Acompanhe notícias da CECOP e do setor ótico

[CECOP Talks] Proporcionar serviços consultivos de qualidade é o foco da Óptica by Claudia

Fundada em 2019, a Óptica by Claudia traz o conhecimento de suas proprietárias em serviços consultivos de qualidade. Muito além de apenas comercializarem óculos, a empresa realiza uma consultoria de ponta a ponta, apoiando a jornada do cliente como um todo. Oferecendo conforto visual por meio de um atendimento técnico e personalizado, o empreendimento fica localizado em Resende, no Rio de Janeiro. Conversamos com a Claudia Silva Alves, técnica responsável pela Óptica by Claudia e uma das proprietárias, que contou como a empresa realiza sua gestão, quais as vantagens de ofertar as Lentes ZOOM e o próximo plano da CECOP para o qual a ótica migrará.

Em entrevista exclusiva ao CECOP Talks, Claudia falou sobre a rentabilidade da loja, o período de pandemia e como buscou se reinventar. “No começo, foi um pouco complicado para fazer os ajustes, mas depois vi que existiam outros canais de vendas e com o auxílio de conteúdos que a CECOP disponibilizava, passei a olhar para outro horizonte. Hoje, a ótica é dentro de casa. Não sinto mais esse impacto de os clientes não virem até a minha loja, pois eu que vou até o cliente”, contou. Confira!

 

CECOP Brasil: Poderia nos contar a história da Óptica by Claudia? Em que região está presente atualmente?

Claudia Silva Alves: A by Claudia está situada no sul fluminense, no interior do estado do Rio de Janeiro. Vim da capital e optei por ter uma loja pequena no interior, mais próxima da minha família, para ficar mais perto do meu filho. A by Claudia nasceu do seguinte ponto: busquei construir uma ótica pequena, para ser mais consultora do que vendedora. A ideia é oferecer produtos tanto de lentes quanto armação, mas de forma consultiva. Oriento as pessoas ao que elas precisam usar. A ideia da by Claudia, que nasceu em Resende, foi estruturada com essa visão.

 

C: Quando conheceu a CECOP e como está sendo essa parceria?

Claudia: Assim que abri a loja conheci a CECOP, por meio de um representante da Luxottica, que pontuou que seria interessante ter essa parceria. Na época, não conhecia, entrei no site e fui vendo que seria, realmente, uma grande parceira para mim. Tanto nos fornecedores de armação, produtos com os quais eu comecei, e de lentes na sequência. A parceria foi extremamente importante para esse crescimento da empresa, pelos produtos e parceiros que temos. A CECOP me ofereceu, dentro da plataforma, diferentes formas de pagamentos, armações, e depois tive acesso ao curso de Gestão de Negócios e Inovação, junto à FIA, que foi fundamental.

A CECOP me ajudou muito em todas as fases do crescimento da empresa, porque abrimos em 2019 e, em 2020, veio a pandemia. A CECOP foi essencial para a segurança do negócio como um todo.

 

C: Como você avalia a independência que possui para tomar suas próprias decisões e qual é a importância de se trabalhar com serviços consultivos?

Claudia: A CECOP dá o suporte para você colocar a sua personalidade no negócio, não perdemos a identidade. A Óptica by Claudia é uma ótica de consultoria, prestamos serviços consultivos aos nossos clientes, que compram produtos assertivos de acordo com suas necessidades. O que acontece: eu contando com a CECOP não preciso me engessar, ela me deixa com bastante liberdade para trabalhar em todos os sentidos.

Em todos os produtos que ela me oferta, no sentido dos distribuidores, as Lentes ZOOM, para mim, está sendo excelente. Não perco minha personalidade, meus clientes são atendidos pela Claudia, e a CECOP é minha estrutura por trás, a base. Não tenho como negar que a CECOP é uma parceira importantíssima na criação da by Claudia.

 

C: Quais são as suas percepções sobre as Lentes ZOOM e como está sendo a recepção por parte dos clientes até o momento?

Claudia: Começamos a comercializar assim que fomos apresentados. No início, o plano que contratamos era o mais básico e não tínhamos acesso às Lentes ZOOM. Depois, como temos canal direto com a CECOP (nosso relacionamento é muito fácil e direto), fomos apresentados ao outro plano que nos dava acesso às lentes. Migrei para esse plano e, com isso, as Lentes ZOOM entraram na minha loja e fizeram uma grande diferença.

Conseguimos entregar uma lente digital, a mesma tecnologia dos outros grandes players com um valor bom, markup excelente e bem acessível, que nos traz uma lucratividade muito grande. As Lentes ZOOM nos proporcionam uma rentabilidade melhor e não perdemos qualidade do produto ao consumidor, tendo essa tecnologia que é utilizada para fabricação das lentes. Os clientes gostaram muito, a adaptação foi muito fácil. Aprovamos e gostamos de trabalhar com ZOOM.

 

C: Por que trabalhar em parceria com a CECOP e quais os principais benefícios que você encontra na sua rotina?

Claudia: O que a CECOP faz para o empresário? Ela dá o suporte. Você não precisa se preocupar muito com a sua gestão, apenas com a forma que ela será feita. A CECOP te dá um embasamento, uma estrutura tecnológica, a abertura aos grandes players. Não perdemos a qualidade das armações, por exemplo, pois temos acesso aos grandes fabricantes. Temos também a base de comercializar apenas uma lente digital que conseguimos ter a lucratividade. O conhecimento obtido por meio dos cursos ajuda nesse pilar da gestão dos negócios. Estamos migrando para outro plano, o Gestão & Crescimento, que disponibiliza o Smart Business Plan, para potencializar nossa gestão. A CECOP faz com que a ótica saia da “mesmice” e dê um salto para um patamar melhor, indo para o digital, acompanhando as tendências do mercado. Ajuda o empresário a expandir seus horizontes.

 

C: Sobre o período de pandemia, como foi para a Óptica by Claudia no começo e como está sendo agora?

Claudia: Foi bem difícil no começo. Como eu estava no curso com a FIA, que a CECOP já havia iniciado, foi exposto que dava para fazer a ótica virar digital e não perder negócios. A CECOP, nessa parte, ajudou bastante a digitalizar minha loja. No começo, foi um pouco complicado para fazer os ajustes, mas depois vi que existiam outros canais de vendas e com o auxílio de conteúdos que a CECOP disponibilizava, me ajudou bastante a olhar para outro horizonte.

Hoje, a ótica é dentro de casa. Não sinto mais esse impacto de os clientes não virem até a minha loja, pois eu que vou até o cliente, graças, também, a ajuda dos conteúdos que foram proporcionados.

 

C: Gostaria de destacar outra informação?

Claudia: A força da união dessa comunidade que a CECOP fez foi de extrema importância para o momento o qual estamos. Se os óticos se unirem mais, acredito que conseguiremos uma grande força para poder enfrentar essa situação que o Brasil está passando e não sabemos como vai ser. É de uma grande ajuda sermos unidos. E termos ferramentas e contar com uma estrutura na qual possa nos ajudar a enfrentar isso.

Fique de olho nas nossas redes sociais para se manter por dentro de todos os nossos conteúdos, soluções e novidades do mercado ótico!

 

Comentários

Posts Relacionados

Inscreva-se para receber nossos conteúdos