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[CECOP Talks] CECOP Pay é disponibilizada ao mercado em parceria com a Performa Brasil

Pedro Melo é Líder de Gente e Parcerias na Performa Brasil e o novo parceiro da CECOP Brasil. Disponibilizando soluções que potencializam os meios de pagamentos das óticas independentes, o modelo de negócios da CECOP e da Performa Brasil, além de estarem em sintonia, se complementam, tendo em vista que ambas as empresas buscam, acima de tudo, empoderar o pequeno varejista.

A nova solução ofertada pelas empresas é a CECOP Pay, que envolve uma maquininha de pagamentos que pode ser customizada de acordo com as necessidades das óticas. “Conseguimos customizar uma máquina e, mais do que isso, personalizar condições comerciais com um grupo de centenas de óticas para gerar para aquele pequeno ótico independente uma condição semelhante à das grandes redes varejistas, ou até melhor, pois essas condições comerciais que estamos passando para o associado CECOP são, em média, 20% mais baratas do que se ele for buscar diretamente alguma solução de mercado”, explicou Pedro. Confira!

 

CECOP Brasil: Poderia nos contar a história da Performa Brasil e quais são as principais soluções ofertadas ao mercado?

Pedro Melo: A Performa Brasil nasceu em 2012 com o objetivo de ser uma solução para o pequeno e médio lojista. Antes, o ótico tinha que ter uma maquininha de grandes redes para conseguir vender. Após o Banco Central alterar algumas normas, nascemos para, inicialmente, atender no Brasil uma empresa americana que foi uma das pioneiras a ingressar neste mercado. Começamos em Minas Gerais, depois fomos para o Nordeste e, em 2013, começamos a atuar em São Paulo, mas sempre com esse objetivo de levar transparência, sem asterisco ou pegadinha, auxiliando o ótico para que ele não tenha dor de cabeça com o meio de pagamento e sistema de gestão. Assim, o ótico terá um parceiro de confiança e poderá focar no que realmente importa, que é atender bem o seu cliente.

A principal solução é a de meios de pagamentos: a CECOP Pay, uma máquina de crédito, débito e disponibilização de link de pagamento que, nesse momento da pandemia, é uma necessidade muito grande. Esse modelo de pagamento funciona de maneira bem simples: a ótica vende para o cliente, envia um link e, em menos de dez segundos, ele consegue fazer o pagamento. Temos também um ERP em que o ótico consegue fazer o orçamento, emissão de nota fiscal, interligado com a máquina de cartão, de maneira muito prática e rápida, para fazer essa venda ao cliente. Essas são as nossas principais soluções.

 

C: Como funcionará a parceria entre a Performa Brasil e a CECOP?

Pedro: Quando conhecemos a CECOP, achamos o modelo de negócios muito interessante. Ela está em sintonia com os nossos valores, com o que acreditamos, que é empoderar esse pequeno varejista. Buscamos formas de enaltecer o ótico independente por meio da parceria com a CECOP.

Além disso, é importante destacar que é uma tecnologia própria que a CECOP está levando para esse lojista. O grande objetivo é, no primeiro momento, reduzir custo e, mais do que isso, levar uma ferramenta para facilitar a gestão do dia a dia do lojista. Tudo isso atrelado a um serviço no padrão CECOP. O atendimento para essa ótica será por meio de uma central própria para o caso de precisarmos trocar de máquina ou alguma eventualidade que o lojista venha a ter. Um gerente de contas específico também estará disponível para tirar dúvidas. Teremos um atendimento próximo no momento que o ótico quiser e, obviamente, com uma condição super diferenciada.

 

C: Quais serão as principais vantagens às óticas independentes?

Pedro: Teremos um portal próprio da CECOP e isso ajudará a fortalecer a comunidade independente. Quando a CECOP passa a ter a sua própria máquina de cartão, a questão de pertencimento também é outra vantagem. O ótico entrará em um portal da rede dele. Isso mostra a evolução e a força dessa união. O ótico tem um portal para controlar em tempo real suas vendas, recebimentos, com total transparência, quanto que descontou de taxa, quando ele vai receber, tem esse link de pagamento que é uma oferta muito bacana e simples, entre outros pontos.

O ótico consegue, ainda, a possibilidade de ter um sistema de gestão acoplado a isso e o principal de tudo que é um serviço diferenciado, pensando em atender a real necessidade dessa ótica. Hoje, no mercado, temos muitas empresas legais atuando, mas também temos muitas ofertas que sempre têm aquele asterisco com algumas condições escondidas. Em nossa parceria, o modelo de negócio será transparente.

 

C: Explorando os diferenciais competitivos, quais se destacam em relação às demais soluções existentes no mercado?

Pedro: Temos um parceiro que possui uma tecnologia proprietária, tem a possibilidade de customização e avanço. Mas, respeitando todos os concorrentes, a tecnologia não é um diferencial competitivo para ninguém e, sim, o meio para se atingir determinados objetivos.

O diferencial da parceria é a questão do serviço em si: um consultor específico para atender essas óticas e o suporte 24h por meio de nossa central de atendimento que funciona de forma ininterrupta. Imagine que o ótico vá conferir os resultados da maquininha depois do fechamento da sua loja, ou seja, depois do horário comercial, e tem alguma dúvida durante a conferência. Temos atendimento 24h justamente para auxiliar esse ótico no tempo que ele precisar.

 

C: Avaliando o cenário atual, de grandes transformações no varejo e no perfil do consumidor, por qual motivo deve-se buscar soluções que potencializam as estratégias competitivas das óticas?

Pedro: Estamos vivendo um momento que antecipou a digitalização do ponto de venda. Hoje, para que o lojista continue no jogo, é necessário conseguir atender o cliente à distância. Quando se tem um link de pagamento, por exemplo, o ótico sai na frente dos concorrentes, pois pode simplesmente enviar tudo via WhatsApp, fechar a venda e, por meio desse link, efetuar o pagamento e entregar na casa do cliente.

A questão de redução de custos também é muito importante. O cliente, muitas vezes, precisa fazer a conta de centavos. Acredito que a racionalização de processos, redução de custos e digitalização dos seus processos de venda para o cliente facilita até mesmo a logística de entrega.

Nascemos para atender esses lojistas independentes e estamos felizes de poder participar disso junto à CECOP. Nessa parceria, temos a possibilidade de desenvolver produtos e serviços em conjunto usando tecnologia de gestão e meios de pagamento de acordo com a necessidade do ótico.

 

C: Se pudesse destacar uma dica às óticas independentes, qual seria?

Pedro: Cada vez mais precisamos cultivar essa questão de relacionamento com seus clientes. A pandemia nos mostrou que precisamos estar mais próximos, apoiar o negócio do nosso bairro, então, a dica é: fidelize o seu cliente. Busque mais tempo para conversar e estar mais próximo dele. Vemos que essas grandes redes têm uma estratégia de fazer volume, de atender simplesmente por atender. Acredito que o grande valor da ótica independente é o atendimento humanizado. No futuro, quando pudermos voltar ao atendimento presencial, tentar estreitar esse laço de confiança com seus clientes para atender os filhos e netos, e criar uma jornada da ótica como se fosse o “médico da família”, estabelecendo uma relação de confiança. Buscar firmar laços e que essas relações de confiança sejam cada vez mais sólidas e transparentes.

 

C: Gostaria de destacar outra informação?

Pedro: Nossa parceria facilita o acesso à tecnologia e proporciona condições comerciais vantajosas para os clientes. Destaco a importância da união e do propósito dos independentes se juntarem para vencer e mostrar que, mesmo seu negócio sendo pequeno, trabalhando com ética, transparência e atendendo bem seu cliente você vai conseguir crescer e se destacar no mercado! Quando essa crise acabar, o ótico estará preparado para expandir seu negócio, crescendo e vencendo, porque ele faz parte de uma comunidade que disponibiliza conteúdo, informação, redução de custos, digitalização e acesso a tecnologias. Quero parabenizar todos que escolheram a CECOP. Somos um parceiro que vem para fortalecer essa união. Sabemos que o comércio de bairro é a base que emprega muitas pessoas e, mais do que nunca, precisamos nos apoiar.

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