Acompanhe notícias da CECOP e do setor ótico

Covid-19: trocar lentes de contato por óculos ajuda na prevenção?

Neste momento de pandemia, precisamos redobrar os cuidados com os olhos, já que uma das formas de contágio do Covid-19 é através da penetração do vírus pelas mucosas, principalmente da boca, do nariz e dos olhos.

A Academia Americana de Oftalmologia tem orientado que as lentes de contato sejam substituídas pelos óculos de grau. Isso porque, quando usamos lentes, a tendência é levar mais vezes a mão ao rosto; se não estiver bem higienizada, o contato da mão com os olhos pode levar à contaminação pelo novo coronavírus.

Além disso, os óculos podem servir como uma barreira contra a transmissão, protegendo contra as gotículas que são expelidas quando tossimos ou espirramos, e que podem estar contaminadas.

Mas isso não quer dizer que você estará totalmente imune, já que as partículas podem passar pelas laterais, por cima ou por baixo dos óculos. Daí vem também a importância de higienizá-los frequentemente, para impedir que vestígios do vírus se acumulem na peça, tornando-se um foco de contaminação.

No entanto, as lentes de contato não apresentam mais ou menos riscos que os óculos, basta seguir os cuidados básicos de higiene que valem para todos os momentos:

  • lave bem as mãos antes de colocar e tirar as lentes
  • não esfregue os olhos
  • não use lentes por mais de 10 horas por dia
  • aplique colírio lubrificante, receitado pelo oftalmologista
  • guarde as lentes da maneira correta, sem armazenar no soro fisiológico
  • descarte o produto no tempo certo, de preferência, antes da data de vencimento, para reduzir as chances de contaminação

Além disso, é essencial ficar atento para possíveis irritações. Em caso de desconforto, coceira ou vermelhidão nos olhos, retire-as imediatamente e acompanhe os sintomas.

Em momentos como este, precisamos redobrar a atenção, sempre higienizando as mãos, os óculos e as lentes de contato. Assim, podemos combater a Covid-19 e evitar sua proliferação.

Gostou do conteúdo? Então continue acompanhando a CECOP. Estamos trabalhando todos os dias para entregar conteúdo de qualidade e manter a nossa comunidade sempre informada sobre os últimos acontecimentos.

Temos também um programa de mentoria, em que você poderá conversar com o nosso Country Manager, Rafael Rodrigues, para traçar um plano de ação e preparar sua ótica para o momento que estamos vivendo. Se você é um de nossos associados, agende sua mentoria gratuitamente clicando aqui.

 

Fique por dentro das nossas redes sociais  e mantenha-se atualizado sobre as principais novidades, conteúdos exclusivos e notícias do mercado ótico.

 

Comentários

Posts Relacionados

Inscreva-se para receber nossos conteúdos