Uma boa gestão comercial é um dos passos decisivos para o sucesso dentro de um mercado cada vez mais competitivo – e, por sua vez, falhas nesse processo podem determinar a saída precoce de uma empresa de seu segmento.
Em um importante estudo do Sebrae sobre as razões para o fechamento de pequenos negócios em seus primeiros cinco anos, por exemplo, diferentes indicadores ligados às estratégias comerciais figuraram nos primeiros lugares do ranking, incluindo:
- Dificuldades no acompanhamento de entradas e saídas;
- Necessidade de atualização e inovação em processos;
- Falta de uma carteira de fornecedores com qualidade e preços adequados à realidade da empresa.
Dentro desse contexto, levando em conta a missão central da CECOP de apoiar as óticas independentes do país em seus caminhos de crescimento, neste post, separamos 3 dicas para que os investidores do mercado ótico sejam bem-sucedidos em suas ações e planejamento comercial. Boa leitura!
1. Foco na venda de lentes para potencializar seu markup
A venda de lentes é o carro-chefe para a estruturação de uma estratégica comercial eficiente no mercado ótico. Para termos uma ideia desse cenário, de acordo com estudos internos da CECOP, cerca de 60% a 70% do faturamento de uma ótica advém exclusivamente da venda de lentes.
Neste sentido, desenhar ações que visem um bom giro de seu estoque de lentes – como promoções, parcerias com bons fornecedores e descontos com foco em fidelização – deve se manter entre as prioridades de seu time comercial.
Aqui na CECOP, desenhamos um modelo exclusivo de markup inteligente, baseado nas vendas de marcas próprias de nosso ecossistema e de estudos desenvolvidos que levam em conta as necessidades do consumidor brasileiro e as oportunidades para o crescimento de óticas independentes.
2. Cashback e comunidades independentes
Outro diferencial da CECOP que pode alavancar o sucesso de suas estratégias comerciais envolve o fato de que contamos com parcerias junto aos maiores fornecedores globais de óticas e lentes, oferecendo descontos exclusivos e cashback – um reembolso para os seus investimentos que, além de oxigenar seu caixa, permite que você conte com diversidade de portfólio para ampliar sua carteira de clientes.
3. Atualize seus conhecimentos de gestão comercial
Finalmente, conforme observado pelo Sebrae, se manter atento às tendências de gestão empresarial é um fator imprescindível para os empreendedores, haja vista os cenários de transformações constantes no ambiente de negócios contemporâneo e a entrada de novos modelos de negócio no mercado que aumentam ainda mais a concorrência de diversos segmentos – e isso, sem dúvidas, também vale para o setor ótico.
Diante dessa demanda, a CECOP conta com diferentes programas, cursos e mentorias em marketing, gerenciamento comercial e planejamento, incluindo o curso exclusivo de Gestão de Óticas CECOP/FIA.
Em outras palavras: ao fazer parte de nosso ecossistema, sua ótica poderá dispor de uma série de recursos e suporte para crescer de verdade – tudo isso sem renunciar a sua independência e liberdade. Navegue pelo nosso site para conhecer mais sobre nossas soluções, veja qual plano melhor se adequa às suas necessidades mercadológicas e otimize suas estratégias comerciais a partir de uma visão disruptiva e inovadora!