumidor final, pois são óculos mais leves, finos, com flexibilidade, memória molecular e mais resistentes”. Saiba mais:

 

CECOP Brasil: Em que consiste o novo projeto em parceria com a CECOP?

Fernanda Brocatto: Atualmente, sendo a pioneira na fabricação de óculos impressos em 3D no Brasil, temos como maior diferencial, em termos de produto, a leveza da peça, o conforto, bem como as formas, texturas e cores. Por outro lado, proporcionaremos ao associado CECOP ou ZOOM um modelo de negócio inovador, que envolve desde a cadeia produtiva mais curta até um estoque mais enxuto. A Wiit é uma empresa de design e fabricação de óculos customizados, que tem como objetivo entregar para o cliente final uma solução mais rápida, confortável e personalizada. Nossos pilares são: tecnologia, sustentabilidade e customização.

 

C: Como as óticas poderão se beneficiar por meio desse projeto?

Fernanda: São vários os benefícios para as óticas independentes. Temos um catálogo com aproximadamente 80 SKUs (Unidade de Manutenção de Estoque) e os lojistas poderão comprar kits personalizados de acordo com a necessidade de cada ótica. Assim, cada empreendedor montará seu próprio mostruário e poderá validar os modelos sem a necessidade de investir antecipadamente em estoque, propiciando uma maior assertividade em termos de modelagem, pois cuidamos do gerenciamento. Dessa forma, quando o cliente escolher um produto na loja, o associado CECOP nos comunica e enviamos o produto pronto, já com as lentes com filtro de luz azul para a ótica. O lojista ganha em agilidade e na redução de custos com estoque, enquanto o cliente consegue acesso a produtos diferenciados, sem comparação no mercado atual.

 

C: Na visão da Wiit Design Studio, de que forma esse projeto impactará na experiência do cliente das óticas?

Fernanda: Acredito que, já neste primeiro momento, temos um impacto enorme na experiência do cliente final, elevando, assim, o nível de satisfação, seja pela praticidade, conforto ou visual do produto. Por outro lado, nosso foco é trabalharmos um público que quer exclusividade e não é adepto à ostentação das marcas tradicionais. São pessoas conectadas, adeptas a tecnologia, agênero e eco-friendly. Essas pessoas encontrarão nas óticas parceiras um casual lifestyle com total conforto e ótimo custo-benefício. Estamos democratizando o design no Brasil. Em uma segunda fase do projeto, traremos novidades junto à CECOP que proporcionarão uma experiência de customização ainda mais inovadora.

 

C: Em relação ao portfólio em conjunto à CECOP, poderia dar alguns detalhes sobre o catálogo?

Fernanda: O lojista poderá adquirir os pacotes de acordo com suas necessidades. Com isso, ele irá testar os produtos de forma gradativa. O ótico poderá adquirir aos poucos e realizar testes com cada armação, para saber qual delas tem maior aderência ao seu público. Serão, inicialmente, 80 referências a escolha que envolvem desenhos atemporais e os mais modais, sempre com foco na textura diferenciada do material e na paleta de cores, que poderá crescer de acordo com a demanda.

 

C: Quanto à tecnologia 3D, quais são as maiores vantagens ofertadas?

Fernanda: Em primeiro lugar, a customização. A moda tem cada vez mais olhado para a transformação digital. Devemos pensar em estratégias que viabilizem uma cadeia produtiva mais curta, mais efetiva, com menos perdas e estoques reduzidos. Em suma: mais sustentável em todos os sentidos. Esse conceito é novo e vem ao encontro juntamente da possibilidade de prototipar antes de investir dinheiro e/ou energia demasiada. Para isso, contamos com a ferramenta da modelagem 3D e posterior impressão 3D com qualidade e escala industrial, viabilizando uma produção com maior variedade e menor profundidade de modelagem.

Mesmo com a qualidade atestada nos maiores laboratórios do país, outro ponto positivo é no caso do SAC. Caso as armações venham a quebrar, pode-se substituir a parte danificada sem precisar trocar toda a armação, com risco de perder a lente, por exemplo.

O cliente faz um investimento alto em lentes. Vale destacar isso porque, muitas vezes, quando se quebra a armação, dificilmente o cliente encontrará outra no mesmo modelo. Ou seja, ele perde tudo e precisa realizar uma nova compra. No nosso caso, isso não acontece, pois conseguimos substituir apenas a parte danificada.

 

C: Poderia nos contar um pouco mais sobre a história da Wiit Design Studio e sua trajetória no ramo ótico?

Fernanda: Tenho aproximadamente 15 anos de atuação no mercado ótico, setor no qual fiz minha carreira. Comecei na Tecnol, que hoje é Luxottica, depois na JR Adamver/Mormaii e sempre trabalhei com produtos. Após alguns anos dedicados à indústria, decidi montar a Wiit Design Studio, juntamente com o Manoel, que também tem uma trajetória semelhante, para prestar serviços de design e consultoria para marcas próprias. Então, nosso background, em termos de modelagem e produtos, é bem amplo, pois já trabalhamos com inúmeras marcas do mercado, inclusive empresas de outros nichos.

 

C: Gostaria de destacar outra informação?

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