Acompanhe notícias da CECOP e do setor ótico

Covid-19: Como usar óculos e máscara ao mesmo tempo?

As máscaras de proteção são um elemento essencial para evitar a proliferação do novo coronavírus, que está nas gotículas e aerossóis que expelimos ao tossir e espirrar. Mas um dos grandes empecilhos é utilizá-la junto de óculos, já que as lentes costumam ficar embaçadas. Isso acontece porque o ar quente da respiração entra em contato com a superfície fria dos óculos, fazendo com que o ar condense.

Quando situações como essa acontecem, levamos as mãos ao rosto várias vezes, para tentar resolver a questão, mas acabamos nos expondo ainda mais à contaminação.

No post de hoje, vamos explicar a forma certa de usar máscara com óculos e dar algumas dicas para evitar que suas lentes embacem. Confira!

Como usar óculos e máscara ao mesmo tempo?

A máscara precisa sempre estar ajustada ao rosto e tapando a boca e o nariz, sem deixar espaço nas laterais. Os óculos vão por cima dela. Nada deve ir por baixo da peça, para não prejudicar a vedação. Algumas pessoas, inclusive, colocam um pedaço de papel higiênico na margem superior da máscara, para que ele absorva a umidade. No entanto, essa prática pode ser arriscada.

É importante também ressaltar que as máscaras são de uso individual e não podem ser compartilhadas. Além disso, existem diversos modelos, algumas menos e outras mais maleáveis. Para as óticas que estão de portas abertas, deve ser usada a FPP2; para o uso cotidiano, as de tecido são eficientes, desde que tenham duas camadas.

Como evitar que as lentes fiquem embaçadas?

Existem várias técnicas que têm viralizado na internet, e nós vamos mostrar o passo a passo de algumas delas!

Sabão seco

  1. Você vai precisar de uma barra de sabão neutro, seca, e de um lencinho de microfibra
  2. Passe o sabão nas lentes dos óculos, tanto na parte de dentro quanto de fora
  3. Por fim, é só limpar o excesso com o pano de microfibra

Água e sabão

  1. Lave as lentes de seus óculos em água corrente e sabão neutro líquido
  2. A água deve estar em temperatura ambiente, pois a água quente pode retirar camadas de tratamento das lentes
  3. Deixe os seus óculos secarem naturalmente

Micropore ou esparadrapo

  1. Você só vai precisar de uma tira de micropore ou esparadrapo
  2. Aplique a fita de modo que ela grude a máscara ao seu nariz. Assim, o ar não escapará por cima e não embaçará suas lentes.

Gostou das dicas? Então continue acompanhando a CECOP. Estamos trabalhando todos os dias para entregar conteúdo de qualidade e manter a nossa comunidade sempre informada sobre os últimos acontecimentos.

Temos também um programa de mentoria, em que você poderá conversar com o nosso Country Manager, Rafael Rodrigues, para traçar um plano de ação e preparar sua ótica para o momento que estamos vivendo. Se você é um de nossos associados, agende sua mentoria gratuitamente clicando aqui.

Conte conosco!

 

Aproveite para visitar as redes sociais da CECOP e manter-se atualizado com conteúdos exclusivos e notícias do Brasil e do mundo.

 

Comentários

Posts Relacionados

Inscreva-se para receber nossos conteúdos