5 vantagens competitivas do mercado ótico para novos empreendedores
Você sabia que empreender é o sonho de 6 em cada 10 brasileiros? Esse índice foi divulgado pela pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) é uma das provas que o espírito empreendedor move o país e segue sendo um dos principais fatores de fortalecimento da nossa economia.
Ao mesmo tempo, para ter sucesso no ambiente de negócios brasileiro, é fundamental que os novos empreendedores estudem tendências e acompanhem os setores mais fortes do mercado brasileiro, de modo que aumentem suas chances de crescimento dentro de um cenário bastante concorrido – só nos primeiros 8 meses do ano passado mais de 2,7 milhões de novos empreendimentos foram abertos no país.
Pensando nisso, neste artigo, destacamos as vantagens competitivas e porque vale a pena, para um novo empreendedor, investir no mercado ótico. Boa leitura!
1. Solidez do mercado ótico
O primeiro fator é a solidez do mercado: mesmo em contextos de crise econômica, via de regra, o setor ótico demonstra muita resiliência, sendo uma fonte potencial de oportunidades para os empreendedores que desejam crescer com sustentabilidade financeira.
Isso ocorre devido a diferentes razões, sendo uma das principais o fato de que o segmento ótico une, ao mesmo tempo, uma necessidade de saúde visual e, concomitantemente, o desejo da população por novidades e pela moda, exemplificado, sobretudo, no interesse por inovações em óculos solares.
2. Alta demanda
Nessa mesma linha, a necessidade por tratamentos óticos, lentes e armações não para de crescer no Brasil e no mundo, em virtude de questões como a expansão do uso contínuo de dispositivos eletrônicos. Um estudo recente apontou, por exemplo, um crescimento de 36,2% nos índices de miopia ao redor do mundo.
O dado caminha em conjunto com uma análise da Organização Mundial de Saúde (OMS), o qual prevê que, até 2050, aproximadamente metade da população global irá precisar usar óculos ou lentes, em virtude de fatores ambientais como o aumento do uso de dispositivos eletrônicos.
3. Novos modelos de negócio
Do ponto de vista econômico, o mercado ótico oferece atualmente novos modelos de negócio que aumentam a possibilidade de crescimento dos novos empreendedores e atualizam o modelo de franquias, permitindo que eles contem tanto com o suporte de uma marca consolidada, quanto com liberdade para crescer e ampliar seu faturamento.
Um exemplo nesse sentido é o das Óticas ZOOM, bandeira criada pela CECOP que oferece apoio estratégico para o sucesso dos novos empreendedores e que, só no Brasil, auxilia nossas óticas associadas a gerarem, aproximadamente, R$ 1 bilhão em vendas de artigos óticos.
4. Lucratividade
Aliado ao lançamento de novos modelos de negócio, a CECOP apoia todos os membros de nossa comunidade de óticas independentes a ampliarem seu faturamento por meio de estratégias assertivas, como o aumento de markup via venda de lentes oftálmicas, descontos na compra de fornecedores parceiros e um programa exclusivo de cashback.
5. Possibilidade de crescer com independência
Com tudo isso, o empreendedor ótico, certamente, abre novas rotas de expansão – e tudo isso, sem abrir mão de sua independência que o motivou a iniciar uma jornada empreendedora.
Assim, se você sonha em empreender em 2024, conheça os planos da CECOP – maior comunidade de óticas independentes do mundo – e conte conosco para impulsionar seu crescimento em um setor cheio de oportunidades.
Bons negócios neste ano que se inicia!