Quando pensamos em saúde visual, as lentes oftálmicas desempenham um papel decisivo para o tratamento de diferentes necessidades da população. Sobre esse ponto, é válido ressaltar que, globalmente, a incidência de casos clínicos que exigem a intervenção oftálmica tem crescido globalmente.
Um estudo recente apontou, por exemplo, um crescimento de 36,2% nos índices de miopia ao redor do mundo. O dado, aliás, caminha em conjunto com uma análise da Organização Mundial de Saúde (OMS), o qual prevê que, até 2050, aproximadamente metade da população global irá precisar usar óculos ou lentes, em virtude de fatores ambientais como o aumento do uso de dispositivos eletrônicos.
Nesse contexto, é fundamental que as óticas brasileiras espalhadas por todo o território nacional contem com parcerias estratégicas junto a laboratórios de qualidade, e possam oferecer para seus clientes lentes oftálmicas de qualidade, alinhadas com as últimas tendências do mercado ótico e com as respectivas necessidades da população – como miopia, astigmatismo, lentes para descanso e multifocais.
3 diferenciais competitivos das lentes oftálmicas para a sua ótica
Atrelado ao aspecto primário da saúde visual da população – propósito principal que deve guiar as óticas do país – as lentes oftálmicas são também um caminho para o crescimento. No artigo de hoje, destacamos três diferenciais que o reforço na venda de lentes traz para o sucesso das óticas independentes do país e como a CECOP pode apoiar os empreendedores nessa estratégia.
1. Demanda de consumo
A primeira questão envolvendo a venda de lentes oftálmicas e o crescimento de uma ótica está relacionada com uma demanda clara de consumo: De acordo com estudos da CECOP, um montante médio de 60% a 70% do faturamento das óticas advém da venda de lentes. Neste sentido, estamos falando de um pilar comercial indispensável para que um empreendimento ótico possa avançar de modo sustentável.
2. Aumento de markup
Nesse mesmo sentido, é importante definir estratégias para aumentar o markup sobre a venda de lentes oftálmicas, de modo que sua ótica potencialize margens de lucro, sem que se abra mão da oferta de qualidade que garantirá a fidelização e a saúde visual dos seus clientes.
Foi pensando nesta questão que a CECOP criou a ZOOM Creative Vision. Com a ZOOM, você poderá ampliar seus resultados financeiros, disponibilizando lentes acessíveis aos seus clientes, sempre levando em conta suas necessidades de saúde visual, personalização, estilo e conforto.
3. Descontos e cashback
E para otimizar ainda mais essa estratégia, a CECOP oferece descontos e um programa de Cashback para associados que adquirem lentes oftálmicas, armações e produtos óticos de nossos parceiros. Com isso, sua margem de rentabilidade e caixa para investimentos irá se fortalecer e poderá garantir seu crescimento em 2024!
E, se você quer saber mais sobre o papel das lentes oftálmicas no crescimento de uma ótica, te convidamos a baixar nosso e-book exclusivo e gratuito sobre o tema. Com foco nessa visão, sua jornada de sucesso no universo ótico deve acelerar ainda mais!