[CECOP Talks] Kering Eyewear fala sobre fortalecimento e expansão a marca
A Kering Eyewear nasceu na região italiana de Veneto e, ao longo dos anos, expandiu sua presença globalmente. Hoje, a empresa atende a mais de 20 mil clientes e 35 mil lojas, em mais de 115 países e opera diretamente em cerca de 28 mercados, por meio de 16 subsidiárias. Conversamos com Paolo Diamante, Head da Kering Eyewear na América Latina, sobre estratégias e o mercado ótico, considerando o reposicionamento no Brasil de uma marca famosa: a Puma.
Paolo disse ao CECOP Talks que a Kering está muito entusiasmada com o processo de reposicionamento e contou, ainda, que “estamos fazendo algo nunca feito no mercado, combinando o melhor em produto e distribuição com o trabalho diário e o empenho dos óticos independentes. Estamos confiantes de que a Puma Eyewear pode garantir a todos os associados do CECOP a marca perfeita em termos de equilíbrio entre altas rotações e sustentação, e, definitivamente, esperamos comemorar os resultados deste projeto”. Confira!
CECOP Brasil: Em quais países a Kering Eyewear opera atualmente e quais são as origens da empresa?
Paolo Diamante: A Kering Eyewear nasceu da visão vanguardista de nosso Presidente e CEO, Sr. Vedovotto, e seu primeiro escritório e sede foi, e ainda é, em Padova, na região italiana de Veneto, conhecida internacionalmente por sua expertise na indústria ótica. A partir daí, expandiu sua presença globalmente, atendendo agora a mais de 20 mil clientes e 35 mil lojas, em mais de 115 países e operando diretamente em cerca de 28 mercados, por meio de 16 subsidiárias. Essa presença global é caracterizada por uma rede de distribuidores altamente seleta, compatível com a missão e a estratégia de longo prazo da empresa, que consiste em ser a única companhia de óculos na indústria de luxo.
C: A Puma é uma marca conhecida em diferentes áreas. Pensando no mercado ótico, quais estratégias vocês estão trabalhando atualmente e qual o principal público-alvo que a Kering almeja?
Paolo: A Puma Eyewear está, atualmente, se concentrando em três objetivos principais: consolidar o core business ótico, fortalecer a relevância e o alcance comercial de nossa oferta de óculos de sol, e buscar oportunidades comerciais em mercados estratégicos, como o Brasil. Ao passo que a Puma Eyewear tem um público muito amplo e diversificado em termos de idade e culturas, definitivamente visamos os consumidores com um estilo de vida ativo, que procuram armações modernas e para o dia a dia, mas com preços justos. Nossa coleção eyewear incorpora totalmente o DNA da marca, e este tem sido o ingrediente secreto que fez a Puma Eyewear tão popular no mercado ao longo desses anos.
C: Como está sendo o processo de reposicionamento da Puma no Brasil?
Paolo: Estamos muito satisfeitos com o atual processo de reposicionamento da marca no mercado. A Puma está vivendo um momento de impulsionamento no Brasil graças à nossa parceria com o Neymar e nossa coleção atual de óculos, que nunca foi tão competitiva em termos de design, posicionamento de preço, combinação de materiais e conceitos.
C: Como a parceria entre a Kering, CECOP e Protus Group vai fortalecer o nome da Puma no mercado ótico? Na sua opinião, qual a importância de contar com essas empresas para fortalecer a Puma no Brasil?
Paolo: Acreditamos que essa parceria irá gerar um grande valor para todos os envolvidos: Puma Eyewear, Protus e, principalmente, os associados do CECOP. Estamos fazendo algo nunca feito no mercado, combinando o melhor em produto e distribuição com o trabalho diário e o empenho dos óticos independentes. Estamos confiantes de que a Puma Eyewear pode garantir a todos os associados do CECOP a marca perfeita em termos de equilíbrio entre altas rotações e sustentação, e, definitivamente, esperamos comemorar os resultados deste projeto.
C: A CECOP é a maior comunidade de óticas independentes do mundo e, apenas no Brasil, possui mais de mil negócios associados. Como você avalia o mercado ótico independente e o quão importante ele é para a estratégia de Kering?
Paolo: Os 3Os (óticos, optometristas e oftalmologistas) independentes representam um dos nossos parceiros mais importantes não somente no Brasil, mas em todo o mundo. Sempre que tenho a oportunidade de falar com um ótico independente, aprecio o quão profundo ele conhece o mercado, suas tendências atuais e o que o cliente está realmente procurando. É extremamente importante para mim e para a Kering Eyewear saber que nossas marcas estão em boas mãos, e é por isso que escolhemos a CECOP como nossa parceira dentro do mercado ótico independente no Brasil.
C: Qual é a sua opinião sobre as estratégias digitais? Podemos considerá-las “aliadas” do Marketing? A Puma vai fortalecer sua presença digital neste movimento de reposicionamento no mercado?
Paolo: A pandemia global tem sido um importante acelerador para a digitalização e vendas online em todo o mundo, mas nem todas as categorias de produtos foram afetadas da mesma forma. Acredito que, especificamente para a oferta ótica, os consumidores continuarão muito ligados ao seu ótico de confiança, ao seu conhecimento, empatia e experiência, e continuarão a desejar uma visita presencial.
Acredito que o objetivo do Marketing Digital é a chamada que redireciona o consumidor para os óticos. Ligado a este propósito, criamos um conteúdo dedicado para ser usado tanto nas redes sociais quanto em sites B2C.
C: Poderia deixar uma dica ou um conselho aos óticos independentes no Brasil?
Paolo: Claro! Gostaria de compartilhar com eles a palavra usada como slogan de 2021 para Puma Eyewear: “re-generation”. Acho que este termo se encaixa bem com o momento em que a nossa indústria de óculos está vivendo agora. Enquanto 2020 foi a hora de se adaptar e reagir devido ao colapso da Covid-19, 2021 é o ano para todos nós reiniciarmos e regenerarmos nossos negócios com energia renovada, confiança e, claro, com a Puma Eyewear.
C: Gostaria de destacar mais alguma informação?
Paolo: Sim, gostaria de concluir com algumas palavras sobre o tema da sustentabilidade. O interesse e envolvimento mundial nas questões de sustentabilidade tiveram um grande crescimento no último ano, e o mesmo aconteceu por parte da Kering Eyewear.
Desde o início, e seguindo a experiência do Kering Group, a estratégia da Kering Eyewear sobre sustentabilidade é desenvolvida em torno de três pilares principais: cuidar, colaborar e criar.
Desde 2017, uma atenção especial tem sido dada à sustentabilidade dos materiais e P&D (Pesquisa e Desenvolvimento): desde o primeiro dia, a Kering Eyewear tem buscado ativamente materiais e processos de produção que reduzam o impacto ambiental, com foco em soluções recicladas ou de base biológica.
A Kering Eyewear está empenhada em capacitar sua imaginação para a sustentabilidade, ciente de sua missão de respeitar o meio ambiente, cuidar das pessoas, criar soluções alternativas e inovadoras por meio de estreita colaboração com as gerações e territórios futuros.
Criar o luxo de amanhã passa por ser sustentável; muito mais do que uma necessidade ética, é um impulsionador de inovação e geração de valor, ao mesmo tempo que representa uma crença fundamental para a Kering Eyewear.
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