Quando observamos o número de novos empreendimentos que seguem avançando no Brasil, não é difícil perceber que o sonho de administrar o próprio negócio segue sendo um dos principais motores da economia brasileira.
Para termos uma ideia mais clara desse cenário, aqui vão alguns dados: de acordo com números divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o país já conta com 21 milhões de CNPJs ativos e, só nos primeiros 4 meses de 2023, mais de 1,3 milhão de novas empresas foram abertas, número que representa um crescimento de 21,8% no comparativo com o mesmo período do ano passado.
Dado esse contexto, um fator importante precisa ser considerado: ao mesmo tempo em que oferece portas para o sucesso, o cenário empreendedor no Brasil é também bastante competitivo e exige planejamento dos novos e atuais empresários que desejam manter um crescimento sustentável e de longo prazo em seus negócios.
Por sua vez, dentro desse processo de planejamento estratégico, a escolha do segmento no qual o empreendedor irá investir e do modelo empresarial mais vantajoso para o negócio é um dos passos essenciais em uma jornada de sucesso no mercado brasileiro.
Dito isso, é válido também observar que o segmento ótico segue se apresentando como uma alternativa muito interessante para quem busca abrir sua própria empresa. Com solidez e estruturado em uma demanda de consumo constante e crescente, o mercado de óticas no Brasil cresceu 11,1% em 2022, alcançando um faturamento de R$ 24,3 bilhões no PDV.
No entanto, para se diferenciar no setor, como reforçado acima, aqui também vale a máxima de se pesquisar novas possibilidades de negócio que, concomitantemente, fortaleçam a independência dos empreendedores ao mesmo tempo em que lhes oferecem uma base mais segura, com compartilhamento de um market share de ampla capilaridade, conhecimentos, recursos e networking.
É o caso das comunidades de empreendedores independentes do mercado ótico, trazidas ao Brasil por meio da CECOP e que, dentre seus benefícios, oferecem mais independência, flexibilidade, custos reduzidos e oportunidades diversas de formação tanto para novos quanto para os empreendedores que já estão no mercado, mas desejam abrir possibilidades de crescimento para as suas óticas.
Para conhecer mais sobre como a CECOP tem apoiado empreendedores em todo o Brasil a gerar mais faturamento e a se expandir com sustentabilidade financeira, convidamos você a fazer o download do nosso novo e-book.
Desse modo, será possível conferir como é possível se destacar em um segmento ótico, sem dúvidas, bastante competitivo, mas igualmente repleto de oportunidades.