A transformação digital já é uma realidade do ambiente de negócios brasileiro que chegou aos mais diversos segmentos, incluindo o varejo ótico, que viu no surgimento de novas marcas, produtos e modelos de negócio, um dos vetores para o seu crescimento de quase 10% em 2021, considerando dados de um levantamento da Abióptica (Associação Brasileira das Indústrias Ópticas).
Nesse sentido, a aposta na tecnologia e nos processos de digitalização, mais do que uma questão de diferenciação mercadológica, passa a ser uma necessidade para as óticas que desejam crescer dentro da realidade de um segmento extremamente competitivo e no qual os consumidores, de questões básicas de saúde ocular, buscam novas alternativas em termos de lentes e armações, além de estruturas de atendimento mais ágeis e conectadas com as últimas tendências de customer experience.
Vale frisar que o contexto de isolamento social vivido na pandemia reforçou ainda mais a busca pela conveniência de clientes que estruturam suas jornadas de compra em pontos múltiplos de contato (tanto físicos quanto digitais). Ademais, com o avanço de soluções tecnológicas especificamente voltadas para o mercado ótico, temos um cenário em que a inovação já faz parte do dia a dia de negócios em todo o país.
E se engana quem pensa que tal movimento de disrupção está restrito as grandes redes do setor. Nesse artigo, separamos quatro tendências que provam como a tecnologia está mudando a cara do varejo ótico brasileiro e que podem ser acessadas por óticas independentes nacionais de todos os portes.
Acompanhe!
O paradigma phygital
Em um mercado phygital, as fronteiras entre o físico e o digital são abolidas em prol de experiências de compra fluidas que conectam tanto as vendas em seu ponto comercial, quanto por meio de redes sociais, site e canais de mensagens. Na CECOP, além de contar com apoio para desenvolver estratégias de vendas conectadas com a filosofia phygital, nossos associados podem contar com a CECOP Digital Solutions, para potencializar sua presença online e potencializar suas vendas por meio de ações de inbound marketing e social ads.
Novos modelos em lentes e armações
Investir em diversificação de portfólio é uma questão premente para conquistar diferentes públicos e trabalhar ações comerciais que melhorem o markup de sua ótica. Pensando nisso, a CECOP oferece para nossas óticas independentes parceiras, a ZOOM Creative Vision, marca global de lentes oftálmicas, focadas tanto no aumento de sua rentabilidade, quanto na oferta de produtos inovadores para consumidores exigentes.
Além disso, somos parceiros da rede de laboratórios ELO e contamos com parcerias com as principais marcas de armações do varejo ótico – tudo isso com descontos e cashback para os associados CECOP.
Parcerias com startups
Para inovar de verdade, é preciso estar imerso no ecossistema de negócios digitais que tem movimentado a economia brasileira nos últimos anos. Por meio do CECOP Labs, o empreendedor independente tem acesso às mais inovadoras ferramentas tecnológicas para alavancar a sua ótica, desenvolvidas por startups de ponta que trabalham desde modelos disruptivos de exames baseados em robótica até softwares para a gestão de sua ótica.
Disrupção do modelo de franquias
Finalmente, o próprio modelo de comunidade ótica proposto pela CECOP tem como objetivo impulsionar o crescimento das óticas independentes, sem que eles precisem abrir mão de boa parte de seu faturamento – como no modelo tradicional de franquias. A CECOP conta ainda com as Óticas ZOOM, escolha certa para quem deseja empreender com total independência, sem abrir mão do suporte estratégico para o seu crescimento, e ainda podendo com a bandeira de uma marca reconhecida internacionalmente e que, só no Brasil, auxilia nossas óticas associadas a gerarem, aproximadamente R$ 1 bilhão em vendas de artigos óticos.
Se você quer fazer parte dessa revolução e levar tecnologia, modelo de negócio ágil e estratégias gerenciais para impulsionar seu crescimento, entre em contato conosco e acelere, o quanto antes, sua jornada de sucesso!