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[LIVE] Planejamento Estratégico Para Óticas

Nesta última edição do CECOP Talks, dia 30 de junho, promovida pela CECOP e mediada pelo nosso Country Manager, Rafael Rodrigues, contamos com a participação de Pablo Fernández, Co-founder & Managing Partner da KIRIOM, consultoria espanhola de grande prestígio internacional e com grande experiência no varejo.

Eles conversaram sobre a importância de se ter um planejamento estratégico para a sua ótica, e como a elaboração de um Business Plan pode ser um grande diferencial para sua gestão.

Se você não pôde acompanhar esse bate-papo, não se preocupe: nós trouxemos aqui um resumo desta conversa imperdível e repleta de novidades. Então clique no link do vídeo e assista na íntegra!

Afinal, o que é um Business Plan?

A função de um Business Plan, também conhecido como “Plano de Negócios”, é fazer um mapeamento de como será a operação de um negócio lucrativo.

Saber o que é Business Plan (BP) e executar um é de importância vital mesmo para empresas que já operam no mercado. Independentemente do tamanho do seu empreendimento, ele é uma importante ferramenta que contribuirá para a tomada de decisões estratégicas sobre o futuro da sua ótica, evitando investimentos ou endividamentos desnecessários, além de demonstrar perspectivas de crescimento, expectativas de lucro e todo seu potencial, tanto financeiro quanto comercial.

Abrindo a live, Pablo comenta: “Em tempos onde quase tudo já foi criado e testado no mercado, o que diferencia o sucesso de uma empresa grande e de uma pequena é basicamente a forma como o dono faz a gestão do seu negócio”.

Segundo ele, já não é a questão de ser “grande” ou “pequeno” que faz a diferença. “Em um jornada empreendedora você vai descobrir que ser bom não é só uma questão de ‘fazer o básico bem feito’, mas sim ter uma mentalidade inovadora e uma cultura organizacional. É esta mentalidade que orienta o empreendedor a arriscar na hora certa e, ao mesmo tempo, o torna capaz de descobrir o motor de crescimento que sustentará sua empresa no longo prazo”.

Será que realmente preciso de um Business Plan?

Você com certeza já se fez este questionamento: como ter sucesso na minha ótica? A palavra-chave que responde a esta pergunta é planejamento.

Provavelmente você deve estar procurando por um direcionamento para retomar com mais segurança e equilíbrio, ou até mesmo precisando organizar melhor o crescimento da sua empresa. Se é o seu caso, o Business Plan é a resposta para essa necessidade.

O que obterei fazendo um Business Plan?

O BP é como um manual que descreve todos os elementos necessários para um negócio funcionar. Nele você terá um completo raio-x da sua empresa, que irá definir:

  • Reconhecimento das oportunidades que existem no mercado
  • Nicho de mercado mais adequado para atuar
  • Posicionamento da marca no mercado
  • Produtos e serviços que serão ofertados
  • Logística dos produtos e serviços
  • Estratégia de preços
  • Equipes operacionais, de atendimento e de produção
  • Equipes de gestão
  • Métodos de avaliação de equipe
  • Treinamentos de equipes de vendas
  • Fontes de prospecção de clientes
  • Sazonalidade das campanhas de vendas
  • Canais de comunicação e promoções
  • Canais de relacionamento com o público
  • Estratégias de escalabilidade

Além de respostas decisivas como:

  • Quem são meus clientes?
  • Qual é o histórico e as projeções de crescimento do mercado?
  • Quais são os mercados atuais e os futuros que surgirão?
  • Como vender para os diferentes subnichos do mesmo mercado?
  • Como o meu produto/serviço é visto no mercado?
  • Quem são meus concorrentes, como eles operam e como eles estão se comportando?

E muito mais!

Todas essas informações devem ser formalizadas num documento. E agora talvez você se pergunte como fazer esse documento.

Então…

Adotando o Smart Business Plan na sua ótica

Inovando mais uma vez, a CECOP trouxe para o Brasil uma ferramenta de alta performance de gestão para óticas independentes. Com ele, você terá acesso a um completo Business Plan, o qual poderá aplicar em sua empresa neste momento de gradativa abertura econômica no país, retomando o fôlego necessário para que seu negócio volte a prosperar e crescer de forma organizada.

Dividido em três fases e 100% online, definiremos planos estratégicos que, ao final de duas semanas, você terá uma análise profunda da sua loja e do seu mercado, ajudando-o na tomada de decisões.

Os Quatro Pilares

 Programa Smart Business Plan da CECOP possui a metodologia Smart Growth®, idealizada pela KIRIOM, e é baseada em quatro pilares:

  • Eixo Financeiro
  • Eixo da Estratégia
  • Eixo do Cliente
  • Eixo Operacional

O Varejo do Futuro

Em nossa visão, o varejo do futuro será suportado pelo tripé: aprendizagem, conhecimento e inovação. Se você está em busca dessa nova consciência e posicionamento, garanta sua participação no programa agora mesmo. Preencha seus dados e forneceremos todas as informações que você precisa.

 Gostou desse tema?

Seguindo os esforços conjuntos de toda a Comunidade CECOP para mitigar o impacto do vírus Covid-19, estamos trazendo uma série de conteúdos com profissionais, especialistas, gestores e diretores para abordar ações em prol das óticas independentes, além de dicas e orientações nas mais diversas áreas para colaborar com a superação dos desafios neste período.

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