5 dicas de vendas para empreendedores óticos

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O planejamento comercial é um dos passos decisivos para o sucesso de um negócio em qualquer segmento econômico e, quando consideramos o crescente aumento da competição no mercado ótico, trabalhar estratégias de vendas assertivas é um dever tanto para quem está pensando em investir na abertura de uma ótica, quanto para os empreendedores que já atuam no setor e desejam reforçar seus diferenciais com foco em crescimento.

Pensando nisso, no artigo de hoje, separamos 5 dicas de vendas que podem ser aplicadas em sua ótica. Confiram!

1. Reforce as estratégias de personalização

Quando pensamos nas tendências para a área comercial e de marketing, sem dúvidas, a personalização é um dos carros-chefe que tem guiado o esforço das empresas. E não é por acaso: de acordo com dados compilados pela Forbes, os esforços para customizar o relacionamento com clientes pode aumentar em até 15% a receita de um negócio.

E isso significa, por exemplo, estruturar promoções e ofertas adaptadas para cada consumidor. Uma boa dica nesse sentido é usar os dados compartilhados pelos seus clientes a favor de sua ótica.

Cupons de desconto em datas comemorativas e mensagens personalizadas de pós-venda são algumas das possibilidades que se abrem quando os empreendedores otimizam a gestão de informações dos seus consumidores e que podem contribuir para a fidelização de uma base ampla de clientes.

2. Atualize os conhecimentos em vendas

Investir em treinamentos constantes para suas equipes e na atualização de seus próprios conhecimentos enquanto gestor é outra etapa decisiva para o sucesso de uma ótica. Desse modo, será possível estudar as mudanças no comportamento de consumo dos seus clientes, construir estratégias baseadas na customização do seu mix de produtos e entender os caminhos para se aproximar de potenciais consumidores mais exigentes e bem informados.

No ecossistema CECOP, todos os nossos associados têm acesso a mentorias e cursos exclusivos para que você renove seus conhecimentos sobre gestão comercial e aumente as chances de escalar o faturamento da sua ótica.

3. Potencialize o markup da sua ótica

Por falar em faturamento, é importante também desenhar ações que reforcem o markup da sua ótica. Uma delas consiste em aumentar o protagonismo da venda de lentes oftálmicas no planejamento comercial. De acordo com estudos internos da CECOP, cerca de 60% a 70% do faturamento das óticas advém somente da venda de lentes oftálmicas.

Ou seja: quando o empreendedor concentra esforços nesse pilar comercial – sem, claro, deixar de levar em conta a importância de um bom mix de produtos, atendimento de excelência e de equipes bem treinadas –, ele atenderá a demanda de clientes que buscam não só resolver questões de saúde, mas também qualidade de materiais e recursos complementares, como as lentes de descanso e a proteção antirreflexo.

4. Cashback: ganhos para você e seus clientes

Aqui na CECOP, contamos com um programa de cashback que traz retornos efetivos para os associados que concentram suas compras nos fornecedores parceiros de nossa comunidade. E como esse processo funciona? Basicamente, através de nosso Programa FRC (Fórmula Remunerada CECOP), a CECOP lhe devolve até 3% em dinheiro sobre o total proporcional de suas aquisições internas para abastecimento de estoque.

Com isso, seus clientes também ganham, pois eles terão acesso às melhores marcas do segmento ótico e, conforme já destacado, um bom mix de produtos é essencial para que suas ações de venda sejam mais certeiras e personalizadas.

5. Fortaleça seu posicionamento de mercado sem abrir mão da independência

Finalmente, quanto mais forte for a marca de sua ótica, maiores são as chances de atrair clientes e aumentar suas vendas. Com a CECOP, você pode investir no projeto internacional das Óticas ZOOM e manter a independência que você precisa para crescer de verdade.

Navegue em nosso site, conheça nossos planos e mais sobre o modelo disruptivo da ZOOM, e acelere seu motor de vendas com o apoio do maior ecossistema de óticas independentes do mundo.

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