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Ser uma ótica independente ou me integrar a uma franquia? Eis a questão!

Como sabemos, o mercado ótico brasileiro é composto por muitas oportunidades, mas também uma série de desafios que devem ser considerados pelo investidor que deseja trilhar uma jornada de sucesso no segmento.

Se, por um lado, estamos falando de um setor bastante robusto e que deve crescer cerca de 8,9% em 2022, de acordo com estimativa da Associação Brasileira da Indústria Óptica (Abióptica); é importante levar em conta que o Brasil conta com mais de 35 mil óticas em território nacional, fato que indica um ambiente mercadológico bastante acirrado e que exige dos investidores a busca por diferenciais competitivos para atrair e fidelizar consumidores.

Dentro desse contexto, vale aqui a máxima de que uma das principais decisões para o sucesso de uma empresa diz respeito à escolha do modelo de negócio na qual o empreendedor irá investir. E, em se tratando do segmento ótico tais caminhos se dividiram, ao longo das últimas décadas, basicamente, em dois nichos de mercado principais:

  • Fazer parte de uma rede de franquias;
  • Seguir uma jornada empreendedora como ótico independente.

Ambos as opções, por sua vez, contam com vantagens e desvantagens, as quais analisaremos com mais detalhes, a seguir.

 

Franquias: vantagens e desvantagens

Se, por um lado, a opção pelas redes de franchising é uma rota tradicional no ambiente empresarial brasileiro, trazendo o benefício do investidor aderir uma estratégia previamente testada e com market share usualmente forte, ele precisará considerar que,  até o negócio atingir o ponto de equilíbrio financeiro, pode-se transcorrer alguns meses ou anos.

Dito isso, há outros pontos importantes a serem avaliados. Vejamos uma lista das vantagens e desvantagens desse modelo:

 

Vantagens das franquias

  • Fazer parte de um negócio previamente testado;
  • Geralmente o empreendedor conta com um bom marketing e tem uma marca forte em sua loja;
  • Tem serviços de qualidade, métodos e processos desenhados e testados;
  • Tem marcas e acordos homologados com diferentes fornecedores;
  • Possui bons descontos e acordos repassado essas condições ao franqueado;
  • Possui pontos de contato, gestores e diferentes áreas que te auxiliam em problemas de gestão, treinamento, contratação e formação.

 

Desvantagens das franquias

  • Não é realmente livre e dono do seu negócio para tomar as decisões que acredita serem mais coerentes localmente;
  • Tem de seguir um protocolo, regras comerciais, de imagem e de processos;
  • Altos custos contínuos com royalties e taxas de marketing;
  • Muitas vezes cumprir cláusulas de contrato que exigem uma série de obrigações como abertura de novas lojas, venda obrigatória, compras de marcas obrigatórias, limitações territoriais, entre outros;
  • Recebe eventualmente um serviço ruim em relação ao que foi vendido, sem poder se desvencilhar de modo simples;
  • Pode não concordar com decisões e políticas que impactam diretamente seu negócio e patrimônio.
  • Tem limitações de crescimento territorial e estará normalmente limitado ao crescimento do seu negócio de forma exponencial.

 

Óticas independentes: vantagens e desvantagens

Em contrapartida, ao decidir seguir com os investimentos em uma ótica independente, o empresário é de fato livre para planejar ações que acredita serem mais coerentes localmente e pode traçar a sua própria estratégia de crescimento. Por outro lado, ele terá, justamente, de competir com grandes redes do mercado e com outras óticas de sua região.

Veja uma lista das vantagens e das desvantagens das óticas independentes:

 

Vantagens das óticas independentes

  • Você é realmente livre e dono do seu negócio para tomar as decisões que acredita serem mais coerentes localmente e pode traçar a sua própria estratégia de crescimento;
  • Não tem de seguir um protocolo, regras comerciais, de imagem e de processos o que pode te tornar mais ágil para tomar decisões estratégicas;
  • Não tem que cumprir cláusulas de contrato muitas vezes limitantes do ponto de vista gerencial e de crescimento;
  • Tem custos iniciais menores de investimento em um novo negócio;
  • Não terá limitações de crescimento territoriais;
  • Não terá um “sócio” da sua loja que consome praticamente o mesmo valor do que você coloca no bolso em royalties e marketing.

 

Desvantagens das óticas independentes

  • Não fará parte de um grupo e modelo de negócio previamente testado – em outras palavras: estará por sua conta e risco;
  • Não terá a força de marketing tradicional, com ações organizadas de campanhas e força para gerar fluxo de pessoas em sua loja;
  • Terá de buscar serviços de qualidade, métodos e processos precisarão ser estruturados;
  • Não terá marcas, acordos e descontos prévios com fornecedores;
  • Não possuirá contatos com gestores e diferentes áreas que poderiam te apoiar em problemas de gestão, treinamento, contratação e formação;
  • Terá que competir com grandes redes do mercado.

 

Comunidades independentes: a disrupção do segmento ótico

Mas e se nós dissermos que há um caminho mais inovador, colaborativo e financeiramente sustentável que une o melhor desses mundos? Estamos falando das comunidades óticas independentes!

Dentre as vantagens desse modelo de negócio, podemos citar:

  • Ter acesso a serviços de qualidade, métodos e processos desenhados e testados, podendo utilizá-los de forma flexível e sob demanda;
  • Contar com a força de uma rede de óticas independentes para negociar melhores condições e descontos na aquisição de estoque;
  • Fortalecer uma rede de networking estratégico e dispor de cursos de formação, suporte de marketing e de planejamento organizacional;
  • Ser independente de verdade;
  • Abrir mão de custos de royalties e taxas tradicionais do mercado de franquias.

E, se você deseja conhecer mais sobre as comunidades independentes e como a CECOP vem contribuindo para o crescimento de milhares de empreendedores em todo o Brasil, não deixem de conferir nosso e-book que te ajuda a escolher – por meio de exemplos, cases e dados de mercado – qual a melhor opção de investimento no mercado ótico contemporâneo.

Esperamos que apreciem a leitura e até a próxima!

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