Para além de questões relacionadas a moda e estilo, como sabemos, as óticas cumprem um papel determinante no segmento de saúde, atendendo a necessidade de milhões de pessoas que, a partir da indicação de médicos oftalmologistas, buscam corrigir problemas de vista e, consequentemente, adquirir uma melhor qualidade de vida.
Para termos uma ideia desse cenário, só no Brasil, cerca de 35 milhões de pessoas – ou quase 20% da população brasileira – possui algum tipo de deficiência visual, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Além disso, até 2050, a OMS (Organização Mundial de Saúde) estima que metade da população mundial irá precisar usar óculos, devido ao aumento da utilização de dispositivos eletrônicos dentro de uma sociedade cada vez mais digitalizada e dependente das novas tecnologias. Dentro desse contexto, já é possível inferir o quanto as lentes oftálmicas desempenham um papel determinante no sentido de suprir as necessidades de um público-consumidor crescente e, ato contínuo, no próprio faturamento de uma ótica.
Assim, assumindo o fato de que a venda de lentes oftálmicas é um trunfo central para que você aumente os lucros de seu negócio ainda este ano, dentro de seu planejamento comercial, vale a pena pensar em algumas ações estratégicas que reforcem esse protagonismo e potencial de ganho de markup sobre a comercialização de lentes.
E, se você ainda tem dúvidas sobre essa necessidade, saiba que, de acordo com estudos internos da CECOP, cerca de 60% a 70% do faturamento das óticas advém somente da venda de lentes oftálmicas. Ou seja: quando o empreendedor concentra esforços nesse pilar comercial – sem, claro, deixar de levar em conta a importância de um bom mix de produtos, atendimento de excelência e de equipes bem treinadas –, ele estará, sobretudo atendendo a demanda de clientes que, hoje em dia, buscam, além de resolver questões de saúde, a qualidade dos materiais e recursos complementares, como as lentes de descanso e proteção antirreflexo.
As lentes oftálmicas são, nesse sentido, uma base determinante para garantir sustentabilidade financeira a sua ótica e contribui, inclusive, para a superação de cenários de instabilidade econômica e períodos de baixa no mercado.
Pensando nisso, para apoiar nossos associados, a CECOP criou o projeto exclusivo ZOOM Creative Vision, marca global de lentes oftálmicas desenvolvida a partir da colaboração entre nove países e tendo como principais diferenciais o foco em rentabilidade, competitividade e facilidade de distribuição para aumento de Markup das óticas independentes.
Concomitantemente, a CECOP conta com parcerias para que você possa adquirir com desconto e melhor poder de negociação, lentes de marcas reconhecidas internacionalmente e que possuem uma ampla gama de diferenciais competitivos, incluindo um forte apelo comercial que irá favorecer a atração de um público diverso para a sua ótica.
Para saber mais sobre essas possibilidades e porque, no fim das contas, as lentes oftálmicas são a razão de existir de uma ótica, nós preparamos um e-book exclusivo no qual explicamos também algumas das vantagens de se investir na diversificação do portfólio de lentes da sua ótica. Baixe agora mesmo para saber mais e não perca a chance de aumentar, de modo expressivo, seu potencial de ganhos financeiros!