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Como aumentar o faturamento da sua ótica de modo estratégico?

Como já reforçamos em outros artigos e materiais exclusivos da CECOP, apesar de estar repleto de oportunidades e de ser um dos segmentos mais resilientes a crises na economia brasileira, o mercado ótico possui também desafios importantes que demandam dos empreendedores – sobretudo dos óticos independentes – estratégias, não só para vencer a concorrência das grandes redes, mas também para superar alguns gargalos do setor.

Como, por exemplo, lidar com a competição relacionada à venda de produtos falsificados que correspondem, em média, a 45% do faturamento do segmento ótico, de acordo com dados da ABIÓPTICA? Por sua vez, de que modo os empreendedores podem equilibrar a necessidade de liberdade e autonomia para o crescimento no setor, sem abdicar do suporte estratégico para vencer barreiras e conseguir maior poder de negociação com fornecedores?

Respondendo à primeira questão – da concorrência com grandes redes, mas também com um mercado informal, sem garantias e que, por isso, pode oferecer preços mais atrativos – temos de levar em conta dois fatores. O primeiro deles envolve a aplicação de ações voltadas para a potencialização do markup de sua ótica.

Aqui na CECOP, por exemplo, desenvolvemos um método focado no aumento exponencial e estratégico do markup de nossos associados. Como sabemos, o markup, de modo bastante objetivo, é um índice utilizado para a formação do preço de venda de um produto e que deve levar em conta, dentre outros pontos, o custo de unidade daquele mesmo item, despesas gerais, impostos, encargos, além, claro, da margem de lucro.

Tudo bem, mas como se dará esse aumento de markup na minha ótica? Você deve estar se perguntando. A resposta passa, antes de tudo, por um reposicionamento do foco de suas vendas.

De acordo com estudos da CECOP, um montante médio de 60% a 70% do faturamento das óticas advém da venda de lentes. Nesse sentido, concentrar seus esforços de venda naquele que é o elemento que gera maior rentabilidade para seu negócio é uma estratégia essencial para garantir resultados, mesmo em um momento de retração no fluxo de consumidores no varejo físico.

Para te auxiliar, a CECOP criou um projeto ousado e global, no qual colocamos toda nossa energia, conhecimento e networking para tirar ideias do papel e movê-las para as mãos dos empreendedores do Brasil e do mundo, levando em conta o contexto de diferentes cenários econômicos e oferecendo uma série de diferenciais focados em rentabilidade, competitividade e distribuição de lentes oftálmicas.

Ademais, é importante que sua ótica reforce valores relacionados à confiabilidade, qualidade e diversidade de portfólio, bem como suas garantias e invista ainda em um ótimo relacionamento com o cliente em campanhas de marketing, de modo que a segurança de comprar em uma ótica séria supere a concorrência desleal advinda da venda de produtos não originais – desafio este, como vimos acima, ainda presente no mercado.

A CECOP como aliada da jornada dos óticos independentes

Respondendo, por sua vez, a segunda questão exposta neste artigo – como manter a independência e ainda contar com suporte para o seu crescimento – esse caminho passa pela busca de novas alternativas em termos de modelo de negócio.

Nas comunidades de óticas independentes, por exemplo, você pode contar com networking de empreendedores que vivenciam desafios semelhantes do segmento; ter suporte de marketing; contar com descontos em produtos e outras estratégias para a potencialização de faturamento (cashback, markup inteligente e diversificação de portfólio) e até um nome de peso para competir no mercado – tudo isso, abrindo mão de taxas de royalties e tendo plena liberdade para escolher suas rotas de expansão.

Na CECOP, você terá esses e outra série de benefícios que só a maior comunidade global de óticas independentes pode oferecer. Temos mais de 1.200 empreendedores associados no Brasil e mais de 7.500 no mundo, disponibilizamos acesso a tecnologia, serviços, fornecedores e parceiros nacionais e internacionais que irão garantir a qualidade e a variedade de produtos que você e o seu público precisa.

E se você quer conhecer mais a CECOP e se aprofundar em um business case sobre nosso modelo de markup inteligente, não deixe de baixar nosso e-book gratuito e exclusivo sobre o tema, e bons negócios!

Markup inteligente

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