A transformação digital já é uma realidade em sua ótica?
Quando acompanhamos os debates que avançam na economia brasileira e global, não é exagero afirmar que a busca por novas tecnologias e, mais especificamente, pela transformação digital, é um dos tópicos que mais movimentam o mercado contemporâneo.
Não por acaso, de acordo com dados da consultoria internacional Grand View Research, só em 2021, mais de US$ 608 bilhões foram investidos em processos de digitalização em companhias de todo o mundo–nos próximos 8 anos, a consultoria prevê um crescimento médio anual de 23,1% nesse direcionamento de recursos, o que só prova que a “corrida tecnológica” veio mesmo para ficar.
Mas se engana quem pensa que essa tendência é restrita a grandes companhias ou determinados segmentos de mercado: segundo uma pesquisa da Microsoft, por exemplo, 93% das PMEs otimizaram seus processos de digitalização durante a pandemia de COVID-19. Nesse sentido, o pressuposto da transformação digital, sem dúvidas, também é válido para uma ótica independente e deve ser encarado como um caminho para a diferenciação mercadológica e abertura de rotas de crescimento.
Mas como fazer com que essa perspectiva tecnológica avance em sua empresa?
3 passos para considerar na transformação digital de sua ótica
Para apoiar os donos de óticas independentes do país, nós preparamos um post com 3 etapas capazes de acelerar seus movimentos de transformação digital. Confiram!
1. Invista em parcerias
Uma boa alternativa para acessar soluções inovadoras e que “caibam no bolso” do ótico independente se dá através de parcerias com startups que desenvolvem tanto soluções especializadas para o mercado ótico, quanto ferramentas de gestão e pagamento capazes de melhorar suas rotinas administrativas. Aqui na CECOP, por exemplo, nossos associados têm acesso exclusivo ao CECOP Labs, um canal em que o empreendedor tema possibilidade de testar, com condições especiais, diversas soluções modernas desenvolvidas por startups e fintechs.
2. Foco em lentes e armações inovadoras
Você sabia que as lentes oftálmicas são, via de regra, a principal fonte de renda de uma ótica? Por isso, é importante investir também em opções que combinem tecnologia ótica com um bom retorno de markup – como no caso das Lentes ZOOM, outra exclusividade CECOP para nossos associados. No mesmo sentido, conta com os últimos lançamentos em armações e produtos de grandes marcas do varejo ótico é, não só uma rota para a inovação, mas também um fator decisivo de posicionamento e expansão de faturamento.
3. Mantenha-se atualizado sobre as tendências do mercado ótico
Finalmente, é importante que o empreendedor se mantenha atualizado sobre as últimas tendências tecnológicas do setor ótico, por meio de caminhos que envolvem desde cursos e palestras, até a participação em eventos e troca de conhecimentos com outros empresários do mercado.
Aqui na CECOP, todos os nossos associados contam, por fim, com soluções educacionais e acesso a eventos capazes de potencializar o sucesso de suas empresas e escalar suas trajetórias de digitalização. Para saber mais, não deixe de conhecer os planos para associados em nosso site e tenha a certeza de que a inovação, nomercado ótico, é uma realidade para quem deseja se fortalecer no ecossistema CECOP, a maior comunidadede óticas independentes do mundo!