Acompanhe notícias da CECOP e do setor ótico

Saúde visual em primeiro lugar: a importância das óticas independentes para o atendimento da população brasileira

Por Rafael Rodrigues, Country Manager da CECOP Brasil

É importante sempre lembrarmos que, para além dos aspectos mercadológicos e da busca pelo sucesso que faz parte do cerne de qualquer atividade empreendedora, as óticas cumprem um papel ainda mais importante, pois estamos falando de empresas com uma função social e pública determinante para o país: a saúde de sua população.

E a atenção com a saúde visual se trata de uma causa cuja relevância cresce no Brasil e no mundo, quando consideramos alguns indicadores recentes. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) estimou, por exemplo, que cerca de 35 milhões de cidadãos brasileiros sofrem com algum tipo de deficiência visual.

Estamos falando, nesse sentido, de aproximadamente 20% da população brasileira que necessita de tratamentos óticos e que, portanto, colocam uma demanda muito significativa para as óticas espalhadas por todo o território nacional.

Ampliando o escopo dessa análise, até 2050, a OMS (Organização Mundial de Saúde) projeta que nada menos que metade da população mundial irá precisar usar óculos, devido ao aumento da utilização de dispositivos eletrônicos dentro de uma sociedade cada vez mais digitalizada e dependente das novas tecnologias.

Outros dados reforçam esse cenário: um levantamento do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) constatou um aumento da progressão de miopia no país – fato que, segundo os especialistas, se justifica, sobretudo, pelo aumento de exposição às telas (smartphones, computadores, notebooks e videogames), em uma tendência que deve continuar.

Não por acaso, a OMS também aponta que, até 2040, o número de pessoas com alto grau de miopia (mais de 6 graus) pode crescer 74% no mundo e mais de 84% no Brasil.

Dentro desse contexto, as óticas independentes – que atuam nas localidades mais diversas do país e seguem com um protagonismo fundamental na democratização do acesso a lentes e óculos para todos os perfis de público – tem, ao mesmo tempo, uma responsabilidade crucial e uma oportunidade de fortalecimento.

A responsabilidade consiste em colocar a saúde visual dos seus clientes em primeiro lugar, buscando oferecer soluções e produtos óticos que, de fato, atendam as necessidades de pacientes oftálmicos e que estejam de acordo com sua realidade econômica.

E a oportunidade se traduz quando pensamos que, nas óticas independentes, a possibilidade de um contato mais próximo e personalizado, tende a ser um diferencial estratégico decisivo que impulsiona os negócios regionais na competição com as grandes redes.

Alinhada a esses princípios, a CECOP trabalha, concomitantemente, para apoiar as óticas independentes no crescimento de seus negócios e no desenho de parcerias que possibilitam o acesso às melhores lentes, armações e soluções oftálmicas para que os empreendedores possam cumprir com seu papel social de atender a população brasileira com qualidade.

Comentários

Posts Relacionados

Inscreva-se para receber nossos conteúdos