[CECOP Talks] Óptica Bosque fala sobre a importância de conhecer seu negócio por completo

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Ana Cristina e Arthur Machado são proprietários da Óptica Bosque, empreendimento independente localizado em São Paulo, presente no mercado há 24 anos. A gestão da loja é inteiramente familiar e, cada vez mais, inovações são trazidas pelos donos para elevar a experiência do cliente. Além de investirem em cursos profissionalizantes e técnicos, agora, a Óptica Bosque passa a ofertar a novidade lançada pela CECOP, as Lentes Zoom.

Conversamos com a Ana e o Arthur, que contaram como esse projeto está agregando valor na loja. Além disso, também pontuaram a importância de ter a CECOP como parceira e como a relação de confiança com os produtos que são comercializados é importante para potencializar os negócios. “Temos a liberdade de trabalhar com quem confiamos. Isso faz muita diferença na hora de vender para o cliente, pois você passa muito mais informação e segurança”, explicou Arthur. Confira!

 

CECOP Brasil: Por favor, nos conte a história e origens da Óptica Bosque.

Ana Cristina Machado: A Óptica Bosque foi criada em 1996 e quem fundou foi o meu pai. Após alguns anos, eu fui também trabalhar na loja e gostei muito. Depois, o Arthur passou a nos apoiar, ele cresceu na ótica. Somos um empreendimento familiar, uma loja de bairro. Já estamos atendendo a terceira geração dos clientes. Começamos com os pais, depois vieram os filhos e agora os netos.

Arthur Machado: O que tem de diferencial em nossa loja é que prezamos muito por questões técnicas. Acreditamos que esse é o ponto que o meu avô deixou de legado, porque a ótica não envolve apenas questões de estética.  Precisamos aliar os dois. E até mesmo por esse motivo conseguimos fidelizar bem nossos clientes, já que somos formados em técnico ótico e temos todo esse conhecimento para realizar o atendimento.

 

C: Como conheceram a CECOP e qual era o cenário do estabelecimento na época?

Ana: Recebemos um e-mail falando sobre a CECOP e começamos a nos interessar, até o momento em que eu entrei em contato.

Arthur: Recebemos o e-mail em 2018 e, à princípio, pensamos que fosse apenas um clube de compras. Não tínhamos noção da dimensão da CECOP e de todos os serviços que são ofertados. Nos interessamos por conta das vantagens, descontos, atendimento e, principalmente, porque a CECOP poderia nos ajudar a conseguir ter acesso às grifes de armação. Até então, havia muita diferença de atendimento com as óticas pequenas, como a nossa, e inclusive as formas de pagamento não nos ajudavam a ter acesso às marcas. Após a parceria com a CECOP, esse cenário mudou completamente. Construímos a loja sem nenhuma marca, pois o atendimento não nos favorecia, e com a CECOP passamos a ter acesso a outra parcela do mundo ótico. Isso mudou a nossa loja.

 

C: Como vocês se sentem tendo essa independência, já que, mesmo contando com a CECOP como parceira, ainda possuem liberdade para tomar as próprias decisões?

Ana: Isso é ótimo, porque nunca quisemos nos associar às lojas de redes.  Existem óticas independentes que acabam migrando para redes grandes, mas nunca desejamos isso por conta da facilidade de gestão.  Sempre gostamos de trabalhar do nosso jeito, com o nosso atendimento que é bem diferenciado. Com a CECOP, isso só veio confirmar que podemos, realmente, ser uma ótica independente, mas com todo suporte estratégico.

Arthur: Um ponto importante para nós é que se você avalia uma franquia, por exemplo, ela já tem acordos com laboratórios e com algumas marcas. Precisa-se trabalhar, muitas vezes, com produtos que você não acredita ou que você não gosta. Agora, sendo independente, criamos o nosso mix de produtos. Trabalhamos com o que, de fato, acreditamos. Temos o número de laboratórios que desejamos, trabalhamos somente com as armações que selecionamos. Temos a liberdade de trabalhar com quem confiamos. Isso faz muita diferença na hora de vender para o cliente, pois você passa muito mais informação e segurança. Acreditamos em cada produto que vendemos, sejam eles armações ou lentes, por exemplo. Faz total diferença.

 

C: Como está sendo o cenário com as Lentes Zoom?

Arthur: Estamos vendendo com segurança e está sendo muito bom para nós. A lente é de alta qualidade, então tem sido de fácil aceitação. Antes de começarmos a vender para o consumidor, fizemos uma lente para teste da Ana Cristina. Vimos que a qualidade era boa e no dia seguinte já começamos a disponibilizar na loja

Ana: A partir daí passamos a ouvir isso dos clientes, que falaram que o produto é diferente e tem qualidade.

 

C: Quais os benefícios que enxergam desta parceria com a CECOP?

Arthur: A oportunidade que nos proporcionam, de termos a liberdade de trabalhar da nossa forma. Pela estrutura que levam ao mercado de ótica, como, por exemplo, o curso que trouxeram específico para óticas – vem da Europa e não tinha algo parecido no Brasil. Aliás, o ramo de ótica no país ainda é precário. Pode-se até jogar nas ferramentas de busca termos técnicos de óticas que não se acha quase nada. A própria ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)  de ótica é muito recente. E a CECOP está trazendo uma nova estrutura para isso. Cursos, palestras, produção de conteúdo, informação. Também abriu novas oportunidades com o lançamento das lentes.

Ana: Nos sentimos mais inclusos e temos mais segurança e subsídio para trabalhar, seja em relação aos valores ou às oportunidades que aparecem. Além disso, também tem o próprio contato com a CECOP. A questão dos e-Books que são disponibilizados é de uma ajuda enorme. Como o Arthur falou, não encontrávamos isso.

 

C: Gostariam de destacar outro ponto?

Ana: O que é muito bacana por parte da CECOP e que fez muita diferença é essa interação. Os encontros com outras óticas, cursos e eventos são muito bons. É uma troca que fortalece o nosso negócio.

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