Acompanhe notícias da CECOP e do setor ótico

[LIVE] A importância das Relações Públicas no sucesso do negócio

Em nossa live desta terça-feira, 9 de junho. “A importância das Relações Públicas no Sucesso do Negócio“, promovida pela CECOP e mediada pelo nosso Country Manager, Rafael Rodrigues, contamos com a participação de Juliana Garcia, diretora e RP da IDEIACOMM em São Paulo.

Se você não pôde acompanhar esse bate-papo, não se preocupe: nós trouxemos aqui o registro completo dessa conversa. Então não perca tempo. Clique no vídeo e assista agora!

 

O que é RP e qual a sua principal função?

Profissionais de RP (Relações Públicas) desempenham papel estratégico de comunicação para construir relações entre organizações e seus públicos. Estudiosos apontam que a atividade já era exercida há milhares de anos de modo bem rudimentar. Com o passar do tempo, a profissão foi se adaptando às mudanças do mercado e à transformação digital. Juliana Garcia, da agência de comunicação IDEIACOMM, define o trabalho do RP, como o responsável por criar a ponte entre o cliente e o seu público por meio de veículos de comunicação: “Nossa expertise é justamente essa, conectar a sua empresa à imprensa, gerando relevância para a sua marca na mídia. Esse é o grande papel do RP”.

A importância de transmitir uma boa imagem para o público

A reputação ideal de uma empresa não é construída de uma hora para outra. Leva tempo, dedicação, atitudes, posicionamento e, claro, um importante plano de comunicação. Cabe, portanto, ao profissional de RP ajudar seu assessorado na construção de relações de troca, utilizando os canais de imprensa, como jornais, revistas, rádios, TVs e sites. “A gente tem que prezar pela imagem da marca e trabalhar essa imagem para que ela se torne cada vez mais conhecida, gerando visibilidade, engajamento com o público certo e assim, consequentemente, as vendas acabam vindo”, comenta Juliana.

Relacionamento com jornalistas

Relacionamento é o ingrediente indispensável na construção de boas parcerias. Quando falamos do contato do RP com o jornalista de imprensa não é diferente, pelo contrário, tudo é arquitetado aos poucos, respeitando o tempo e as prioridades de ambos os lados. No final, sempre haverá o momento certo para fechar parceria, que será produtiva para esses três atores principais: empresa, imprensa e público/audiência. Segundo a sócia da IDEIACOMM: “É uma relação verdadeira, ou seja, quanto mais a gente entra em contato com os jornalistas dos veículos, mais fácil acaba sendo o nosso trabalho, porque de fato a gente gera um elo de confiança”.

O RP do futuro

Diante da transformação digital, das mudanças no mercado, perfis dos profissionais, hábitos e comportamentos dos consumidores, como será que a área de relações públicas se prepara, estrategicamente, para continuar trabalhando a imagem do seu cliente? Para Juliana: “O RP do futuro é aquele que saberá estabelecer um approach maior com os influenciadores”. Os influencers têm um papel importante como formadores de opiniões e produtores de conteúdo, que levam a marca com a qual trabalham para sua legião de seguidores nas redes sociais, gerando novos e potenciais compradores.

 

Gostou desse tema? Então, continue acompanhando nossos conteúdos!

Seguindo os esforços conjuntos de toda a Comunidade CECOP para mitigar o impacto do vírus Covid-19, estamos trazendo uma série de conteúdos com profissionais, especialistas, gestores e diretores para abordar ações em prol das óticas independentes, além de dicas e orientações nas mais diversas áreas para colaborar com a superação dos desafios neste período.

Temos um encontro marcado todas as terças-feiras. Durante este mês de junho, participe das lives online gratuitas no nosso Instagram @cecopbrasil. Se você perdeu algum conteúdo, aproveite e inscreva-se em nosso canal no Youtube.

 

Comentários

Posts Relacionados

Inscreva-se para receber nossos conteúdos