Dezembro chegou e com ele as tão merecidas férias. Nada melhor do que usar este período para descansar, recuperar as energias para começar o ano que está por vir com o pé direito e, é claro, se divertir!
Durante esta quarentena passamos grande parte dos nossos dias em frente às telas de aparelhos eletrônicos como computadores, smartphones e tablets, tanto para trabalhar quanto para estudar. Para os adultos, pressupomos que este é o momento perfeito para se desconectar e aproveitar, dentro do possível, a vida real, mas para as crianças não é bem assim.
Geralmente, o final do ano é a época em que elas mais jogam vídeo games, assistem televisão, utilizam o computador e o celular. Mesmo que você estipule regras e um período para que o seu filho faça todas estas atividades é preciso ficar atento a um fator importantíssimo para saúde ocular: a luz azul emitida pelos eletrônicos.
O que é a luz azul?
A luz azul é o maior componente da luz visível e está presente em inúmeros aparelhos eletrônicos, LEDs e até mesmo na radiação solar. Ela é dividida em dois tipos: a luz visível azul-turquesa e a luz visível azul-violeta. A segunda é principalmente ligada às doenças da retina, como a degeneração macular, conforme estudo publicado em 2018 pela revista científica Nature, feito por pesquisadores da Universidade de Toledo, nos Estados Unidos.
Nele, foi constatado que o espectro de luz azul-violeta é potencialmente nocivo às células fotorreceptoras da retina, podendo até mesmo desencadear cegueira. Muito embora ela seja protegida pela córnea, pelo cristalino e por outras estruturas, os raios de luz conseguem penetrar na região localizada na parte posterior do globo ocular e causar danos e lesões oculares graves. O excesso de exposição a eles potencializa estes impactos, o que acontece quando ficamos diariamente e por muito tempo diante das telas.
Entretanto, em poucas quantidades, a luz azul pode benéfica para o nosso organismo, como é o caso do tipo azul-turquesa emitida pelo sol, que previne contra a miopia, eleva o humor, contribui para a memória, para a função cognitiva e auxilia na regulação do ritmo circadiano (ciclo natural de sono/vigília), fazendo com que o nosso corpo compreenda os momentos em que precisamos dormir para descansar e a hora de despertar.
Por outro lado, a do tipo violeta, vinda dos aparelhos eletrônicos, bloqueia a produção de melatonina, o hormônio que começa a ser liberado ao entardecer e nos induz ao cansaço, afetando negativamente o sono e podendo, até mesmo, provocar insônia. Agora você entendeu o porquê de, geralmente, nas férias, o seu sono ou o sono do seu filho ficarem desregulados? Um dos motivos pode ser a utilização destes aparelhos por longos períodos.
Como a luz azul tem alta energia e um curto comprimento de onda ela se dispersa com mais facilidade do que outras luzes visíveis e não é tão simples de ser focalizada. Quando você ou uma criança olha para a tela de um computador e outros dispositivos que emitem quantidades significativas de luz azul, esse “ruído” visual sem foco diminui o contraste e pode contribuir para a fadiga ocular digital.
Dicas de como proteger a sua visão e a do seu filho
Os adultos sabem bem a hora de dar uma pausa para descansar os olhos, mas as crianças não. Algumas mudanças de hábitos podem te ajudar a controlar isso e, consequentemente, evitar os riscos que a luz azul desencadeia, entre elas estão:
- Ativar a opção “modo noturno” nos aparelhos: não basta apenas diminuir o tempo de uso, mas também, utilizá-los corretamente. Luzes em tons quentes são mais agradáveis aos olhos, além disso, diminuir a intensidade do brilho também é essencial.
- Manter as telas o mais longe possível dos olhos: a distância influencia muito, já que, quanto mais perto os aparelhos estiverem, mais facilmente os raios de luz azul penetrarão na retina. Não deixe que seu filho fique tão perto da televisão, do tablet ou celular, isso pode ser mais perigoso do que você imagina, além de ser um grande alerta para levá-lo ao oftalmologista para checar se isso pode ser ou não um indicativo da necessidade de óculos.
- Fazer intervalos e relaxar a visão: a cada 20 ou 30 minutos em frente ao monitor, televisão ou qualquer outro dispositivo, descanse 20 segundos ou mais mirando em um ponto fixo e distante no horizonte ou em um objeto entre 3 a 6 metros de você, sem forçar muito as vistas. Isso pode ser uma ótima brincadeira ao ar livre para fazer com as crianças, pois você une os exercícios oculares à diversão.
- Evitar os aparelhos eletrônicos antes de dormir: estabelecer um limite de uso, tanto para você quanto para o seu filho, é extremamente importante e saudável. Com isso, você estipula que há hora para tudo e cria uma rotina responsável. A luminosidade em excesso prejudica o sono, e noites mal dormidas favorecem o surgimento de diversos problemas de saúde.
- Se usar óculos, prefira lentes com filtro de luz azul: este tipo de lente oftálmica recebe uma camada de resina com partículas minerais que atuam como um filtro e uma barreira protetora para os seus olhos. Elas melhoram o conforto visual e a qualidade da imagem, mas vale ressaltar que não bloqueiam os raios ultravioleta (UV) emitidos pelo sol.
Confie na qualidade e tecnologia das Lentes ZOOM
A ZOOM Creative Vision é uma marca global desenvolvida em um projeto de cocriação entre nove países, exclusivamente para a maior comunidade colaborativa de óticas independes do mundo. A ZOOM oferece inúmeros diferenciais focados em rentabilidade e competitividade para a sua ótica, além da modernidade e pluralidade de tratamentos para todos os tipos de visão.
As Lentes ZOOM Active são ideais para quem utiliza frequentemente aparelhos eletrônicos e mantém um bom hábito de leitura. Elas também são recomendadas para quem já utiliza lentes multifocais, pois potencializam o campo de visão. Sua tecnologia Pixel by Pixel proporciona máximo alcance e nitidez, já o Power Adjustment contribui para uma visão otimizada sem abrir mão do conforto.
Esse é apenas um dos diversos tipos de lentes do portfólio ZOOM, além de tratamentos personalizados de acordo com as necessidades de cada cliente, diferentes desenhos digitais e um ótimo custo-benefício tanto para a sua ótica quanto para o seu consumidor.
Está esperando o que para investir em produtos do mais elevado padrão de qualidade e inovação disponíveis no mercado ótico? Acesse o site www.lenteszoom.com.br ou entre em contato conosco para saber todas as vantagens que só associados CECOP têm!
E aí, gostou desse conteúdo? Quer saber mais sobre esse e outros assuntos?
Acompanhe-nos nas redes sociais e fique por dentro de todos os nossos conteúdos.