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Por que investir e quais os segredos para o sucesso no mercado ótico?

Ter um negócio é um grande desafio e, ao mesmo tempo, o grande sonho de boa parte dos brasileiros. Para termos uma ideia mais clara sobre esse anseio, segundo uma pesquisa divulgada no Jornal O Globo, quase 80%dos cidadãos do país almeja empreender para ter mais independência, flexibilidade e conquistar a chance de aumentar seus ganhos financeiros com liberdade.

Mas, quando pensamos na abertura de uma empresa, planejamento e dedicação são apenas alguns dos passos necessários para que um empreendedor vença os obstáculos que fazem parte de uma jornada dentro de um mercado cada vez mais competitivo e que vive um período de transformações profundas–cultural e digitalmente falando.

Dentro desse contexto, o segmento ótico desponta como uma excelente oportunidade para novos investidores que desejam iniciar uma trajetória no ambiente de negócios brasileiro, mas, para tanto, é importante se atentar a algumas estratégias cruciais que podem determinar uma escalada de sucesso de longo prazo para uma ótica.

Alguns dados sobre o mercado ótico

Mas antes, que tal analisarmos alguns dados sobre o atual momento do setor ótico em território nacional?Primeiramente, é válido frisar que esse mercado responde a uma demanda fundamental da população brasileira: a saúde.

E isso porque, atualmente, cerca de 19% dos cidadãos do país–segundo números oficiais do IBGE (InstitutoBrasileiro de Geografia e Estatística)–possui algum tipo de deficiência visual. Isso equivale a todo um contingente da sociedade que soma, aproximadamente, 35 milhões de pessoas com a necessidade do uso de óculos e outros tratamentos óticos.

Mas não é isso: a verdade é que essa demanda deve crescer ainda mais ao longo dos próximos anos, uma vez que, até 2050, a OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que metade da população do planeta irá precisar usar óculos, graças a fatores que incluem, por exemplo, o aumento da utilização de dispositivos mobile e do trabalho, cada vez mais intensivo, em computadores e notebooks – indicador que, aliás, só aumenta quando consideramos o processo de digitalização da economia e os modelos cada vez mais comuns de trabalho híbrido e a distância.

Graças a esse impulso, em 2022, o setor ótico fechou com faturamento superior a R$ 24,3 bilhões no PDV, de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria Óptica (ABIÓPTICA). Dito isso, te pergunto: o que sua ótica pode esperar para este ano que se inicia?

Assim, fica mais do que claro que estamos falando de um mercado que guarda excelentes oportunidades para quem sonha em tirar do papel o sonho de empreender. Mas quais são os segredos para ter um negócio bem-sucedido no segmento ótico?

5 etapas decisivas para elevar o potencial de sucesso e crescimento de sua ótica

Veja, logo abaixo, 5 pontos que devem ser considerados na estratégia de expansão de sua ótica–seja você umnovo empreendedor ou alguém que já está atuando no segmento:

● Atualize seus conhecimentos de gestão;

● Faça parte de uma comunidade ótica;

● Conte com o suporte da tecnologia;

● Invista em estratégias de marketing digital;

● Fortaleça seu networking.

E, se você quer mais detalhes sobre como estruturar essas etapas em seu negócio, não deixe de conferir nosso e-book que aborda, com detalhes, os segredos para o sucesso de uma ótica. Afinal de contas, como vimos, as oportunidades existem, mas, como em qualquer empresa, será necessário o desenho de ações efetivas para conquistá-las.

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