Em um ambiente de negócios competitivo como o brasileiro, a busca por caminhos para potencializar o faturamento de uma empresa é um fator central para o sucesso e para a sustentabilidade financeira de longo prazo no mercado. E essa regra, sem dúvidas, também vale para os empreendedores independentes do segmento ótico, que têm de enfrentar a concorrência tanto a nível regional, quanto em relação às grandes redes do setor.
Dentro desse contexto, é também importante que os investidores saibam aliar visão estratégica, acompanhamento das tendências do mercado e o fortalecimento de parcerias capazes de apoiá-los, por exemplo, na conquista de melhores condições de compra, de modo que o ROI e o markup de suas óticas sejam impulsionados.
Neste artigo, separamos 4 dicas alinhadas com essas diretrizes para que você possa aumentar o faturamento de sua ótica. Confira!
Diversificação de seu mix de produtos
Diferentes estudos apontam que, ao longo dos próximos anos, a necessidade pelo uso de óculos e outros tratamentos oftálmicos seguirá aumentando, em virtude da expansão do uso de smartphones e dispositivos digitais no dia a dia da população.
E, dada a diversidade dos interesses do público, como fazer para atender perfis tão diferentes de consumidor? É aí que entra a importância da variedade do portfólio de produtos de uma ótica. Além disso, segundo estudos internos da CECOP, o brasileiro prova, em média, 8.5 armações antes de decidir por uma compra.
Neste sentido, a variedade é um fator muito importante para garantir maior faturamento para sua ótica. Compor seu estoque com diferentes tipos de armações solares e de grau (sport, fast fashion, premium e luxo) irá te auxiliar a atrair um público mais diverso e amplo para o seu negócio.
Foco na venda de lentes oftálmicas
A CECOP também estima que as lentes oftálmicas chegam a representar até 70% das vendas de uma ótica. Assim, investir na diversificação do portfólio de lentes é um passo decisivo para que sua ótica tenha sucesso dentro de um mercado cada vez mais guiado pela inovação, busca por qualidade, segurança e alta exigência dos consumidores.
Por isso, concentrar seus esforços de venda naquele que é o elemento que gera maior rentabilidade para sua ótica é uma estratégia essencial para garantir resultados de longo prazo e sustentabilidade financeira.
Pensando nisso, aqui na CECOP, oferecemos para os nossos associados a ZOOM Creative Vision, lentes que combinam acessibilidade e qualidade para que você possa ofertar, ao mesmo tempo, preços competitivos e capazes de impulsionar o markup de sua ótica independente.
Otimização dos processos de gestão financeira
É importante também que os empreendedores se atualizem quanto a processos de gestão financeira, com o intuito de melhorar seus controles, planejar melhor seus investimentos e garantir que eles se justifiquem dentro de um contexto de busca pelo equilíbrio e sustentabilidade de caixa.
Na CECOP, apoiamos nossos associados com a oferta de uma série de cursos, mentorias e suporte para que os gestores e donos de óticas consigam alinhar planejamento financeiro com visão de crescimento focada no longo prazo e no sucesso contínuo.
Fazer parte de um ecossistema de negócios independentes
Por fim, ao fazer parte do ecossistema de negócios independentes da CECOP, o empreendedor tem acesso a descontos exclusivos e parcerias com algumas das maiores marcas do mercado global de lentes e armações, de modo que ele possa, concomitantemente, garantir um retorno mais efetivo sobre seus investimentos e diversificar seu portfólio de produtos para atrair e atender as demandas de seus consumidores.
Venha fazer do universo CECOP e preserve sua independência sem abrir mão do apoio que você precisa em sua jornada de crescimento!