[LIVE] Storytelling, a arte de contar histórias
Em nossa live desta terça-feira, 16 de junho, sobre “Storytelling, a arte de contar histórias“, promovida pela CECOP e mediada pelo nosso Country Manager, Rafael Rodrigues, contamos com a participação de Bruno Scartozzoni, cofundador da StoryTalks.
Se você não pôde acompanhar esse bate-papo, não se preocupe: nós trouxemos aqui um resumo dessa conversa. Então não perca tempo. Clique no link do vídeo e assista agora!
A arte de contar ótimas histórias
Ideias e mensagens que desejam gerar impacto, emocionar, comover e atrair não podem ser transmitidas de qualquer jeito. Mais do que uma simples narrativa, é preciso atribuir conceitos, práticas e técnicas usadas por roteiristas, escritores e realizadores do audiovisual. O Storytelling, hoje muito utilizado pelo marketing, é uma arte de contar histórias, ou melhor dizendo, de contar ótimas histórias que conquistam a atenção do interlocutor, criam audiência, se tornam permanente e ficam na memória. Na definição do Bruno Scartozzoni: “Storytelling é um conjunto de técnicas que, normalmente, são utilizadas por pessoas da indústria do entretenimento, mas que podem ser de alguma maneira transportadas para vários momentos da vida corporativa”.
O storytelling no segmento ótico
Empreendedores óticos também podem se utilizar da técnica para, por exemplo, contar histórias de como seus produtos transformam a vida de seus clientes. Além, é claro, de contar sobre a origem e bastidores do negócio, da empresa, dos funcionários, atividades do dia a dia, de seu envolvimento com projetos sociais, etc. Afinal, toda empresa têm uma história para contar, não é mesmo?
Como usar a estratégia do storytelling
Segundo Scartozzoni: “Contar sua história todo mundo consegue. A questão é como”. O Storytelling é, justamente, a técnica que vai trazer recursos de narrativas de como se deve transmitir uma mensagem, carregando emoção e problemáticas de um tema e fazendo com que elas consigam reter a atenção de quem assiste ou de quem lê. Isso é cativar o interlocutor. Para óticas não é diferente. Todas elas têm algo para contar, entre desafios, crises, vitórias, conquistas, e de como elas chegaram aonde estão hoje.
Seguindo os esforços conjuntos de toda a Comunidade CECOP para mitigar o impacto do vírus Covid-19, estamos trazendo uma série de conteúdos com profissionais, especialistas, gestores e diretores para abordar ações em prol das óticas independentes, além de dicas e orientações nas mais diversas áreas para colaborar com a superação dos desafios neste período.
Temos um encontro marcado todas as terças-feiras. Durante este mês de junho, participe das lives online gratuitas no nosso Instagram @cecopbrasil
Se você perdeu algum conteúdo, aproveite e inscreva-se em nosso canal no Youtube.