[CECOP Talks] Mariana Marson avalia a importância do marketing no varejo ótico

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Para um negócio completamente independente, contar com estratégias de marketing consolidadas é fundamental, agregando valor ao dia a dia da empresa. No caso do varejo ótico, essa área demonstra sua relevância em cada estratégia definida e aplicada pelos estabelecimentos que operam de forma autônoma. Em uma entrevista exclusiva com a Mariana Marson, Gerente de Marketing da CECOP Brasil, levantamos questões sobre o marketing que devem fazer parte da rotina corporativa da ótica e, além disso, falamos sobre as vantagens de aderir à bandeira independente ZOOM.

A Mariana é a executiva responsável pelas campanhas de marketing da CECOP e possui ampla expertise na área de comunicação. Também é embaixadora da Missão, Visão e Valores da CECOP no Brasil. “O marketing é o coração de qualquer negócio, principalmente para as óticas independentes, e envolve planejamento e estratégias que ajudam a ótica a entender melhor os seus clientes, oferecendo os produtos e serviços corretos para cada necessidade. O cenário atual exige cada vez mais proximidade do consumidor, por isso, gerar valor e construir relacionamento entre a ótica e o seu público se tornou essencial para a conquista e fidelização de clientes”, contou. Confira!

 

CECOP Brasil: Embora seja um modelo tradicional no mercado, as franquias acabam apresentando um custo de adesão elevado e, muitas vezes, inacessível para o pequeno empreendedor. Quais são os diferenciais das Óticas ZOOM em relação a este ponto?

Mariana Marson: As Óticas ZOOM nasceram na contramão das franquias, um conceito totalmente independente de verdade e inovador que empodera o empresário ótico por meio de serviços, além de permitir que ele obtenha rentabilidade superior e possa traçar uma jornada de sucesso.

Com um aporte inicial de R$ 15.000,00 o empresário ótico tem acesso ao manual de identidade visual, Guideline de Loja e demais orientações para começar a usar, o quanto antes, a bandeira das Óticas ZOOM. E o melhor de tudo: sem precisar pagar royalties mensais que comprometerão boa parte de seu faturamento e ainda poder empreender com total independência, sem abrir mão do suporte estratégico para o seu crescimento, com a bandeira de uma marca reconhecida internacionalmente.

C: Qual é a importância de ter estratégias de marketing ativas e consolidadas no mercado? Pensando nas óticas independentes, por que apostar nessa área?

Mariana: O marketing é o coração de qualquer negócio, principalmente para as óticas independentes, e envolve planejamento e estratégias que ajudam a ótica a entender melhor os seus clientes, oferecendo os produtos e serviços corretos para cada necessidade.

O cenário atual exige cada vez mais proximidade do consumidor, por isso, gerar valor e construir relacionamento entre a ótica e o seu público se tornou essencial para a conquista e fidelização de clientes, especialmente para a ótica independente, que consegue oferecer um atendimento dedicado e exclusivo, tendo a fidelização como principal ponto forte. O ótico que ainda não percebeu isso está fadado a ficar de fora do mercado, ou cair no esquecimento.

 

C: Ainda sobre o marketing, como a CECOP pode ajudar as óticas independentes? O empresário que aderir à bandeira ZOOM também tem acesso às campanhas e planejamentos de marketing?

Mariana: Sim, o empresário ótico tem acesso a um conjunto de ações de marketing e campanhas promocionais que impulsionam o posicionamento de mercado da ótica, incluindo programas com influenciadores, design gráfico ilimitado e ações estratégicas para se destacar no âmbito físico e digital.

E, ainda, conta com mentoria exclusiva com especialistas de marketing e comunicação, que orientam sobre as melhores práticas e ajudam o empresário na tomada de decisões, e acesso a um grupo de networking integrado para ter acesso a insights, estratégias para superar desafios. Temos, também, cursos e capacitação que auxiliam no desenvolvimento e formação do empreendedor.

 

C: Nas Óticas ZOOM, existe o pagamento de royalties? Como funciona essa questão?

Mariana: Não, as Óticas ZOOM não cobram royalties, tampouco fundo de marketing no primeiro ano de operação. O associado paga apenas uma mensalidade de R$ 995,00 e, em troca, tem acesso a um mix de ferramentas de gestão e informação que o ajudam a se profissionalizar e a gerir melhor a ótica.

Com essa estratégia mostramos que é possível ser uma ótica independente, pertencer a uma bandeira única e global e, ao mesmo tempo, colher vantagens e gerar resultados positivos em meio a um mercado cada vez mais competitivo.

 

C: Gostaria de destacar outra informação?

Mariana: A Óticas ZOOM têm um perfil de investidor muito arrojado, procuramos pessoas que buscam um parceiro estratégico para seu crescimento e quer manter sua independência para tomada de decisão no seu negócio, além de ser colaborativo, que esteja interessado em acessar e compartilhar insights em prol da evolução da ótica e tenha mentalidade de liderança, que querem abraçar uma marca reconhecida internacionalmente. Acompanhe nossas redes sociais:

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