Por que a transformação digital também é um assunto relevante para o mercado ótico?
Por Rafael Rodrigues, Country Manager da CECOP Brasil
Quem acompanha o mercado contemporâneo com atenção provavelmente já sabe que os investimentos em inovação não são mais uma mera questão de escolha, mas uma necessidade para acelerar processos empresariais, compreender melhor o comportamento de consumidores por meio de ferramentas analíticas e, em suma, garantir mais eficiência que, por sua vez, tende a contribuir para o crescimento de um negócio dentro de um ambiente econômico mais concorrido e também mais digitalizado.
Uma prova desse cenário envolve o fato de que os investimentos em digitalização no varejo vêm crescendo e, ainda em 2021, este avanço foi de 87%, segundo dados da SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo); ao passo que, de acordo com estimativa divulgada no evento Brasscom TecFórum, de 2021 a 2024, o Brasil deve movimentar cerca de R$ 845 bilhões no direcionamento de recursos em tecnologias relacionadas à transformação digital, mobilidade e conectividade.
Levando em conta esse contexto de verdadeira “corrida tecnológica”, é fundamental que o segmento ótico não perca o passo e se posicione como um protagonista quando o assunto é transformação digital – objetivo esse que se coloca também como indispensável para a realidade das óticas independentes do país.
Mas como ter acesso a novas tecnologias e investir em inovação de ponta considerando o orçamento mais enxuto de pequenos e médios negócios do setor? Essa é uma questão pertinente e talvez você já venha refletindo sobre isso há algum tempo, não é mesmo?
Visão estratégica e assertividade nos investimentos em inovação
A boa notícia é que, do mesmo modo que a competição tem aumentado de um modo geral no mercado, no setor de tecnologia não é diferente. E isso significa uma oferta muito ampla de soluções – muitas delas de baixo custo ou mesmo gratuitas – e que são capazes de melhorar uma série de rotinas na sua empresa a partir de investimentos que cabem no seu bolso.
Nesse sentido, o mais importante para o planejamento da transformação digital de pequenos e médios negócios é o estudo de ferramentas que atendam as demandas de gestão da sua ótica e uma visão assertiva e estratégica do empreendedor tanto no sentido de aplicar (realmente) as novas tecnologias no seu dia a dia; quanto no alcance de um ponto de equilíbrio entre investimentos X saúde financeira.
Nesse cálculo, não deixe de considerar também a necessidade de treinar seus colaboradores sobre as novas tecnologias que estão sendo implementadas na sua ótica e o fato de que investimento não é desperdício, mas algo que pode gerar retornos em termos de eficiência, expansão de uma base de clientes e faturamento – mas isso, nunca é demais reforçar, só irá ocorrer se você realmente se planejar e testar soluções que podem ser úteis de fato para o seu negócio.
Conte com a CECOP na sua jornada de transformação digital
Para os associados do ecossistema de óticas independentes CECOP, o caminho da digitalização é muito mais acelerado, uma vez que todos os negócios que fazem parte da nossa comunidade têm acesso a ferramentas inovadoras desenvolvidas por startups; podem adquirir armações e as últimas tendências em lentes oftálmicas de alguns dos maiores fornecedores de produtos óticos do mundo; e contam ainda com cursos, mentorias e suporte para o direcionamento de seus processos de inovação.
Navegue em nosso site, conheça nossos planos e não fique para trás na corrida tecnológica que não é mais uma tendência, mas uma realidade também do varejo.