Acompanhe notícias da CECOP e do setor ótico

Empresas familiares: Você pensa na sucessão da sua ótica?

No Brasil, os empreendimentos familiares são um dos pilares fundamentais da nossa economia. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 90% dos negócios no Brasil possuem perfil familiar, por apresentarem pessoas com parentesco no quadro de sócios ou funcionários. Os números apontam ainda que as empresas familiares são responsáveis por 65% do nosso Produto Interno Bruto (PIB) e 75% dos empregos.

E as óticas não ficam de fora desse cenário. Muitos empresários óticos independentes possuem suas lojas estabelecidas há mais de 30 anos no mercado e, em determinado momento, chega a hora de passar o comando para um sucessor.

Uma empresa familiar possui diversas vantagens, como:

  • equipe mais comprometida e dedicada ao trabalho, que deseja ver o crescimento do negócio
  • gestão que costuma ser mais próxima, permitindo um melhor acompanhamento do dia a dia da ótica e agilizando o processo de tomada de decisões
  • inserção de membros da família no cotidiano da ótica desde cedo, de modo que eles adquiram conhecimento e conheçam os processos, muitas vezes já pensando na sucessão
  • confiabilidade, já que muitos empreendimentos familiares costumam manter um bom relacionamento com seus clientes e a comunidade

Por outro lado, existem desafios a serem superados, como:

  • profissionalização e capacitação do sucessor
  • interferência das relações familiares dentro do ambiente de trabalho, o que pode gerar possíveis conflitos
  • ausência de estratégias financeiras e de gestão bem delimitadas

Gerir uma empresa é uma grande responsabilidade. Por isso, é preciso elaborar um plano de sucessão com regras definidas o quanto antes. Dentro desse plano, deve-se estabelecer, metas e objetivos claros, um plano de negócios e estratégias para garantir uma transição segura e bem-sucedida.

Como preparar a minha ótica para a sucessão?

Comece o seu planejamento o quanto antes

Como já mencionamos, a sucessão deve ser pensada logo no plano inicial da ótica, de modo que, quando o momento chegar, todos já estarão preparados e saberão qual é o papel de cada um dentro dessa nova configuração.

Treine o seu sucessor

De nada adianta transferir o comando da sua loja a um sucessor despreparado. É preciso inseri-lo no dia a dia dos negócios e desenvolver uma mentalidade empreendedora para a pessoa que for assumir a ótica. É preciso ter em mente que ela irá levar adiante o legado da sua ótica, portanto formar um profissional competente e que saiba lidar com a equipe e o público é fundamental.

Neste sentido, a CECOP proporciona uma série de soluções para capacitar o empresário ótico e alavancar seu desenvolvimento, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. O nosso plano Gestão & Crescimento tem em sua essência o conhecimento. Dentro dele, você tem acesso a programas exclusivos de gestão e inovação focados no varejo ótico, como o Smart Business Plan, desenvolvido em parceria com a KIRIOM, e o Executive Management Program, elaborado junto à FIA (Fundação Instituto de Administração).

Além disso, organizamos reuniões virtuais entre associados, fornecedores, Time CECOP e grandes nomes do setor ótico, em que é possível compartilhar experiências, propor ideias, analisar o mercado e expandir seu networking.

Para saber mais sobre o Plano Gestão & Crescimento, clique aqui e conheça todos os seus benefícios.

Acompanhe-nos nas redes sociais e fique por dentro de todos os nossos conteúdos e novidades!

 

Comentários

Posts Relacionados

Inscreva-se para receber nossos conteúdos