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A importância do networking para a realidade das óticas independentes

Ninguém constrói uma empresa de sucesso sozinho, não é mesmo? Para além do ímpeto e coragem dos empreendedores em tirar sonhos do papel e enfrentar os desafios do ambiente de negócios brasileiro, as relações humanas são a base do desenvolvimento de uma marca bem-sucedida que, afinal de contas, é formada por grupos de fornecedores, colaboradores, sócios e a partir da conquista e fidelização de consumidores.

Mesmo em um pequeno negócio, o empreendedor precisará fortalecer suas redes de contato para conseguir valores mais competitivos para a formação de seu estoque ou mesmo para a construção de parcerias voltadas, por exemplo, para a diversificação de fontes de faturamento – e isso para citar apenas duas situações elucidativas.

Dado esse contexto, pensar em estratégias para ampliar e estreitar relações em um ecossistema de networking é um passo importante dentro do processo de crescimento de uma empresa, perspectiva essa, que também vale para as óticas – sobretudo as independentes, as quais precisam se unir para criarem mais força em conjunto e, assim, poderem pleitear descontos na aquisição de produtos; abrir novas frentes de geração de receita e, inclusive, colher aprendizados para as suas trajetórias no mercado.

Pensando nisso, no post de hoje, separamos algumas dicas para quem busca extrair mais valor dos valiosos contatos que vão sendo estabelecidos ao longo de uma jornada empreendedora no mercado ótico.

Como fortalecer sua rede de contatos em prol do crescimento de sua ótica?

Você sabia que, segundo uma pesquisa do Instituto de Desenvolvimento de Conteúdo para Executivos (IDCE) apontou que apesar de 80% dos profissionais entrevistados reconhecerem a importância do networking, a maioria deles não utiliza essa poderosa ferramenta de modo eficiente? Transpondo esses dados para a realidade do empreendedorismo no segmento ótico, pare para pensar na questão: o quanto você tem investido no fortalecimento de laços em suas redes de networking?

Caso sua resposta tenha assumido um tom negativo, saiba que é possível mudar esse cenário a partir de algumas ações simples, mas efetivas, que incluem:

  • A participação em eventos, encontros e feiras do setor ótico;
  • Investimentos em educação continuada e cursos presenciais que permitam trocas de conhecimento;
  • Diálogo e visão colaborativa (sem abrir mão dos investimentos em diferenciais competitivos) com outros empreendedores do mercado ótico;
  • Reforço do posicionamento de sua ótica em mídias sociais e aproximação com clientes;
  • Participação em uma comunidade de óticas independentes, visando tanto usufruir de soluções capazes de apoiar o crescimento de seu negócio, quanto a aproximação com outros empreendedores.

Os benefícios do networking para as óticas independentes

Por sua vez, os benefícios do networking são diversos, dentre os quais, podemos citar:

  • Possibilidade da construção de parcerias estratégicas e oportunidades para o crescimento de sua ótica;
  • Troca de conhecimentos sobre os desafios e caminhos de expansão no ambiente de negócios do país;
  • Otimização do posicionamento de marca de sua ótica a partir da participação em feiras e eventos;
  • Oportunidade para testar novos produtos e soluções;
  • Abertura para novos aprendizados.

Potencializar as redes de conexão e o fortalecimento do mercado de óticas independentes é uma das missões da CECOP no Brasil e no mundo.

Para tanto, disponibilizamos desde cursos e mentorias nas quais os empreendedores podem dividir ideias e insights acerca do mercado, até soluções como a CECOP Experience, em que reunimos possibilidades de integração e facilitamos a entrada de nossos associados a encontros, programas, eventos e feiras do mundo inteiro com diversas parcerias que garantem uma experiência completa e diferenciada.

Conheça nossos planos para saber mais e lembre-se: no mercado de óticas independentes, sem dúvidas, a união faz a força.

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