Como aplicar o smart business plan na gestão de sua ótica
O business plan ou plano de negócio envolve um conjunto de ações e indicadores adotados por um empreendedor para estruturar um negócio nos seus mais diversos departamentos: do marketing à gestão de clientes; do operacional ao planejamento financeiro da empresa.
No entanto, um erro muito comum dos empreendedores é achar que um plano de negócio se trata somente de um guia ou mapeamento utilizado para tirar um empreendimento do papel.
De fato, quando vamos iniciar um empresa, um plano de negócio é uma ferramenta crucial para definição dos objetivos, valores e da missão do empreendimento, bem como, para traçar uma primeira leitura dos seus concorrentes e do mercado como um todo; definir as primeiras etapas de um plano de marketing e estipular o modelo de gestão que você irá adotar.
Todavia, conforme veremos a seguir, o business plan é um instrumento de uso contínuo que deve ser constantemente aprimorado e que serve, principalmente, para auxiliar o empreendedor a tomar decisões que beneficiem o fortalecimento do seu negócio, definindo objetivos viáveis, gerenciando os obstáculos e os riscos comuns a qualquer jornada empreendedora.
Essa visão contínua e dinâmica eleva o business plan como uma base estratégica e inteligente – daí o conceito de smart business plan adotado pela CECOP – que, sem dúvidas, pode apoiá-lo no crescimento de sua ótica.
Os eixos estratégicos do Smart Business Plan
É preciso ter em mente que um plano de negócios inteligente leva em conta algumas etapas que devem ser analisadas com atenção pelo empreendedor. No modelo adotado pela CECOP, consideramos 5 pontos principais:
- O eixo financeiro: que envolve a adoção de ações para equilibrar e potencializar as finanças de sua ótica;
- O eixo estratégico: diz respeito ao estudo do mercado ótico, seus desafios e tendências de modo que seu negócio fortaleça diferenciais competitivos;
- Os eixos do cliente e da comunicação: aplicação de estratégias voltadas para a experiência do cliente e marketing;
- Os eixos operacional e de gestão de equipes: envolve o alinhamento de objetivos e treinamentos de seus colaboradores, além da estruturação de metodologias para um bom funcionamento de sua operação.
Naturalmente, aplicar todas essas etapas não é algo que se transcorre do dia para a noite.
Pensando nisso, levando em conta o cenário atual do mercado e reforçando nosso compromisso de auxiliar as óticas independentes a crescer, a CECOP lançou o Programa Smart Business Plan, que oferece uma consultoria especializada e 100% online para as óticas independentes, focada em cada um dos eixos aqui apresentados e indo além, ao propiciar uma visão integral do negócio para os empreendedores ópticos, por meio da análise de dados e da apresentação de estratégias para gestão de recursos humanos, experiência do cliente e transformação digital.
Em nosso e-book – Smart Business Plan: Uma ferramenta indispensável para a retomada do crescimento de sua ótica – abordamos com mais detalhes as vantagens desse programa exclusivo e como aplicá-lo em sua ótica. Sem dúvidas, ele irá contribuir com a otimização de seus conhecimentos gerenciais, tendo-se em vista uma jornada de sucesso de longo prazo!