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Como instruir o consumidor na aquisição de novas lentes?

O momento da compra de novos óculos é um muito esperado pelos consumidores e toda a experiência deve ser elevada ao máximo, até mesmo pensando na fidelização e aproximação com o cliente. Enquanto o relacionamento deve ser priorizado, para que a jornada de compra seja eficaz, recursos técnicos por parte das óticas também são levados em conta durante determinada aquisição.

Nesse sentido, tanto os donos quanto os vendedores precisam conhecer o produto que está sendo ofertado, sejam lentes oftálmicas, armações ou demais acessórios. Aliás, você já sabia que o primeiro, as soluções oftálmicas, representa mais de 60% do faturamento de uma ótica independente? Neste novo artigo do CECOP Com Você, exploramos tópicos fundamentais para seu estabelecimento conseguir instruir os clientes na aquisição de novas lentes, considerando pontos estratégicos para sua ótica. Confira!

Os hábitos de consumo são mutáveis

Ajudar seu consumidor vai além de apresentar opções diversificadas de vendas. É necessário conhecê-lo e saber o que ele espera quando busca sua ótica. Nem sempre os clientes são claros em suas solicitações e, por isso, as óticas que definem estratégias prévias conseguem se destacar perante as demais. Desenhar o perfil do comprador, contar com ajuda de parceiros especializados, ter fornecedores que agreguem valor e saber precificar seu produto são ações presentes de backoffice que impactam diretamente nas transações comerciais.

1) Entenda a necessidade do consumidor

Cada lente possui uma característica própria, o que faz com que não haja uma fórmula para que funcione em todos os clientes (sem levar em consideração o grau utilizado). Além de avaliar pontos relacionados à condição de saúde de cada olho, checando se o consumidor possui miopia, hipermetropia ou astigmatismo, por exemplo, também é necessário saber qual é a principal necessidade dele. Converse com ele para entender o direcionamento ideal, podendo ajudá-lo efetivamente.

2) Busque soluções complementares

A gestão independente é fundamental para que sua ótica consiga fazer as melhores escolhas de acordo com suas necessidades. Certamente, os impactos no consumidor podem ser vistos, o que influencia em sua jornada de compra. Por isso, procure soluções e aliados que apoiem sua estratégia. Com toda a modernidade do mercado ótico, laboratórios independentes se uniram para levar a melhor qualidade das lentes, com tecnologia de ponta. Com certeza, estes produtos serão a escolha ideal ao seu consumidor, bem como à sua ótica, uma vez que os negócios se convergem e possuem princípios semelhantes.

3) Coloque na balança questões relacionadas ao markup

A precificação das lentes e repasse ao consumidor também influenciam diretamente na escolha do item correto. Ao buscar soluções com markup inteligente para o seu negócio, essa escolha torna-se simplificada. Mas, claro, tenha em mente que o markup deve estar aliado à qualidade do produto ofertado. Muitas vezes, o barato sai caro tanto para sua ótica quanto para seu consumidor.

4) Conheça as diferenças existentes

Progressiva, ocupacional ou visão simples? Se você ainda não conhece esses termos, saiba que eles vão direcionar sua negociação com o cliente. Enquanto as lentes progressivas são as mais recomendadas e conhecidas pelo mercado, facilitando a adaptação do consumidor aos novos óculos e disponibilizando múltiplos pontos focais, as ocupacionais possuem dois campos de visão, direcionada a quem precisa de máximo desempenho para visão de perto e intermediária. Já as simples são indicadas para casos de miopia, hipermetropia ou astigmatismo. Não se esqueça desses termos!

5) Saiba que até mesmo a profissão pode influenciar

Você recomendaria uma lente de visão simples a um arquiteto, por exemplo? Sabendo que este profissional busca maximização na visão de perto, o ideal seria o uso de lentes ocupacionais. Por isso, retomando o primeiro tópico, conheça seu cliente e as necessidades dele. Se os óculos forem utilizados majoritariamente no ambiente de trabalho, com toda certeza a profissão dele impactará na escolha das lentes.

6) Fique por dentro das novidades do setor

O quão antenada sua ótica está em relação às novidades do mercado? Em um cenário cada vez mais competitivo, é fundamental que o empresário conheça as novas soluções que podem ajudar seus negócios e vendas. Uma delas são as Lentes ZOOM Creative Vision, marca global de lentes oftálmicas criada em uma parceria entre nove países. Pensada para inspirar o setor ótico em meio a um cenário tão desafiador, a ZOOM oferece solução colaborativa para aumentar a margem de vendas da sua ótica e uma série de diferenciais focados em rentabilidade, competitividade e distribuição.

 

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Gostou das dicas? Compartilhe essas ideias, coloque-as em prática e melhore a experiência de compra do seu cliente!
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