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Por que digitalizar as operações da sua ótica?

A digitalização das empresas deixou de ser tendência e, atualmente, é uma realidade indispensável para que negócios de todos os segmentos operem de forma sustentável

Por Rafael Rodrigues

Para Ótica Revista

 

Não há como negar que 2020 foi um ano atípico, não somente para a vida pessoal, mas também para o ambiente corporativo. Novas estratégias tiveram de ser estruturadas para que as empresas pudessem seguir operando de forma sustentável, sem que a crise econômica tivesse impactos ainda maiores. É neste contexto que a digitalização ganhou forças e mostra-se uma das opções mais viáveis para que as companhias consigam potencializar seus negócios.

Para se ter uma ideia, segundo a pesquisa Global Digital Trust Insights Survey 2021, realizada pela consultoria PwC, a pandemia ocasionada pela Covid-19 fez com que a digitalização fosse antecipada de dois a três anos. Antes, os planos das empresas abrangiam cinco anos para que pudessem ser colocados em prática. Como resultado, foi constatado que, nos três primeiros meses da crise sanitária, a digitalização de processos foi realmente acelerada, buscando fomentar o crescimento empresarial, de acordo com 40% dos diretores entrevistados.

Para os pequenos empreendimentos, que operam de maneira independente, contar com o apoio da tecnologia é fundamental, considerando até mesmo a escalabilidade de seus negócios. Assim, pensando no varejo ótico, recursos tecnológicos nas operações devem fazer parte de qualquer planejamento. O mercado segue em uma transformação contínua e, cada vez mais, ter o apoio de soluções disruptivas potencializa os negócios. São diversas áreas que podem usufruir dos benefícios, gerando resultados, remanejando custos com inteligência, além de ganhar em eficiência, produtividade e inovação.

 

As óticas precisam estar atentas às mudanças no mercado

A alta competitividade enfrentada pelas óticas demanda modernizações constantes e, nesse sentido, a tecnologia age como uma grande aliada. Seja para facilitar as opções de pagamento, melhorar a experiência do cliente, profissionalizar a gestão das lojas ou até mesmo ofertar novas formas de realizar testes de visão, os recursos tecnológicos vêm para somar aos negócios, proporcionando uma jornada de compras cada vez melhor, mais imersiva e inovadora.

Assim, o modelo de atendimento também passa por uma grande transformação e precisa ir de encontro ao que o mercado pede. Aquele serviço 100% presencial, que espera o cliente entrar na ótica e fazer o seu pedido, está caindo no esquecimento quando feito sem nenhum suporte digital. Antes, era comum nos depararmos com óticas que faziam esse processo guiado por controles manuais, anotações em papel, mas, agora, é preciso se atentar às mudanças no mercado e reconhecer a importância de mesclar o físico com o online.

 

Phydigital deve ser implementado o quanto antes

É nesse cenário que o modelo phydigital (uma forma híbrida entre o atendimento físico com digital) ganha destaque pelos resultados alcançados. Por meio desse conceito, as óticas conseguem incorporar as estratégias feitas no online com o atendimento no espaço físico, por meio de uma convergência que é necessária, principalmente, para os consumidores. A criatividade é fundamental para que o modelo funcione, sendo que o atendimento pode começar no ambiente físico da loja – do modo que já conhecemos, altamente difundido e consolidado – e finalizar pelo digital. Existem diversas maneiras que podem ser seguidas, uma grande vantagem do phydigital.

Portanto, digitalizar operações diz respeito a muito mais do que apenas transpassar a gestão feita por meio de controles manuais para o online. É preciso ir além e entender, de fato, como as estratégias digitais podem ajudar o seu negócio. Sejam soluções voltadas às formas de pagamento, ou softwares específicos para o gerenciamento de uma ótica, a digitalização é uma realidade inadiável.

Finalizo pontuando que as óticas possuem um potencial imensurável e, com certeza, são empreendimentos que sairão ainda mais fortes da crise. Deixe de lado todos os vícios que ainda travam sua administração e voe rumo à inovação do varejo!

 

Conteúdo publicado originalmente pelo Grupo Ótica Revista.

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