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5 transformações do varejo ótico e como elas podem impulsionar seu negócio em 2022

Como todo grande segmento econômico, o varejo ótico vive ciclos de transformação que trazem mais dinamismo para o mercado e abrem oportunidades interessantes de potencialização de faturamento para empreendedores que acompanham tendências e buscam atender às novas exigências dos consumidores.

Do surgimento de novos modelos de negócio e avanço da transformação digital as atualizações em metodologias de gestão, cada mudança mais disruptiva que se coloca no mercado deve ser estudada com rigor pelos investidores do segmento ótico e, quando for o caso, adaptadas para a realidade de cada negócio.

E, especialmente quando falamos de óticas independentes, as novidades do setor ótico podem ser uma via estratégica relevante para que essas empresas se diferenciem diante da concorrência – sobretudo de grandes redes do mercado.

Vale frisar, inclusive, que diante do processo de retomada econômica do varejo ótico brasileiro –   que teve crescimento acumulado próximo de 10% em 2021 e deve crescer mais 8,9% até o fim do ano, segundo dados da Abióptica (Associação Brasileira das Indústrias Ópticas) – esse pode ser um ótimo momento para investir em novas tendências inovadoras e garantir um crescimento sustentável para a sua ótica ao longo dos próximos anos.

Pensando nisso, no post de hoje, nós separamos 5 transformações do varejo ótico e como elas podem impulsionar seu negócio em 2022. Acompanhem!

 

Óculos impressos em 3D

As impressoras 3D têm movimentado diferentes mercados no Brasil e no mundo. Segundo dados da Globe Newswire, por exemplo, essa tecnologia já movimentou US$ 15,1 bilhões globalmente em 2021 e, até 2029, deve crescer a uma média de 24,3% ao ano, quando poderá atingir US$ 83,9 em valores de mercado.

E, na indústria ótica brasileira, esse meio de produção já é uma realidade graças a CECOP e a parceria com a Wiit Design Studio. Além de ser um processo totalmente limpo, enxuto e sustentável, ele também oferece custo-benefício ao empreendedor ótico, qualidade e durabilidade do produto ao consumidor e também a modernidade e inovação que o consumidor contemporâneo procura.

O ZOOM Unik 3D, por exemplo, é uma das apostas mais recentes da CECOP para trazer diversidade ao seu portfólio de produtos e rentabilidade para a sua ótica independente. As armações exclusivas para a nossa comunidade colaborativa proporcionam mais escolhas para os seus clientes, uma tecnologia pioneira em sua ótica, um mostruário fixo sem precisar manter um estoque e produção sob responsabilidade da nossa parceira Wiit Design Studio.

 

Estratégia multicanal

Um dos aprendizados do contexto desafiador vivido pelo ambiente econômico como um todo nos últimos dois anos foi que a diversificação nos canais de venda é uma estratégia essencial para garantir o faturamento, inclusive em cenários de crise.

Nesse sentido, além das campanhas de marketing e posicionamento tradicional das lojas físicas, para ampliar sua base de clientes dentro da realidade mercadológica presente, é preciso estar onde seu cliente está. E isso inclui as vendas via WhatsApp, mídias sociais e lojas virtuais/sites/e-commerce.

Tal investimento permite, inclusive, que se trabalhe a ideia de vitrine infinita: ou seja, se uma determinada lente ou armação não consta em seu estoque físico, é possível indicá-la para o seu cliente, que poderá testá-la em provadores virtuais e então fazer a compra.

Para tanto, não deixe de considerar a atualização das informações que o seu cliente necessita para concluir uma transação, como os produtos disponíveis na loja física, informações técnicas, preços, o sistema de envio e as condições de pagamento.

 

Foco em personalização e customer experience

Dados de uma pesquisa recente da Epilson apontam que 80% dos consumidores se sentem mais inclinados a comprar de marcas que ofertam experiências personalizadas. Esse é apenas um indicativo de que a personalização e as ações com foco na construção de experiências significativas para o cliente são um dos principais caminhos para o sucesso no ambiente de negócios atual.

E isso, naturalmente, também vale para o segmento ótico. Pensando especificamente nas óticas independentes, o atendimento sempre foi um grande trunfo dos empreendedores para se destacarem em relação aos grandes grupos do mercado.

Assim, trabalhe não só as estratégias de abordagem comercial de suas equipes, mas também uma jornada de compra prática, eficaz e satisfatória, do começo ao pós-venda e em todos os canais no qual sua ótica está presente, propiciando dessa forma uma relação fluida e positiva para o consumidor.

 

Modelo phygital

Ainda pensando na questão da multiplicidade de canais, um dos paradigmas do mercado nos dias de hoje envolve uma integração perfeita e sem ruídos entre os pontos de venda físicos e digitais.

A combinação destes dois mundos tem aberto espaço para um ambiente de negócios “phygital”, conceito que explica que as fronteiras entre o físico e o virtual serão cada vez mais sutis no mercado e que uma empresa, para ter sucesso, terá de oferecer experiências completas, positivas e que se comunicam nesses dois ambientes.

Mas como tornar a experiência phygital uma realidade em sua ótica?

Um bom primeiro passo é transformar seus colaboradores – ou parte deles – em consultores digitais, responsáveis por manter um relacionamento mais próximo com os consumidores nas redes sociais, site de sua ótica e no desenvolvimento de comunicações personalizadas para a sua carteira de clientes.

 

Comunidades independentes

Finalmente, em se tratando de novos modelos de negócio, as comunidades óticas são a verdadeira disrupção de um mercado que, por décadas, tinha como únicas trilhas o alinhamento com grandes redes de franquias – que apesar de oferecerem um bom suporte e market share, reduzem a liberdade dos empreendedores e seu potencial de faturamento por meio de taxas de royalties e marketing – ou o empreendedorismo independente, no qual investidores assumiam sozinhos os riscos de competir com grupos óticos já consolidados no mercado.

Por meio das comunidades óticas, é possível unir o melhor desses dois mundos: o empreendedor manterá sua independência e liberdade para decidir suas estratégias de posicionamento, mas tem sempre a seu dispor uma rede de apoio, conhecimento, tecnologia e networking para auxiliá-lo a crescer de verdade.

E se você quer fazer parte da maior comunidade ótica do planeta que apoia empreendedores independentes com soluções únicas e personalizadas, venha fazer parte da família CECOP.

Entre em contato conosco, estamos esperando por você!

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