Os quatro Ps da ótica

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O marketing é fundamental para os mais diversos segmentos mercadológicos. Indo além de estratégias de comunicação, essa área também é responsável por abranger estratégias de vendas e jornada do cliente. Nesse sentido, o conceito de Mix de Marketing atua como grande aliado das óticas que desejam potencializar seus negócios, uma vez que envolve a união entre Produto, Preço, Praça e Promoção.

Também conhecido como “4Ps do marketing”, este conceito passou a ser adotado de forma mais frequente após a disseminação realizada pelo professor e estudioso Philip Kotler.  Nele, os pilares básicos para que qualquer estratégia de marketing funcione envolvem:

  • Produto: aquilo que é ofertado ao cliente final, podendo ser, de fato, um produto físico ou até mesmo um serviço. Envolve o valor agregado que a empresa proporciona.
  • Preço: a precificação e investimento relacionado ao seu produto. É importante ter em mente que esse pilar influencia diretamente na opinião que os consumidores formam sobre a empresa. O preço deve ser lucrativo, mas, ao mesmo tempo, em harmonia com o mercado.
  • Praça: definida pelos meios de distribuição e venda do produto, deve-se levar em conta a estratégia necessária tanto em canais digitais quanto em espaços físicos. Para tanto, é fundamental entender o perfil do cliente e onde a aquisição do produto costuma ser feita.
  • Promoção: campanhas, divulgações e demais ações são utilizadas para promover o produto, ou seja, esse pilar envolve a propagação da oferta central pelo mercado. No caso das óticas, a promoção em redes sociais e em veículos locais pode ser ideal.

Definindo a melhor praça

Tendo em vista os 4Ps de marketing e sua aplicação nos negócios, a escolha da praça acaba sendo um desafio para as óticas independentes que buscam o melhor espaço para funcionamento. Dessa forma, a presença no ambiente digital pode ser simplificada principalmente quando há o apoio de parceiros que indicam os caminhos ideais – é possível realizar as vendas até mesmo pelas redes sociais, quando a comunicação com o cliente é feita da forma mais assertiva possível.

Por outro lado, pensar na localização do estabelecimento, no começo, gera incertezas, já que é uma decisão complexa a ser tomada. Há diversos fatores que devem ser levados em consideração, sendo que a criação da persona da ótica direcionará o caminho certo; conhecendo o perfil do comprador, é possível elucidar questões relacionadas ao ponto de venda ideal.

Logo, algumas perguntas ajudam nessa definição:

Concorrência
  • Os concorrentes da ótica estão localizados na mesma região?
  • Quem são esses concorrentes?
  • Quais são os diferenciais competitivos deles?
Acessibilidade
  • O local escolhido é acessível para o consumidor?
  • Existe algum estacionamento próximo ou estações de transporte que facilitam o acesso do cliente?
  • De que forma o comprador poderá chegar na ótica?
Venda por impulso
  • Se o comprador passar em frente ao estabelecimento, ele se interessará no produto?
  • Existe a possibilidade de o cliente conhecer mais por meio de vitrines?
  • Como a localização estimula a compra por impulso?
Fluxo de pessoas
  • As pessoas costumam caminhar próximo ao ponto de vendas escolhido?
  • Quantos pedestres caminham em frente ao estabelecimento todos os dias?
  • Existe um fluxo grande de pessoas?
Longevidade
  • Os imóveis da região estão em bom estado?
  • Há quanto tempo o espaço físico foi construído?
  • Qual será o investimento necessário em reformas estruturais?

Crescimento da ótica e pontos de atenção

Tenha em mente que adversidades podem aparecer com o tempo. Muitas vezes, o local escolhido parece o ideal em um primeiro momento e, com os anos, deixa de atender as necessidades centrais. Sendo assim, há situações que devem ser evitadas, para que não haja o arrependimento com a escolha da praça. Por isso, esteja sempre atento:

  • Segurança na região: espaços que não demonstram ser confiáveis afastam o público e impedem o sucesso do estabelecimento. Às vezes, a região pode até ser bem monitorada, mas algumas características fazem com que o consumidor não se sinta confortável, como, por exemplo, locais com baixa iluminação e isolados;
  • Conheça sua cidade: nem sempre o centro comercial é o que mais necessita de pontos de vendas diversos. Por isso, ao analisar cautelosamente cada espaço, outras praças podem aparecer, de acordo com a demanda do público de determinada região;
  • Estude a legislação: estar em dia com a lei e saber pontos principais não é uma tarefa fácil, porém é necessária. O empreendedor que mitiga riscos consegue alavancar sua competitividade dentro dos regulamentos previstos e estar antenado em questões normativas que são deixadas de lado;
  • Não fique escondido: no geral, estabelecimentos que ficam localizados em frente a locais com multidão, como pontos de ônibus, tendem a não chamar atenção do público. O mesmo vale para as óticas. Analise se a parte externa está comprometida com aglomerações ou materiais que comprometam a visão das pessoas.

Após realizar o levantamento das principais informações para que seu empreendimento se mantenha sustentável logo no início, busque profissionalizar sua gestão. Para que isso aconteça, ter a parceria de empresas especializadas no ramo ótico ajuda na tomada de decisões estratégicas, além de facilitar o acesso às ferramentas disponibilizadas pelo mercado que permitem que o crescimento dos negócios aconteça.

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