Após o período desafiador e de instabilidade macroeconômica em virtude do contexto de isolamento social e necessidade de combate ao período mais crítico da pandemia de Coronavírus, diferentes segmentos de mercado seguem em seu processo de retomada que deve ganhar um impulso ainda mais significativo ao longo de 2023.
É o caso do setor ótico que, já em 2022, fechou com faturamento de 24,3 bilhões no PDV e crescimento de 11,7% em relação a 2021. E, para este novo ciclo econômico que está apenas iniciando, as perspectivas são ainda mais animadoras.
A Associação Brasileira da Indústria Óptica (Abióptica), por exemplo, estima um crescimento anual robusto de 20% para o segmento ao longo dos próximos dez anos, motivado por questões que envolvem desde um maior uso de equipamentos digitais–fator que aumenta a necessidade da população por tratamentos óticos–até a própria busca por novos estilos de armações e lentes que movimentam as tendências do mercado.
E por falar em tendências, é importante que os empresários do setor fiquem atentos a oportunidades capazes de aumentar o faturamento de seus negócios. Essa é também uma janela de abertura para novos investidores que desejam investir no mercado ótico alinhados com as transformações de um segmento que sofre a influência positiva da tecnologia e dos novos modelos empresariais que trazem mais independência para os empreendedores.
Pensando nisso, no post de hoje, separamos três tendências para você ficar de olho. Confiram
1. Tecnologias emergentes despontam no mercado
A transformação digital já é uma realidade concreta no ambiente de negócios brasileiro e global. De acordo com dados da consultoria Grand View Research, por exemplo, só em 2022, mais de US$731 bilhões foram investidos ao redor do mundo na digitalização de empresas dos mais diversos setores. Movimentos como esse, por sua vez, abrem espaço para a consolidação de novas tecnologias que ganham espaço no mercado ótico.
Dentre essas tendências, podemos citar o uso de robotização para testes oftálmicos ágeis, aplicação de big data e sistemas de análises de dados para a gestão empresarial, além de inovações específicas para o varejo, certificação e melhoria da experiência dos clientes de sua ótica.
2. Personalização das jornadas de consumo
Experiência do cliente, aliás, deve ser um dos pilares do mercado ótico em 2023. Para crescer, fidelizar uma base de consumidores e conquistar novos leads, o ideal é investir em modelos personalizados de atendimento e relacionamento. Tal processo inclui até um design mais inovador para as óticas e projetos arquitetônicos que tragam mais funcionalidade para a sua ótica.
3. Inovação em modelos de negócio
Finalmente, novos modelos empresariais estão crescendo no mercado ótico e, através de startups e dos ecossistemas independentes de negócio, o setor tem vivenciado um verdadeiro ciclo de disrupção focado em trazer mais liberdade, autonomia, tecnologia e faturamento para os empreendedores, ao mesmo tempo em que eles usufruem da chancela de marcas consolidadas no mercado.
É o caso da CECOP que, além de ser a maior comunidade de óticas independentes do mundo, promove o acesso de seus associados a diferentes soluções que, sem dúvidas, irão acelerar sua jornada de crescimento–tudo isso sem que eles precisem se preocupar com taxas de royalties ou de marketing que impactam no seu bolso.
Conte com a CECOP para acompanhar as tendências mais disruptivas do segmento ótico
Em outras palavras: se você quer crescer de verdade, ter acesso a estruturas funcionais para o seu negócio por meio das Óticas ZOOM e dispor de parcerias exclusivas com algumas das principais startups do país, não deixe de conhecer os planos que a CECOP oferece para impulsionar sua trajetória empreendedora!
Acesse nosso site agora mesmo, entre em contato com um de nossos consultores e lembre-se: conosco, você estará verdadeiramente integrado com as tendências mais inovadoras do mercado ótico. O que você está esperando para escalar seu sucesso em 2023?