Por Rafael Rodrigues, Country Manager da CECOP Brasil
Quem está mais atento às mudanças do mercado, já deve ter percebido que o ambiente de negócios contemporâneo trouxe, dentro de seu processo de empoderamento do consumidor, novas estratégias para a atração de clientes em meio ao aumento da competitividade na economia atual e também em virtude do surgimento de modelos empresariais inovadores, que desafiam os paradigmas tradicionais das relações de consumo.
Dentro desse contexto, os programas de cashback ganharam imensa popularidade no varejo e em outros segmentos econômicos brasileiros. Para termos uma perspectiva mais clara desse cenário, uma pesquisa da Cuponomia apontou que as ações de cashback movimentaram R$ 11 bilhões ao longo do ano passado no país – número que representa um aumento de 10% nessas transações, no comparativo com 2021.
Mas você sabe, realmente, como funciona uma estratégia de cashback? Ao pé da letra, o conceito significa, literalmente «dinheiro de volta» e se traduz em um modelo de negócio no qual consumidores, filiados ou associados de um programa de cashback recebem parte do dinheiro que investiram em transações que podem incluir, por exemplo:
- Compras em cartões de crédito/débito;
- Aquisição de produtos e serviços;
- Recompensa a partir do volume adquirido com um determinado fornecedor (pensando-se na realidade de empresas);
- Incentivo para que se conheça uma nova marca e estratégia de marketing;
- Como forma de fidelização de uma base de clientes.
Diante de tantas possibilidades, não é por acaso que vemos o avanço dos modelos de cashback no Brasil e no mundo. Um estudo da consultoria Statisa aponta, nesse sentido, que até 2024, esse mercado deve movimentar mais de US$ 200 bilhões ao ano, dentro de uma perspectiva global.
Mas vamos ao que de fato interessa: para você que é um empreendedor independente do mercado ótico, o cashback pode funcionar como uma importante via para a expansão de faturamento, ao mesmo tempo em que você investe na diversificação de portfólio de sua ótica a partir da aquisição de marcas reconhecidas internacionalmente.
Aqui na CECOP, contamos com um programa de cashback que traz retornos efetivos para os associados que concentram suas compras nos fornecedores parceiros de nossa comunidade. E como esse processo funciona? Basicamente, através de nosso Programa FRC (Fórmula Remunerada CECOP), a CECOP lhe devolve até 3% em dinheiro sobre o total proporcional de suas aquisições internas para abastecimento de estoque.
Isso quer dizer que quanto mais você investir, maior será seu cashback que, o qual, poderá ser aplicado diretamente na expansão de seu negócio, aquisição de novos produtos e reforço do fluxo de caixa da ótica.
E, quando combinamos nosso modelo de cashback com outras estratégias financeiras desenhadas para apoiar o crescimento de empreendedores independentes como o markup inteligente e nossos programas de descontos, sem dúvidas, você poderá contar com um caminho mais dinâmico e aberto para o sucesso de sua ótica.
Nosso foco, afinal de contas, é fortalecer o mercado de óticas independentes no Brasil e no mundo e permitir que pequenos e médios negócios tenham maior poder de negociação para adquirir produtos de excelência e diversificar suas fontes de receita.
Ou seja: se você ainda não é associado da CECOP, o que está esperando para fazer parte de uma comunidade disruptiva, que incentiva sua independência, enquanto fornece insumos para a sua expansão e para uma trajetória empreendedora bem-sucedida? Conheça nossos planos e tenha nos programas de cashback mais uma rota para escalar seu faturamento!