Phygital e as novas possibilidades para o segmento ótico
Como se sabe, o contexto de pandemia trouxe amplos desafios para o ambiente de negócios brasileiro e global que, por sua vez, intensificou os investimentos em tecnologia e posicionamento digital, inclusive como rota de sobrevivência diante de uma crise sanitária e econômica sem precedentes que afetou o Brasil e o mundo.
Para termos uma ideia mais clara desse cenário, uma pesquisa da FGV indicou que o processo de digitalização das empresas avançou o equivalente a 4 anos apenas em 2021. E a tendência, por sua vez, é que esse processo siga em franco movimento de expansão, abrindo novas possibilidades para o mercado dentro de panoramas mais positivos.
É o caso do modelo Phygital, conceito que explica que as fronteiras entre o físico e o virtual serão cada vez mais sutis no mercado e que uma empresa, para ter sucesso, terá de oferecer experiências completas, positiva se que se comunicam nesses dois ambientes. E isso vale, sem dúvidas, para o segmento ótico.
Em outras palavras: para ter sucesso, uma ótica precisará reforçar tanto o seu posicionamento online por meio de diferentes canais (mídias sociais, e-commerce e canais de mensageria), quanto a experiência presencial de seus clientes–que podem ainda fazer compras em uma loja virtual e retirar produtos no ponto físico, por exemplo.
Essa necessidade e confluência de canais pode ser observada quando observamos dados do mercado atual. Segundo levantamento da Math Ads, por exemplo, nove em cada dez brasileiros fazem pesquisas na internet antes de concluir uma compra. E o inverso também ocorre, uma vez que 72% dos consumidores visitam lojas físicas antes de fechar uma aquisição no ambiente digital. Ou seja: harmonizar a experiência em ambos os canais é premente para o sucesso de qualquer negócio do mercado ótico.
E é importante salientar que essa tendência vale para todos os tipos de empreendimento, incluindo pequenas e médias óticas independentes, para as quais a adoção de novas tecnologias é um diferencial competitivo capaz de fortalecer o posicionamento de um negócio em sua região.
Mas como tornar a experiência Phygital uma realidade em sua ótica? Veja três dicas centrais:
1- Vendedores precisam ser consultores
Um bom primeiro passo é transformar seus colaboradores – ou parte deles – em consultores digitais, responsáveis por manter um relacionamento mais próximo com os consumidores nas redes sociais, site de sua ótica e no desenvolvimento de comunicações personalizadas para a sua carteira de clientes.
Além disso, a figura desse consultor–que pode ser assumida por você ou por algum funcionário, dependendo do tamanho de sua equipe – é responsável por alinhar seu posicionamento digital com as campanhas de venda que continuarão sendo realizadas na sua loja física.
2- Presença online
O novo cenário de um mercado Phygital exige também a potencialização da presença digital para o crescimento das vendas e relacionamento com seus clientes.
E este posicionamento não se dá somente pela abertura de um e-commerce, mas também por meio de uma presença mais ativa em redes sociais como o Facebook e o Instagram, inclusive para ofertar novos produtos, divulgar coleções ou comunicados e até estruturar novos modelos de relacionamento comercial, como o delivery de óculos e de outros itens de sua ótica, por exemplo.
3- Invista no Marketing Digital
Criar conteúdo relevante nas redes sociais e, até mesmo, em um blog no seu site, pode ser uma ótima forma de se aproximar do seu cliente, sem usar uma linguagem muito invasiva ou excessivamente comercial nesse momento.
Além disso, o marketing digital é uma estratégia mais acessível de comunicação com seus potenciais clientes, pois os leva até sua ótica de modo espontâneo, através de conteúdos que podem trazer informações relevantes sobre conservação de lentes e armações, dicas de saúde dos olhos, etc., e, em seguida, ele pode aproveitar para conhecer seu portfólio de produtos ou entrar em contato com sua loja física.
Se você quer conhecer outras estratégias sobre o potencial do conceito Phygital para o varejo ótico, confira nosso e-book que aborda com ainda mais detalhes esse tema instigante.
E uma coisa é certa: a digitalização do mercado veio para ficar e quem souber navegar entre esses dois ambientes terá mais chances de crescer hoje e no futuro.