3 tendências do mercado ótico para 2024
Neste final de ano, o mercado ótico vem confirmando as boas perspectivas para o setor que eram esperadas: só no primeiro trimestre de 2023, por exemplo, o segmento cresceu 9,8% no Brasil, alcançando faturamento de R$ 6,7 bilhões no PDV. Além disso, de janeiro a agosto deste ano, o setor ótico acumulou crescimento de 5,5% em relação ao mesmo período de 2022, segundo números da Abióptica (Associação Brasileira das Indústrias Ópticas).
Considerando esse cenário e o contexto de uma sociedade na qual cerca de 40 milhões de pessoas precisam de algum tratamento de correção visual, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), ficar atento às tendências do mercado é uma tarefa indispensável para as lideranças do setor ótico e também para aqueles que desejam investir na abertura de uma ótica em 2024.
Para te apoiar a tirar os planos do papel e a conquistar esse objetivo, no artigo de hoje, selecionamos três tendências centrais para o mercado ótico em 2024. Confira!
1. Inovação em tratamentos e lentes
A inovação é um dos principais pilares do ambiente de negócios global atualmente. Para termos uma noção mais clara desse cenário, só no ano passado, a transformação digital dos negócios movimentou mais de US$ 731 bilhões ao redor do mundo dentro de um cenário de investimentos que deve crescer 26,7% anualmente, segundo levantamento da consultoria Grand View Research.
E esse ambiente disruptivo, naturalmente, também é uma tendência para o mercado ótico, com destaque para a evolução de soluções no campo das lentes intraoculares, de descarte diário e análises avançadas dos parâmetros oculares dos pacientes. Vale frisar que o enfoque na venda de lentes pode ser um diferencial para o crescimento das óticas: só em 2023, o número de usuários das lentes de contato passou de 3 para 3,7 milhões.
2. Entrada de novos investidores no mercado
O ambiente aquecido atrai também novos investidores e, nesse cenário, é fundamental buscar modelos de negócio que permitam um crescimento consistente dos empresários, ao mesmo tempo em que preservam sua liberdade para que possam decidir os caminhos estratégicos de gestão de suas óticas.
Nessa seara, as Óticas ZOOM – bandeira exclusiva da CECOP que nasceu, justamente, a partir de um estudo das principais tendências globais do varejo ótico – são uma excelente oportunidade para quem deseja iniciar sua trajetória empreendedora com o pé direito ou ampliar a capilaridade de seus investimentos com independência, visão colaborativa e suporte de uma rede que conta com as melhores e maiores marcas da indústria ótica.
4. Moda com foco em personalização
Finalmente, outra tendência do mercado envolve o desenvolvimento de novas armações que destacam ainda mais a busca por produtos personalizados, com novas paletas, formas, geometrias e materiais inovadores que propiciam, concomitantemente, conforto, qualidade e moda visual única para os clientes de uma ótica.
Assim, para que os empreendedores independentes possam dispor de uma variedade que atenda diferentes perfis de público em seu portfólio de produtos, a CECOP oferece ainda um modelo de descontos exclusivos e cashback para nossos associados que renovam seus estoques com os parceiros globais de nossa comunidade.
Em outras palavras: com a CECOP, você poderá se antecipar às tendências e ter o sucesso que você merece no novo ano que se inicia. Bons negócios!