Por Rafael Rodrigues, Country Manager da CECOP Brasil
Se você é empreendedor já há alguns anos, é bem possível que tenha se dado conta sobre as transformações no universo do marketing e nas estratégias para o bom posicionamento de uma empresa no mercado. Seja uma companhia de grande porte ou um negócio independente, o fato é que, cada vez mais, diferentes organizações ampliam seus esforços para uma comunicação eficaz através de canais digitais.
Mas não é por acaso que nada menos 94% das empresas do país – segundo dados da Pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas do Brasil – investem nesse modelo: de acordo com o Hubspot, mais de 90% dos processos de compra no ambiente de negócios contemporâneo se iniciam através de canais online, enquanto estudos recentes estimam a capacidade de assertividade na geração de retornos financeiros por meio de recursos como o e-mail marketing e as postagens nas redes sociais e blogs.
Além disso, via de regra, o custo de marketing digital é muito mais competitivo quando o comparamos com os canais de mídia tradicionais, facilitando-se assim o acesso de pequenas empresas e negócios independentes a estratégias eficientes de comunicação.
Mas, como toda fonte de oportunidades, o marketing digital traz consigo também alguns desafios. Afinal de contas, mediante o ganho de escala que o meio virtual proporciona para organizações de todos os portes, estamos falando de um ambiente extremamente competitivo e no qual, para se destacar diante de tantas outras marcas, as empresas precisam adotar estratégias inteligentes e inovadoras, sendo capazes assim de despertar a curiosidade de visitantes e engajá-los, facilitando-se assim a conversão de potenciais consumidores para clientes.
Para tanto, acredito em três pilares que, na minha visão, precisam fazer parte das ações de marketing digital de sua ótica:
- Conteúdo relevante: fugir do “feijão com arroz” do conteúdo para mídias sociais, blogs e e-mails é um passo decisivo para que sua ótica converta clientes através da relevância. Opte, nesse sentido, por abordar conteúdos sobre os quais têm pleno domínio, estude técnicas para otimizar o posicionamento de sua empresa em buscadores como o Google e faça uso sempre de fontes confiáveis de informação.
- Presença nas mídias sociais: concomitantemente, você precisa acompanhar as tendências das mídias sociais, os modelos de comunicação utilizados nas redes e, em suma, “estar onde seu cliente ou potencial cliente está”. Lembre-se que, além de um caminho eficiente para o marketing, as mídias sociais são excelentes pontes para a comunicação, suporte a clientes e até para o contorno de eventuais crises de comunicação.
- Suporte da inovação: finalmente, dispor de ferramentas de CRM que automatizam e dão mais agilidade para as rotinas do marketing é outro passo interessante e que, pode inclusive, tornar sua companhia mais eficiente do ponto de vista da redução de custos diversos, graças ao avanço da automação.
E, ao se associar à CECOP, você conta com uma ampla rede de apoio estratégico para elevar o potencial de suas ações de marketing. Visite nosso site para conhecer mais sobre os benefícios de fazer parte da maior comunidade de óticas independentes do mundo e bons negócios!
Em outras palavras: você está esperando o quê para fortalecer o posicionamento de sua ótica com ações de marketing assertivas, acesso a novas tecnologias e a uma equipe de profissionais especializados que podem contribuir de verdade com o seu crescimento?
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