Confira 4 tendências para o mercado ótico em 2021
Ano novo, vida nova e com ele chegam as mudanças de comportamento dos consumidores e as novas apostas para o mercado ótico. Em 2020 superamos desafios nunca antes imaginados, a resiliência foi a palavra-chave e a ressignificação nos fez alcançar a inovação que tanto buscamos.
A pandemia de Covid-19 não acabou, portanto, em 2021 continuaremos reinventando a maneira de oferecer produtos e serviços para não fecharmos as portas. Os e-commerces, o take away e as vitrines virtuais são algumas das principais direções que varejo ótico brasileiro seguirá.
A vida, os hábitos e meios de consumo passaram a ser digitais para evitar ao máximo o contato com outras pessoas e, consequentemente, a propagação do novo coronavírus. O comércio foi um dos segmentos que enxergou nesta transformação, diversos pontos positivos, e que mais se adaptou às novas necessidades.
Para auxiliar a sua ótica a acompanhar os rumos que 2021 nos trará, listamos quatro tendências que certamente farão parte do cotidiano profissional de óticos independentes de sucesso.
Prateleira Infinita
A Prateleira Infinita é um conceito omnichannel em que o varejista une o estoque da sua loja física com o da loja virtual com o objetivo de não deixar de vender por falta de produtos e, consequentemente, não frustrar as expectativas do consumidor, afinal, não ter o produto que o cliente deseja em sua ótica é uma situação ruim tanto para ele quanto para você.
Vamos supor, por exemplo, que a pessoa vá até a sua loja em busca de uma marca, modelo ou cor de óculos específica. Com a Prateleira Infinita, por mais que você não tenha o produto fisicamente no local, o vendedor poderá consultar a disponibilidade no estoque da loja virtual, efetuar a venda sob encomenda.
Esse modelo de negócios além de proporcionar a garantia de consumo, combate a ruptura do estoque, aumenta as opções e variedade de produtos, otimiza a logística e confere um diferencial expressivo no seu faturamento e na reputação do seu negócio.
Vendas Multicanais
Além da tradicional venda na loja, o novo varejo ótico passou a adotar vendas virtuais feitas por WhatsApp, sites ou até mesmo por meio das redes sociais. Para isso, todas as informações que o cliente necessita devem estar explicitas, como os produtos disponíveis na loja física, os preços, o sistema de envio e as condições de pagamento.
Esta estratégia, além conferir maior comodidade, rapidez e praticidade ao consumidor, pode ampliar o alcance do seu negócio para além do seu bairro, cidade ou estado, tornando assim, uma vantagem competitiva para a sua ótica e segura para o seu cliente.
Retirada na Loja ou Take Away
Caso o cliente opte por retirar a compra diretamente no seu estabelecimento ou você não tenha condições e infraestrutura para oferecer a entrega dos produtos, uma das alternativas é viabilizar o take away.
Para que tudo ocorra da melhor maneira possível, você também precisará conceder o catálogo de produtos para fazer a negociação online. Após o fechamento do pedido, basta informar ao consumidor a partir de quando ele poderá retirar o item adquirido.
Experiência do Cliente ou Customer Experience
O cliente deve ser o foco de todas as ações. Um bom atendimento é a principal premissa para o sucesso de qualquer negócio. No ambiente digital os esforços devem ser ainda mais concentrados, pois você deve garantir uma jornada de compra prática, eficaz e satisfatória, do começo ao pós-venda. Para isso, tenha um site atualizado, ágil, bem organizado e estruturado.
Ter o consumidor no centro ou como peça mais importante tem o poder de impulsionar a sua ótica, afinal, com um cliente satisfeito é a garantia de vendas futuras e de propaganda gratuita em suas redes ou grupos sociais. Por isso, fortaleça suas estratégias de relacionamento, pois o cuidado mostra o quanto você se importa, e isso é um diferencial e tanto.
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