“O dia de descontos extraordinários para o consumidor e o de maior número de vendas para o empreendedor”, é o significado de Black Friday traduzido para o “idioma varejista”. A tradição surgiu nos Estados Unidos, nos anos de 1990, e se tornou uma verdadeira febre mundial que dura até hoje. Ela acontece sempre na última sexta-feira do mês de novembro, que neste ano de 2020 será no dia 27 de novembro.
Todos os anos o mesmo dilema surge: vale mesmo a pena a minha ótica aderir à Black Friday? Se você está em dúvida, separe o lápis e o papel, pois vamos te ajudar a entender tudo sobre o assunto que pode fazer toda a diferença no faturamento da sua ótica!
A importância e as vantagens da Black Friday
Anualmente a data apresenta efeitos cada vez mais expressivos. Em 2019, o varejo online brasileiro, em geral, ganhou cerca de R$ 3,2 bilhões na Black Friday, de acordo com os dados da Ebit Nielsen. O percentual é 23,6% maior do que o registrado no mesmo período de 2018, quando as vendas totalizaram R$ 2,6 bilhões.
A prática do Black November que consiste em adotar descontos ou condições especiais não só na última sexta-feira do mês, mas sim durante novembro inteiro, também se tornou comum. Isso refletiu positivamente nos empreendedores que a aplicaram, pois segundo o relatório sobre a Black Friday 2019 elaborado pela Social Miner, o faturamento dos e-commerces chegou aos R$11,95 bilhões, uma alta de 32,8% em relação ao mesmo período de 2018.
Diante da situação de instabilidade financeira instaurada pela pandemia do novo coronavírus e os impactos nas vidas de milhares de pessoas, muitos empreendedores estão em dúvida de como será a adesão e se, de fato, gerarão lucros. Conforme uma análise feita pelo setor de Inteligência de Mercado da Globo, 42% dos brasileiros irão comprar na Black Friday em 2020. Desses, 55% planejam consumir em lojas físicas e digitais, 29% apenas pela Internet e 16% somente em lojas físicas.
Para quem já estava disposto a gastar, o isolamento aumentou em 39% a pretensão. Além disso, 51% das pessoas vão priorizar marcas que fizeram algo positivo durante a pandemia. Todos esses dados são primordiais para a sua estratégia de vendas desta Black Friday. Caso você ainda não tenha investido em canais de venda online como sites ou redes sociais para a sua ótica, ainda dá tempo de providenciar.
Evite o máximo fazer parte dos adeptos à “Black Fraude”, os consumidores estão cada vez mais atentos a promoções falsas e conferindo os preços dos produtos antes da data. Isso não será bom para a reputação da sua ótica e certamente o cliente não levará o produto, pois procurará aqueles que realmente estão com descontos.
Além de aumentar o seu faturamento e o volume de vendas, este é o momento ideal para você limpar o estoque que estava parado. Foque no que as pessoas mais buscam e esteja por dentro das tendências, assim você poderá criar benefícios exclusivos para quem comprar outros itens que estavam há um bom tempo em sua loja. Estoque vazio é sinônimo de renovação para 2021!
Boas práticas para impulsionar as vendas da sua ótica
Mesmo diante de um cenário extremamente propício e atraente para o comércio, o empreendedor ótico deve adotar medidas assertivas para maximizar os lucros e minimizar os prejuízos.
O primeiro passo é investir na estrutura. Lembre-se de que a Covid-19 não chegou ao fim, portanto se proteja e cuide da saúde e segurança dos seus clientes. Respeite o distanciamento social, reduza o limite de pessoas em seu estabelecimento, mantenha o local bem ventilado, respeite os protocolos de saúde como o uso de máscaras por todos os clientes e colaboradores e a disponibilização de álcool em gel por toda a loja.
Os produtos também não podem faltar, por isso, cheque se a quantidade está adequada para que ninguém fique sem. Para que tudo ocorra bem e todos saiam plenamente satisfeitos da sua ótica, garanta um atendimento gentil, rápido e personalizado. Além dos descontos, o consumidor busca por quem realmente se preocupa com o seu bem-estar do começo ao fim da compra.
Providencie outros canais para contato e aquisições como telefones, e-mail, redes sociais e, se possível, um site. O conceito de Mobile First (dispositivos móveis em primeiro lugar) já é indispensável para os lojistas, já que a maioria das pessoas estão optando pela praticidade de consumir ao alcance das mãos e sem sair de casa.
Os meios de pagamento também devem atender às preferências do seu público. De acordo com a pesquisa feita pela Globo, 67% usam o cartão de crédito por conta dos benefícios de parcelamento, agilidade e segurança. Já 42% dos entrevistados escolhem o pagamento à vista pela possibilidade de obterem ainda mais descontos. Esse ano teremos mais uma forma de pagamento, o PIX, novo Sistema de Pagamentos Instantâneos do Banco Central que pode ser um importante aliado da sua ótica.
O que você não pode deixar de fazer na Black Friday
Crie expectativa: utilize as redes sociais para conquistar e despertar a curiosidade em seus clientes sobre como será a Black Friday na sua ótica. Para isso, dê pistas e dicas especiais.
Faça uma campanha com anúncios e o cadastro dos clientes: aposte em comunicados que solicitem um cadastro para receber descontos antecipados ou um benefício extra, isso traz a sensação de exclusividade para o cliente e faz com que você obtenha os contatos e os armazene em seu banco de dados para anúncios e promoções futuras.
Estimule a urgência: a Black Friday na sua ótica pode durar um dia ou uma semana, mas o essencial é provocar o senso de necessidade e de urgência no público para que você consiga vender mais. Divulgue tudo com antecedência e finalize no último dia, informando o momento final e decisivo de comprar.
Tenha os melhores produtos disponíveis: os itens certos para as pessoas certas devem ser a sua prioridade, e com isso a CECOP pode te ajudar. Os membros da maior comunidade colaborativa de óticas independentes do mundo têm vantagens exclusivas com as melhores marcas do mercado. O mais alto padrão de excelência em armações, lentes oftálmicas e lentes de contato você encontra com os nossos parceiros e fornecedores, com direito a ofertas incríveis. Além disso, com as diversas soluções e os planos especiais, você garante o diferencial que você precisa. É praticamente uma Black Friday do varejo ótico o ano todo!
Você pediu e nós da CECOP atendemos, não podíamos ficar de fora dessa. Fique atento às nossas redes sociais, pois em breve lançaremos uma promoção imperdível para você!
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