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Black Friday 2020: saiba como preparar a sua ótica e potencializar as suas vendas

“O dia de descontos extraordinários para o consumidor e o de maior número de vendas para o empreendedor”, é o significado de Black Friday traduzido para o “idioma varejista”. A tradição surgiu nos Estados Unidos, nos anos de 1990, e se tornou uma verdadeira febre mundial que dura até hoje. Ela acontece sempre na última sexta-feira do mês de novembro, que neste ano de 2020 será no dia 27 de novembro.

Todos os anos o mesmo dilema surge: vale mesmo a pena a minha ótica aderir à Black Friday? Se você está em dúvida, separe o lápis e o papel, pois vamos te ajudar a entender tudo sobre o assunto que pode fazer toda a diferença no faturamento da sua ótica!

 

A importância e as vantagens da Black Friday

Anualmente a data apresenta efeitos cada vez mais expressivos.  Em 2019, o varejo online brasileiro, em geral, ganhou cerca de R$ 3,2 bilhões na Black Friday, de acordo com os dados da Ebit Nielsen. O percentual é 23,6% maior do que o registrado no mesmo período de 2018, quando as vendas totalizaram R$ 2,6 bilhões.

A prática do Black November que consiste em adotar descontos ou condições especiais não só na última sexta-feira do mês, mas sim durante novembro inteiro, também se tornou comum. Isso refletiu positivamente nos empreendedores que a aplicaram, pois segundo o relatório sobre a Black Friday 2019 elaborado pela Social Miner, o faturamento dos e-commerces chegou aos R$11,95 bilhões, uma alta de 32,8% em relação ao mesmo período de 2018.

Diante da situação de instabilidade financeira instaurada pela pandemia do novo coronavírus e os impactos nas vidas de milhares de pessoas, muitos empreendedores estão em dúvida de como será a adesão e se, de fato, gerarão lucros. Conforme uma análise feita pelo setor de Inteligência de Mercado da Globo, 42% dos brasileiros irão comprar na Black Friday em 2020. Desses, 55% planejam consumir em lojas físicas e digitais, 29% apenas pela Internet e 16% somente em lojas físicas.

Para quem já estava disposto a gastar, o isolamento aumentou em 39% a pretensão. Além disso, 51% das pessoas vão priorizar marcas que fizeram algo positivo durante a pandemia. Todos esses dados são primordiais para a sua estratégia de vendas desta Black Friday. Caso você ainda não tenha investido em canais de venda online como sites ou redes sociais para a sua ótica, ainda dá tempo de providenciar.

Evite o máximo fazer parte dos adeptos à “Black Fraude”, os consumidores estão cada vez mais atentos a promoções falsas e conferindo os preços dos produtos antes da data. Isso não será bom para a reputação da sua ótica e certamente o cliente não levará o produto, pois procurará aqueles que realmente estão com descontos.

Além de aumentar o seu faturamento e o volume de vendas, este é o momento ideal para você limpar o estoque que estava parado. Foque no que as pessoas mais buscam e esteja por dentro das tendências, assim você poderá criar benefícios exclusivos para quem comprar outros itens que estavam há um bom tempo em sua loja. Estoque vazio é sinônimo de renovação para 2021!

 

Boas práticas para impulsionar as vendas da sua ótica

Mesmo diante de um cenário extremamente propício e atraente para o comércio, o empreendedor ótico deve adotar medidas assertivas para maximizar os lucros e minimizar os prejuízos.

O primeiro passo é investir na estrutura. Lembre-se de que a Covid-19 não chegou ao fim, portanto se proteja e cuide da saúde e segurança dos seus clientes. Respeite o distanciamento social, reduza o limite de pessoas em seu estabelecimento, mantenha o local bem ventilado, respeite os protocolos de saúde como o uso de máscaras por todos os clientes e colaboradores e a disponibilização de álcool em gel por toda a loja.

Os produtos também não podem faltar, por isso, cheque se a quantidade está adequada para que ninguém fique sem. Para que tudo ocorra bem e todos saiam plenamente satisfeitos da sua ótica, garanta um atendimento gentil, rápido e personalizado. Além dos descontos, o consumidor busca por quem realmente se preocupa com o seu bem-estar do começo ao fim da compra.

Providencie outros canais para contato e aquisições como telefones, e-mail, redes sociais e, se possível, um site. O conceito de Mobile First (dispositivos móveis em primeiro lugar) já é indispensável para os lojistas, já que a maioria das pessoas estão optando pela praticidade de consumir ao alcance das mãos e sem sair de casa.

Os meios de pagamento também devem atender às preferências do seu público. De acordo com a pesquisa feita pela Globo, 67% usam o cartão de crédito por conta dos benefícios de parcelamento, agilidade e segurança. Já 42% dos entrevistados escolhem o pagamento à vista pela possibilidade de obterem ainda mais descontos. Esse ano teremos mais uma forma de pagamento, o PIX, novo Sistema de Pagamentos Instantâneos do Banco Central que pode ser um importante aliado da sua ótica.

 

O que você não pode deixar de fazer na Black Friday

Crie expectativa: utilize as redes sociais para conquistar e despertar a curiosidade em seus clientes sobre como será a Black Friday na sua ótica. Para isso, dê pistas e dicas especiais.

Faça uma campanha com anúncios e o cadastro dos clientes: aposte em comunicados que solicitem um cadastro para receber descontos antecipados ou um benefício extra, isso traz a sensação de exclusividade para o cliente e faz com que você obtenha os contatos e os armazene em seu banco de dados para anúncios e promoções futuras.

Estimule a urgência: a Black Friday na sua ótica pode durar um dia ou uma semana, mas o essencial é provocar o senso de necessidade e de urgência no público para que você consiga vender mais. Divulgue tudo com antecedência e finalize no último dia, informando o momento final e decisivo de comprar.

Tenha os melhores produtos disponíveis: os itens certos para as pessoas certas devem ser a sua prioridade, e com isso a CECOP pode te ajudar. Os membros da maior comunidade colaborativa de óticas independentes do mundo têm vantagens exclusivas com as melhores marcas do mercado. O mais alto padrão de excelência em armações, lentes oftálmicas e lentes de contato você encontra com os nossos parceiros e fornecedores, com direito a ofertas incríveis. Além disso, com as diversas soluções e os planos especiais, você garante o diferencial que você precisa. É praticamente uma Black Friday do varejo ótico o ano todo!

 

Você pediu e nós da CECOP atendemos, não podíamos ficar de fora dessa. Fique atento às nossas redes sociais, pois em breve lançaremos uma promoção imperdível para você!

Gostou das dicas? Que tal colocá-las em prática com os benefícios de participar da maior comunidade de óticas independentes? Entre em contato conosco e saiba mais!

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