Acompanhe notícias da CECOP e do setor ótico

[CECOP Talks] Óptica Sigma destaca a importância da comunidade ótica independente

Localizada em um famoso bairro da cidade de São Paulo, a Óptica Sigma possui mais de nove anos de presença no mercado, sendo comandada por Neyde Silveira, Proprietária e Optometrista, junto à sua família. O estabelecimento nasceu a partir de um grande sonho e, logo no início, passou a contar com o apoio da CECOP. Conversamos com a Neyde sobre a importância da comunidade ótica independente, bem como a autonomia e liberdade de gestão.

Atuando de forma mais técnica, o cuidado com a saúde visual é o foco da loja. “Trabalhamos muito essa parte mais humana da visão. E, ao longo desse tempo, temos nos aperfeiçoado na área da saúde ocular. Aqui, oferecemos consultorias no atendimento e levamos todo nosso conhecimento para o cliente. Afinal, eles acabam tendo mais liberdade de esclarecer as dúvidas conosco do que no consultório”, comentou Neyde. Confira!

 

CECOP Brasil: Poderia nos contar a história da Óptica Sigma? Há quando tempo o empreendimento está no mercado e quem está à frente dos negócios?

Neyde Silveira: A Óptica Sigma foi a realização de um sonho. Estou no mercado há mais de 30 anos e sempre foi um sonho ter o meu próprio negócio. Uma meta de vida. Em 2012, tivemos uma crise no setor industrial e meu esposo, que trabalhava nesta área, teve de sair. Acreditamos que aquele momento era propício para a realização desse sonho e juntamos a nossa experiencia ao longo dos anos para adquirirmos a Óptica Sigma. Estamos localizados em Pinheiros, no que defino como o “point das óticas”, pois, aqui, tem várias lojas espalhadas por dois quarteirões, desde óticas independentes até as óticas de redes.

 

C: Como se deu o contato inicial com a CECOP?

Neyde: A nossa ótica é familiar e sempre buscamos investir em nosso capital humano. Nossos clientes são atendidos individualmente, sempre com muito cuidado e atenção por toda a nossa equipe. E, quando conhecemos a CECOP, bem no início da loja, gostamos muito dos planos e das vantagens proporcionadas, como ter uma parceria e fazer parte de um grupo de óticos independentes.

Estamos inseridos em um mercado extremamente competitivo. Ter vantagens exclusivas e oferecer maior segurança na oferta do produto é um grande desafio. E a CECOP nos trouxe essa oportunidade. Nos associamos ainda em 2012 e, desde então, temos aproveitado os vários recursos que a CECOP nos oferece, como, por exemplo, compras com algumas vantagens, descontos e retorno de investimento.

Acompanhamos o crescimento da CECOP ao longo dos anos, tanto em número de associados quanto de marcas. Com essa expansão, tivemos ainda mais vantagens e isso é um grande diferencial para nós. Enquanto óticas independentes, continuamos competindo no mercado com segurança, honestidade e produtos de excelência.

Na Ótica Sigma, trabalhamos basicamente com esse grupo de compras. Além disso, tem os portfólios e as feiras que a CECOP promove e nos incentiva a participar. O curso realizado junto à FIA foi muito enriquecedor; uma das melhores experiências que vivi. Assim que iniciamos o curso, começou a pandemia. Então, ele agregou muito, trouxe inúmeras ideias e compartilhávamos com os professores e colegas as nossas experiências. Naquele momento de incertezas que estávamos vivendo, colocamos em prática tudo o que estávamos aprendendo.

Outra questão que estamos explorando e pretendemos nos aprofundar ainda mais é a área de Marketing, para termos acesso ao material visual e podermos trabalhar com panfletos e disparos nas redes.

 

C: Quando a Óptica Sigma conheceu as Lentes ZOOM e como está sendo a experiência com as vendas?

Neyde: Conhecemos as Lentes Zoom no começo da pandemia e, de imediato, gostei do produto, principalmente pela qualidade. Experimentei as lentes para sentir o material, o desenho e a proposta. Também comecei a testar com alguns clientes em potencial. Diante dos resultados, deixei de usar algumas lentes e passei a usar ZOOM e, até o momento, tem sido muito satisfatório.

Migrei de plano para conseguir trabalhar com as Lentes ZOOM. A solução é de excelente qualidade e tem um desenho sofisticado que me dá segurança para trabalhar com preço competitivo, mantendo a qualidade para o cliente. E, com todas essas vantagens proporcionadas pela CECOP, não fico presa a campanhas de determinadas marcas, ou seja, tenho uma liberdade maior para trabalhar sem estar atrelada a mesma receita que determinado produto rende. Assim, monto dentro da minha ótica a campanha mais eficaz para cada perfil de cliente.

Para a Óptica Sigma, as Lentes ZOOM vieram para ajudar a conquistar mais clientes de forma mais assertiva. Elas chegaram em um período difícil, no início da pandemia, e eu avaliei que aquele momento era o ideal para investirmos em um produto inovador. Hoje, colhemos os resultados desse investimento, pois, em média, 80% das vendas são multifocais da ZOOM. Estou muito satisfeita com o resultado e super indico o produto.

 

C: Para vocês, como é a experiência de trabalhar de forma 100% independente, mas tendo o suporte da CECOP e da comunidade de óticas independentes?

Neyde: Essa autonomia é muito importante. Tenho uma dificuldade de estar presa a qualquer tipo de “cartilha”. O meu cliente chega aqui e espera que eu ofereça o que há de melhor para ele. Então, nunca estive à vontade para trabalhar exclusivamente com determinada lente ou produto de uma empresa pré-definida. Acredito que as pessoas são individuais, têm suas necessidades específicas e eu prezo muito por essa liberdade de estudar individualmente cada necessidade do cliente e ter essa autonomia de oferecer aquilo que ele realmente precisa. A liberdade que a CECOP nos oferece, de poder estar dentro de um grupo, com cada empreendedor oferecendo aquilo que é mais eficaz para seu cliente, é muito importante. Eu não abro mão.

Qualquer coisa que venha engessada para que todos sigam acredito que não funciona da melhor forma, porque somos pessoas independentes, individuais e com necessidades particulares. E a CECOP me oferece essa autonomia, com vários produtos e parceiros para que eu escolha o que é mais estratégico para minha ótica.

 

C: De todo o serviço prestado pela CECOP, qual seria a principal vantagem que a Óptica Sigma destaca?

Neyde: A questão da assessoria é muito importante. Estamos vivendo tempos difíceis e ter esse olhar mais político do negócio é essencial. Percebo que a CECOP também tem esse feeling de direcionar e assessorar os clientes.

 

C: Sobre o período de pandemia, como foi no começo e como está sendo agora?

Neyde: Felizmente, está dando tudo certo. Costumo dizer que não posso reclamar. Vi muitos colegas encerrando as atividades, mas estamos conseguindo sobreviver a esse período. E, mesmo no começo, fechamos por 15 dias. Aqui na Ótica Sigma temos uma comunicação bem próxima e, nesse período, mantivemos contato com os clientes pelas redes sociais, como WhatsApp e Facebook. Não esquecemos do cliente. Mesmo fechado, continuamos entrando em contato e nos colocando à disposição.

O nosso bairro foi muito afetado pela pandemia e grande parte dos negócios ainda não abriu. A Ótica Sigma fidelizou os clientes graças ao nosso trabalho estratégico. Apesar das dificuldades, adaptamos o nosso trabalho e o cliente, sempre que precisa, entra em contato. Estamos frequentemente nos comunicando com nosso público e acredito que a comunicação é essencial.

Apesar das dificuldades do momento atual, percebo que agora as pessoas estão se valorizando e cuidando mais. Elas querem se presentear com os melhores produtos e se cuidar mais. E, do nosso lado, temos a obrigação de oferecer ao público as melhores soluções, que vão proporcionar ao consumidor uma ótima experiência.

 

C: Gostaria de destacar outra informação?

Neyde: Gostaria de destacar que a Óptica Sigma trabalha mais a parte técnica em detrimento da fashion. O cuidado com a saúde visual é o nosso foco. Penso que aqui é o complemento do consultório. Muitas pessoas chegam em nossa ótica cheias de dúvidas e esclarecemos todas elas, seja patológica ou técnica. Trabalhamos muito essa parte mais humana da visão. E, ao longo desse tempo, temos nos aperfeiçoado na área da saúde ocular. Aqui, oferecemos consultorias no atendimento e levamos todo nosso conhecimento para o cliente. Afinal, eles acabam tendo mais liberdade de esclarecer as dúvidas conosco do que no consultório.

Tenho pós-graduação em Reabilitação Visual com ênfase em Ortóptica e em Neuro – Reabilitação Visual. A terapia visual é outra linha que queremos traçar esse perfil para tratamento, porque não é tudo que os óculos conseguem resolver. Existe algumas limitações em determinadas áreas que mesmo uma boa lente não conseguirá corrigir completamente. E a linha da terapia virtual começa a oferecer saúde visual antes de o problema aparecer. Vamos começar a trabalhar isso.

 

Fique de olho nas nossas redes sociais para se manter por dentro de todos os nossos conteúdos, soluções e novidades do mercado ótico!

 

Comentários

Posts Relacionados

Inscreva-se para receber nossos conteúdos