A neuroarquitetura é a aposta para a ambientação das Óticas ZOOM, trazendo um maior conforto e bem-estar para os clientes
Pensando em promover saúde, bem-estar físico e psicológico para seus clientes, as Óticas ZOOM, bandeira criada para os negócios independentes, comunicam o investimento em técnicas de neuroarquitetura e marketing sensorial para criar o conceito estratégico das lojas, com todo o respaldo da CECOP, maior comunidade de óticas independentes do mundo. Dessa forma, os clientes passam a ter uma experiência ainda melhor durante suas compras.
Jandyra Zanella, arquiteta responsável pelo projeto, comenta como se deu este processo de criação. “A ideia era criar algo com que os clientes se sentissem importantes e bem tratados, não queríamos algo bonito e sem sucesso. Por isso, o bem-estar do cliente é primordial para o conceito das Óticas ZOOM”, afirma. A arquiteta prossegue explicando que “com a ideia de criar uma experiência única, fizemos muita pesquisa, colhemos muitas informações. Tudo foi escolhido com muito planejamento: os revestimentos das paredes, tipo de piso, alturas adequadas, utilização de texturas, para conquistar um aconchego no espaço. Inclusive, avaliamos a questão da playlist utilizada pelas lojas, que busca atingir o maior número de pessoas possíveis no público, sem setorizar”.
Além disso, Jandyra conta que todo o ambiente foi pensado para que os clientes desenvolvessem memórias afetivas. Neste sentido, as técnicas utilizadas são das áreas da neurociência, ciência cognitiva, psicologia, arquitetura e urbanismo. A ideia é trabalhar a parte visual e sensorial, como a cor laranja, por exemplo, que transmite entusiasmo e aconchego, bem como o cinza, que traz um ar de sofisticação e elegância ao ambiente, e a cor azul, presente no logotipo da ZOOM, que transmite serenidade, tranquilidade e traz a sensação de segurança em um ambiente. O tipo de iluminação foi outra técnica utilizada, para valorizar os produtos comercializados.
As Óticas ZOOM também trazem ações pensadas na ergonomia, com a altura em que os produtos são expostos nas prateleiras. A ideia é que tudo fique nivelado com o olhar do cliente para melhor visualização, além de uma comunicação clara e objetiva com a utilização de imagens grandes e nítidas para fácil identificação de cada setor. “Disponibilizamos um ambiente onde os clientes possam tocar e visualizar todos os produtos, um ambiente amplo no qual os clientes ficam livres para se aventurar e testar todas as armações que quiser. A ideia é investir em fidelização e fazer com que os clientes tenham um maior conforto e uma ótima experiencia de compra”, ressalta Jandyra.
De acordo com Rafael Rodrigues, Country Manager da CECOP Brasil, o conceito por trás das Óticas ZOOM é um grande diferencial neste setor, sendo que todos os itens que compõem as lojas foram pensados previamente e inseridos somente depois de muito estudo. “Este é um projeto muito bacana para o ótico independente, em que conseguimos levar insumos suficientes para o empreendedor que está buscando um negócio para investir ou que já é dessa área, mas busca novos investimentos. Neste projeto, destinamos esforços para pesquisa e desenvolvimento, trazendo referências de modelos em outros setores que fazem sucesso”, finaliza.
Fonte: Opticanet