Você sabia que as lentes oftálmicas representam mais de 60% do faturamento de uma ótica independente?
As óticas atuam em dois mercados: a moda e a necessidade. No primeiro caso, os óculos se tornam peças-chave no guarda-roupa, capazes de refletir nossa personalidade e acrescentando estilo e autenticidade ao visual. Mesmo sendo peças atemporais, surgem novos modelos e tendências todos os anos, que chegam até mesmo a figurar nas passarelas.
Já no mercado da necessidade, está a questão da saúde visual, e o quanto ela é importante para garantir o nosso bem estar. Até 2050, a OMS estima que metade da população mundial irá precisar usar óculos, devido ao aumento da utilização de dispositivos eletrônicos. Além disso, só no Brasil, cerca de 35 milhões de pessoas — 19% da população — possuem algum tipo de deficiência visual.
Diante desse panorama, percebemos que existem diversas oportunidades que podem — e devem — ser aproveitadas pelo empresário ótico. No cenário atual de retomada e recuperação, é preciso ser estratégico e concentrar seus esforços na venda dos produtos que geram a maior rentabilidade para o seu estabelecimento, garantindo resultados positivos mesmo em um momento de diminuição no fluxo de consumidores.
Neste sentido, é importante ter em mente que, em média, 60% a 70% do faturamento de uma ótica independente resulta da venda de lentes oftálmicas. Portanto, não devemos ignorar a expressividade desses números na hora de elaborar ações para expandir o seu negócio.
No Brasil, para uma ótica ser sustentável, ela precisa ter um conhecimento de como vender lentes, não apenas pensando no valor agregado, ou seja, vender um ticket médio alto e entender as necessidades do cliente que frequenta a sua loja, mas também pensando na margem dessas vendas.
Ainda pensando no cenário atual, a CECOP percebeu duas tendências para o mercado: a redução do ticket médio e, consequentemente, a necessidade de ampliar a margem nas vendas.
Vender lentes com boa margem trará sustentabilidade financeira para o seu negócio, potencializando a atração de novos clientes. Com a sua ótica operando de forma lucrativa e com fluxo de caixa disponível, abre-se espaço para que você comece a pensar em soluções para outras áreas: gestão, vendas, atendimento, digitalização, entre outras frentes importantes para o seu negócio crescer.
A partir de uma união com especialistas, estrategistas de negócio e laboratórios com mentalidade criativa, a CECOP criou as Lentes ZOOM Creative Vision, uma marca global de lentes oftálmicas que pretende revolucionar a forma como as óticas independentes se posicionam no mercado, trazendo mais competitividade para esses negócios frente às grandes redes do mercado.
Os produtos apresentam um mix variado e preços com margens de vendas sólidas para o seu negócio, e acessibilidade ao consumidor final – markup somado à qualidade e diferentes opções. São múltiplos desenhos e famílias de lentes progressivas, ocupacionais e de visão simples, em diferentes materiais e espessuras, assim como todos os tipos de tratamentos e tecnologias disponíveis atualmente ao consumidor.
Para saber mais sobre as Lentes ZOOM Creative Vision, clique aqui e conheça todos os seus benefícios.
Aprimore o seu conhecimento em lentes e explore todo o seu potencial com o e-book exclusivo que a CECOP desenvolveu para te explicar Por que as lentes oftálmicas são a razão de existir de uma ótica!
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