Óticas ZOOM e a personalização da experiência para atrair e fidelizar clientes
Por Rafael Rodrigues, Country Manager da CECOP Brasil
A busca pela personalização das jornadas de compra é um dos grandes paradigmas do varejo contemporâneo e não é por acaso: de acordo com dados compilados em reportagem da Forbes, nada menos que 80% dos consumidores apontam que se sentem mais inclinados a comprar de marcas que investem na customização das experiências de seus clientes.
Nessa mesma linha, uma pesquisa da Reclame AQUI indicou que 51% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por boas experiências no relacionamento com uma empresa.
Em outras palavras: colocar o cliente no centro das estratégias de um negócio e investir em processos que o façam se sentir valorizado, encantado e disposto a se manter fiel a uma marca ou empresa não é apenas desejável, mas um verdadeiro trunfo competitivo dentro de um mercado em que a oferta de produtos e serviços não para de crescer.
Quando pensamos na realidade do segmento ótico, há diferentes caminhos que podem aproximar clientes e empresas a partir da personalização:
- Vendas consultivas nas quais os consumidores são, de fato, ouvidos e suas necessidades (tanto de saúde visual quanto de interesses estéticos) são levadas em conta para que os vendedores possam apoiá-los com orientações especializadas a escolher armações e lentes que atendam seus anseios;
- Óticas que adotam conceitos de self-service também são uma excelente opção, pois estimulam a autonomia do cliente e dão espaço para que ele possa experimentar diferentes produtos no seu tempo;
- Projetos arquitetônicos inovadores, conectados com as últimas tendências em experiência do cliente, se colocam como uma alternativa para óticas que desejam assumir um posicionamento mais moderno e arrojado.
Além disso, é fundamental que os empreendedores invistam na diversidade de seu portfólio de produtos de acordo com o perfil de seus públicos e, ao mesmo tempo, disponham de marcas de qualidade integradas a uma rede logística eficiente capaz de facilitar, por exemplo, a velocidade em entregas para compras no varejo digital.
Foi pensando em pilares estratégicos como esses, que a CECOP lançou no mercado as Óticas ZOOM, a escolha certa para quem deseja investir no mercado ótico, tendo o suporte da maior comunidade de óticas independentes do mundo e a bandeira de uma marca reconhecida internacionalmente que, só no Brasil, auxilia nossas óticas associadas a gerarem, aproximadamente R$ 1 bilhão em vendas de produtos óticos.
Nas Óticas ZOOM, você ainda poderá contar com descontos na aquisição de lentes e armações, estratégias para aumento de markup, projetos que se adaptam a diferentes modelos de negócio do mercado ótico e acesso a produtos, serviços e tecnologias inovadoras para elevar o patamar de digitalização da sua empresa.
Assim, será possível personalizar a experiência de seus clientes, desenhar promoções customizadas para aumentar o giro de estoque e impulsionar a eficiência de suas equipes com apoio da inovação e de um atendimento dedicado da CECOP para que você possa, concomitantemente, superar desafios e identificar oportunidades de expansão no mercado ótico.
E tudo isso com independência de verdade e sem o modelo engessado das franquias! Se você deseja conhecer mais sobre os benefícios que esse projeto pode oferecer, te convido a acessar o site.
Aproveite também para baixar o mais novo e-book da CECOP e entender como as comunidades óticas são a alternativa perfeita ao franchising.
Dê esse passo em prol do seu sucesso, invista nas Óticas ZOOM e venha fazer parte do ecossistema que está revolucionando o mercado ótico!